Configurando uma OpenVPN com o BRMA

Esse artigo descreve o procedimento para levantar uma OpenVPN no sistema BRMA, o qual acredito que muitas empresas utilizam. Aqui usamos nossos notebooks para conectar com a rede local.

[ Hits: 27.521 ]

Por: Breny Ricardo Martins Coelho em 25/07/2008


Procedimento a ser realizado pelo usuário remoto



1. Necessário realizar o download do client-brma (o mesmo que é utilizado internamente na rede da empresa) e o segundo software é o client-brma-vpn, esse software que se conectará ao servidor de vpn. Ambos podem ser baixados de dentro da interface gráfica de administração, na tela "Utils - Clientes e RMON". Infelizmente o software cliente vpn não possui uma versão para o Linux.

2. Após o término do download, realize a instalação do brma-cliente e, no menu de configurações, coloque o IP do servidor de destino. Após configurar, realizar a conexão no servidor (procedimento necessário), pois ele está se orientando pelos usuários que ele contém internamente e a única maneira dele saber é você realizando esse processo de identificação. Os certificados de segurança foram gerados com base nas informações internas dos funcionários;

3. Após realizar a instalação do software acima, será necessário realizar a instalação do brma-cliente-vpn. Para isso será necessário criar um perfil do usuário com o mesmo nome do usuário existente no servidor e colocar o endereço válido "Endereço de Internet" do servidor de VPN destino. Deste modo o cliente saberá onde deve apontar a conexão e de onde deve baixar a chave de criptografia para o usuário do perfil que está sendo criado.

Após realizar esse procedimento, nessa mesma tela será necessário realizar o download dos certificados e salvar essas configurações.

4. A configuração do software cliente são essas. Quando você for utilizá-lo para realizar a conexão, pedirá a senha que deve ser a mesma utilizada no servidor, quando o usuário utiliza na rede local da empresa.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Passos necessários e a configuração
   2. Criando as regras gerais de firewall
   3. Procedimento a ser realizado pelo usuário remoto
Outros artigos deste autor

Instalando Oracle 10G

OpenLDAP e Samba (redundância)

Implementando um servidor de domínio

Criando disquetes de inicialização

Criando um banco de dados para obter ajuda do sistema

Leitura recomendada

Instalação do Ventoy, programa para criar pendrives inicializáveis

Montando um servidor X com o Linux

Aprendendo a utilizar o Window Maker

Disponibilidade em VOIP (VOIP WIFI POE)

Baixando arquivos do Megaupload e Rapidshare pelo terminal

  
Comentários
[1] Comentário enviado por genixsky em 25/07/2008 - 20:22h

Boa noite pessoal.

Estou escrevendo isso aqui, pois gostaria de saber se alguem conhece um pouco de postgre, pois estou criando um outro script sobre o BRMA que realiza a restauração do BRMA principal que possuo na rede para um outro equipamento e fique sincronizando pegando os backups e restaurando.
Mas estou com um pouco de dificuldade e falta de tempo para ter que aprender o postgre, fazendo com que o mesmo pegue os arquivos .dump que possuo do BRMA e restaure o mesmo no postgre do secundário.
A minha idéia e criar um servidor redundante, a BR Connection possui uma ferramenta que faz isso, e eles chamam a mesma de cluster, mas to a fim de fazer uma igual, no momento eu já criei os procedimentos que checam as interfaces e levanta o equipamento secundário na rede, sem que o mesmo cause conflito com o principal, o meu grande problema esta sendo em lidar com o postgree.
Se alguem quiser me ajudar nessa nova jornada, eu agradeço bastante, depois de testado e validado, colocamos o script para todos.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts