Qualquer local de trabalho, por mais simples que seja, não prescinde dos recursos de uma planilha. Embora muito conhecida, não é tão utilizada quanto um bom editor de texto, talvez por fazer-se uso de funções. Com este tutorial vamos conhecer sua estrutura e nos familiarizar com seu manuseio.
Se você clicar com o botão direito do mouse sobre uma coluna, uma linha ou uma célula, verá um menu que permitirá editá-os:
Pondo a seta do mouse sobre a linha divisória de duas colunas, ela assume a forma bidirecional e com isso pode-se aumentar/reduzir sua largura pelo arrasto daquele dispositivo. O mesmo procedimento pode ser adotado com a linha:
No canto inferior esquerdo você encontra os nomes "planilha 1", "planilha 2" e "planilha 3". Clicando sobre cada um com o mesmo botão direito do mouse aparece o seguinte menu:
Para navegar na planilha, você pode usar as barras de rolagem e também os botões mostrados abaixo:
Você pode adicionar/remover células, linhas e colunas mediante o mesmíssemo botão direito mas não mostraremos aqui já que não é possível visualizar o procedimento. Futuramente faremos isso.
[2] Comentário enviado por removido em 23/10/2005 - 00:39h
como uso o KDE, baixei o módulo "gtk styles and fonts" para o mandrake - para se integrar ao kcontrol - de modo que todo programa que usa a gtk fica com seu jeitão de gtk mesmo no ambiente KDE.
Mas não me lembro qual o nome do programa pois ele estava no meus favoritos antes dopau que deunosite... agora, não me lembro quem era dono original da dica...
[5] Comentário enviado por ric.araujo em 24/10/2005 - 09:14h
Bom artigo, mostra tb o quanto é fácil trabalhar com openoffice.
Só não entendi o "não prescinde" no comentário do título, não deveria ser
"Qualquer local de trabalho, por mais simples que seja, prescinde dos recursos de uma planilha. Embora muito conhecida..."
[6] Comentário enviado por removido em 24/10/2005 - 13:35h
Desculpe-me, ric.araújo, mas estes erros acontecem. Faço uma revisão cuidadosa - dentro dos meus humildes conhecimentos - mas realmente não percebi a falha.
Anotamos para não repetirmos na próxima!!!
;-))