Qualquer local de trabalho, por mais simples que seja, não prescinde dos recursos de uma planilha. Embora muito conhecida, não é tão utilizada quanto um bom editor de texto, talvez por fazer-se uso de funções. Com este tutorial vamos conhecer sua estrutura e nos familiarizar com seu manuseio.
Selecionemos Ctrl+linhas 7:8 e cliquemos no botão respectivo:
Selecionemos Ctrl+colunas B:C e cliquemos no botão respectivo:
Viram o resultado que obtivemos???
No caso da mescla das linhas, a linha nova passa a ser denominada de A7; já no caso das colunas, a nova passa a denominar-se B1.
Faça outras combinações na sua oocalc (scalc) e observe bem esta peculiaridade. Quando formos trabalhar com funções, elas serão muito úteis.
Fim
Aqui aprendemos o básico sobre formatação de planilha. Há muito material para trabalho e gostaria que treinassem bem e com calma.
Um grande abraço à todos e até o próximo tutorial sobre planilhas no OpenOffice.
;-))
[2] Comentário enviado por removido em 23/10/2005 - 00:39h
como uso o KDE, baixei o módulo "gtk styles and fonts" para o mandrake - para se integrar ao kcontrol - de modo que todo programa que usa a gtk fica com seu jeitão de gtk mesmo no ambiente KDE.
Mas não me lembro qual o nome do programa pois ele estava no meus favoritos antes dopau que deunosite... agora, não me lembro quem era dono original da dica...
[5] Comentário enviado por ric.araujo em 24/10/2005 - 09:14h
Bom artigo, mostra tb o quanto é fácil trabalhar com openoffice.
Só não entendi o "não prescinde" no comentário do título, não deveria ser
"Qualquer local de trabalho, por mais simples que seja, prescinde dos recursos de uma planilha. Embora muito conhecida..."
[6] Comentário enviado por removido em 24/10/2005 - 13:35h
Desculpe-me, ric.araújo, mas estes erros acontecem. Faço uma revisão cuidadosa - dentro dos meus humildes conhecimentos - mas realmente não percebi a falha.
Anotamos para não repetirmos na próxima!!!
;-))