Conio.h para Linux
Pessoal estou disponibilizando pra todos a conio.h para Linux, baseada na biblioteca ncurses. Ela possui algumas das principais funções da conio.h do DOS/Windows. Confiram.
Parte 2: Como funciona
A conio.h, como eu disse, é uma ncurses "disfarçada", portanto, você terá
que instalar a biblioteca ncurses. Existem diversos artigos neste site que falam
dos poderes dessa biblioteca. Dê uma olhada.
Para utilizar a conio.h, copie o código da página anterior e salve em /usr/include/conio.h.
Para que as funções da conio funcionem, você deve incluir no início de seu código C:
Para utilizar a conio.h, copie o código da página anterior e salve em /usr/include/conio.h.
Para que as funções da conio funcionem, você deve incluir no início de seu código C:
initconio();
e no fim do código:
endconio(); //Não se esqueça de colocar essa linha, senão seu shell vai ficar meu esquisito quando sair do seu programa!
Na hora de compilar seu programa, você deve especificar a biblioteca ncurses, exemplo:
# gcc meuprog.c -o ~/bin/meuprog -lncurses
Detalhe importante: Algumas funções da biblioteca stdio.h não irão funcionar com a conio.h, é o caso de printf() e scanf(), por exemplo. Para contornar o problema, você pode utilizar as funções printw() e scanw() da ncurses, que dá no mesmo!
Gente é isso aí!
Falou
Uma dica: você podia enviar seu código-fonte como script para o site também, assim facilita o processo de download, pois ao invés de copiar e colar o cara já teria um botãozinho "Download" linkado com esse artigo.