Neste artigo abordo de forma objetiva e rápida como configurar dispositivos RAID no Linux, especificamente no Linux Ubuntu 8.10 Server. O RAID é uma tecnologia bastante utilizada para agrupamento e redundância de discos, ajudando de forma efetiva a proteger o sistema de possíveis falhas.
Os dispositivos RAID, quando perfeitamente configurados, tendem a nos proporcionar um aumento efetivo na confiabilidade dos nossos dados dentro do sistema. Estes dados, que geralmente são de suma importância, tanto para uma empresa como para utilização pessoal, não devem ser pedidos ou danificados por eventuais falhas nos discos.
Por isso a técnica nos disponibiliza de forma eficiente, a opção de minimizarmos os riscos que nosso sistema corre durante sua vida útil, fazendo isso basicamente através da redundância.
Os vários níveis de RAID existentes possibilitam escolher qual tipo de implementação nos dará a satisfação de nossas necessidades.
O artigo tentou abranger especificamente o RAID1, justamente pela sua simplicidade de implementação e configuração. Após todo o processo de configuração e instalação dos dispositivos, espero que tenhamos conseguido absolver um pouco mais de informação a respeito dessa técnica e que possamos implantá-la sem mistério em algum sistema de produção.
Referências:
Aulas do Professor Alberto Viegas / CST Faculdade Maurício de Nassau
[1] Comentário enviado por doldan em 06/05/2009 - 15:01h
Grande Artigo, ja havia tentado fazer RAID 1 mas sempre me dava que não havia uma partição / para instalar o sistema, com o teu artigo vi onde estava meu erro.
Só ficou uma questão a qual terei que pesquisar, pois ja havia desistido do raid estou usando atualmente a copia completa do hd como forma de backup, o sistema se mantem atualizado automaticamente após a instalação, ou é necessário realizar ou agendar algum comando no cron para que o raid faça o seu trabalho?
Se você puder me esclarecer isso, fico grato, no entanto vou estar pesquisando para descobrir.
Parabéns, grande artigo.
[2] Comentário enviado por thiago paeta em 22/05/2009 - 20:18h
Legal o artigo, estava precisando de uma iédia e consegui não com o Ubuntu Server mas com o querido Debian 4. Funcionou perfeito e economizamos com a compra da placa controladora que já estava na lista de compra da empresa.
[3] Comentário enviado por manchatnt em 17/06/2009 - 16:40h
Pergunta:
Como é possível fazer raid1 depois de instalado o sistema?
Imaginemos que o raid foi instalado como descrito no artigo e um dos Hds deu pau, já substituímos este defeituoso e precisamos restaurar o Raid e resincronizá-los. Exemplo com duas partições (/ e /home), além do SWAP
Alguém poderia dar esta dica?
[7] Comentário enviado por joserf em 30/08/2010 - 17:03h
olá amigo otimo artigo funcionou perfeitamente aqui no meu ubuntu 8.04 server, porem quando eu tiro um disco simulando um problema a maquina nao inicia só fica na parte de Loading please wait.... e nao sai disso, sabe algo que posso fazer para resolver isso. abraço
[8] Comentário enviado por edikoston em 15/12/2011 - 17:32h
Parabéns
Mas eu gostaria de saber o seguinte..para testar criei um arquivo de texto chamado de teste.txt ate ai tudo bem o arquivo foi replicado com sucesso, depois simulei a perda de um hd. agora o preciso montar um novo hd e copiar os dados alterado pelo hd bom para o novo,,,, e agora como eu faço isso???
[9] Comentário enviado por edikoston em 21/12/2011 - 17:54h
Parabéns
Mas eu gostaria de saber o seguinte..para testar criei um arquivo de texto chamado de teste.txt ate ai tudo bem o arquivo foi replicado com sucesso, depois simulei a perda de um hd. agora o preciso montar um novo hd e copiar os dados alterado pelo hd bom para o novo,,,, e agora como eu faço isso???
[10] Comentário enviado por marcelo.castro.l em 21/05/2012 - 16:37h
Boa tarde. Há um bom tempo venho lutando com o Raid 1 no Debian em um servidor onde trabalho. O que acontece é o seguinte: crio o raid 1 conforme ensinado acima, retiro um dos hds para fazer teste e o sistema starta normal. Minha dúvida é se o raid 1 via software sincroniza o sistema automaticamente, pois ao colocar os dois hds novamente e executar o comando:
~#cat /proc/mdstat aparece
blocks super 1.2 [2/1] [_U]
quando crio fica:
~#cat /proc/mdstat aparece
blocks super 1.2 [2/1] [UU]
Como fazer que ao tirar um hd ou trocar um deles, o sistema sincronize sozinho, ou isso não é possível e sempre terei que editar usando o mdadm: