O webalizer é uma ferramenta analisadora de logs, ele foi escrito em C e gera relatórios gráficos em HTML com estatísticas de utilização de vários programas, como por exemplo, Apache, Squid, wu-ftp entre outros. Nesse artigo veremos como instalar e configurar detalhadamente esse pacote.
Nesta parte mostrarei como configurar o webalizer para ser utilizado com o Squid e mais abaixo mostrarei como esses mesmos conceitos poderão ser aplicados em outros tipos de log, como por exemplo o Apache.
Existe um modelo (template) de configuração do webalizer que pode ser baixado no seguinte endereço:
De posse deste modelo é possível configurar o webalizer de acordo com suas necessidades. Utilizarei este mesmo modelo para explicar os parâmetros que considero básicos para o funcionamento do webalizer.
Segue abaixo a lista dos parâmetros básicos para configuração, para facilitar tenha em mãos o modelo de configuração mencionado neste artigo:
LogFile: é o caminho físico do arquivo de log a ser analisado. No modelo o caminho aponta para o que aparentemente seja o log do apache. No nosso caso deverá apontá-lo para o log do squid. Um exemplo seria:
LogFile /var/log/squid.log
LogType: é o tipo de log que ser processado. Os valores possíveis são: clf, ftp ou squid. No nosso caso, que estamos configurando o squid, o valor será:
LogType squid
OutputDir: são onde os relatórios gerados pelo webalizer são colocados. Eu costumo criar uma pasta no /var com permissão de escrita para o root e permissão de leitura para todos, mas um chmod 777 resolve o problema.
Incremental: faz com que o webalizer efetue uma análise incremental do arquivo de log. Sempre que a opção incremental estiver como yes o webalizer não lerá todo o arquivo log e sim a partir da última leitura feita. Isto é bom quando se tem arquivos log muito grandes e que são "rodados" mais de uma vez por mês.
Um exemplo seria:
Incremental yes
As configurações básicas estão especificadas, ou seja, modificando estas configurações já será possível fazer com que seu webalizer funcione.
[2] Comentário enviado por fabio em 20/11/2004 - 18:29h
Wanderson é meu primo de 1o. grau, filho do irmão da minha mãe. Por falar em primo, foi ele quem me ensinou a mexer com computador. Se não tivesse ele na família era bem capaz deu ser dentista hoje em dia :)
[3] Comentário enviado por wberbert em 20/11/2004 - 21:47h
Fiquei até emocionado agora :').
Bom brincadeiras a parte.. pra falar a verdade ele tavlez hoje faria parte do exército :D.. Não é a toa que ele era conhecido pela galera pelo apelido de "Soldier".
Hiii... te dedurei...bom mas agora já é tarde. :)
T+
[5] Comentário enviado por kovas em 18/11/2005 - 00:00h
ola amigo .. eu usei sua conf do webalizer para o apche mais estou com dificuldades para conseguir fazer funcionar .. me diga uma coisa .. como q eu inicio ele e onde eu consigo visualizar os logs?
[6] Comentário enviado por wberbert em 18/11/2005 - 08:36h
Os logs são colocados na pasta onde o parametro
OutputDir /var/webalizer/apache
aponta.
Vc vai iniciá-lo atraves do cron... na verdade o webalizer não é um daemon e sim o programa que vai rodar de tempos em tempos coletando informações e isso é definido no cron.
Os arquivos gerados por ele podem ser abertos diretamente se vc tiver acesso a pasta da máquna local ou através de um aliases configurado no apache.
[13] Comentário enviado por insanitysnake em 25/10/2014 - 19:44h
Excelente artigo, muito bom!
Consegui instalar e rodar perfeitamente...
Só na primeira parte onde foi preciso baixar e instalar o libgd-2.1.0 ele não foi muito claro quanto a instalação dele, acabei conseguindo instalar seguindo o mesmo modo de instalação do Webalizer... (para leigos em linux como eu, foi um desafio, depois pensei que foi ridículo de tão fácil...kkkkkkkkkkk)