Este artigo tem como objetivo apresentar o Cygwin, um programa para Windows que nos proporciona vários recursos do nosso bom e querido Linux, tais como bash, sed, X, entre outros. Uma alternativa para quem quer estudar e/ou usar Linux em uma máquina com Windows onde não se pode ter dual boot e não se tenha uma live distro à disposição.
Há várias particularidades do Cygwin, como por exemplo, no
Linux para acessar os arquivos do Windows é preciso montar
a unidade do Windows, CDROM e etc geralmente no /mnt, no Cygwin
é preciso somente acessar o diretório /cygdrive e ter acesso ao
arquivos do Windows.
Rodando o WindowMaker
Basta criar o arquivo .xinitrc (se já existir apague-o) no
seu $HOME e torná-lo executável. Exemplo:
$ echo wmaker >> ~/.xinitrc
$ chmod +x ~/.xinitrc
Só é preciso fazer isso uma vez. Para chamar a interface gráfica,
basta usar o mesmo comando do Linux:
$ startx
Se não der certo com o startx, tente:
$ xinit
Os comandos podem ser digitados em letra maiúscula.
O mount do Cygwin é usado para mapear drives e
compartilhamentos de rede em diretórios normais. Diferente
do mount do Linux, o ponto de montagem não precisa existir. E
o mapeamento é definitivo, permanecendo mesmo quando reiniciar
a máquina. Se não quiser mais um mapeamento, use o umount
para cancelar. Exemplo:
[1] Comentário enviado por cvs em 26/01/2005 - 09:06h
Legal, creio que é possivel aprende APENAS algumas coisas, mas como eu nunca mexi e provavelmente eu nunca irei mexer com esse cygwin, posso estar enganado... mas é possivel instalar e manter funcional softs como apache, mysql, alguma servidor de e-mail, samba?
[3] Comentário enviado por lordello em 26/01/2005 - 10:06h
Ae cara, só uma coisa. O título está errado!
Como todos sabem "Linux" é o kernel que usamos para dar boot na máquina. Todo e qualquer software carregado a partir do "init" da distribuição não é Linux, e sim GNU, por isso o termo GNU/Linux é adequado. O cygwin é muito legal, mas ele NÃO É LINUX, ele é GNU, ou seja, ferramentas GNU dentro do Windows, como bash, sed, grep, tar, bzip2, wget, ftp, gcc, glibc etc...
Amiguinho CVS, é possível compilar novos programas sim, para isso é necessário instalar o gcc, glibc etc... calro, a grande maiorias dos programas foram feitos para compilar no gcc do UNIX, por isso muitos programas dão problema quando compilados no gcc do cygwin, então não é uma tarefa fácil.
O artigo está muito bom cara, você só errou no título.
[5] Comentário enviado por wronieri em 26/01/2005 - 12:41h
Bom pessoal vamos lá CVS como já escrito tem como compilar sim tem instalado nele gcc etc e tal, inclusive o cygwin é muito usado para rodar o postgresql no windows mas agora pelo que vi na versão 8 já existirá a versão p/ windows .
Agradeço a todos por críticas e sugestões.
valeu.
[10] Comentário enviado por lordello em 27/01/2005 - 18:01h
Como eu disse, o artigo está muito bom.
y2h4ck, não confunda o "layer" do cygwin com o "kernel Linux", esse "layer" faz uma tradução das chamadas do windows para o shell UNIX. Ele funciona semelhante ao que o wine faz com os programas do windows dentro do Linux. Você até pode conseguir baixar o código fonte do Linux, descompactar dentro do cygwin e compilar (nunca fiz isso, mas...), agora isso não quer dizer que você vai rodar o Linux dentro do windows, isso é impossível, LINUX NÃO É UM PROGRAMA!
Muitos aplicativos já são distribuídos com o Cygwin, é só usar o setup.exe e procurar. Outros aplicativos são disponibilizados por amantes do cygwin, como por exemplo o Gnome, mas nem tudo são flores, como disse o gcc do cygwin costuma dar muitos problemas, para se ter uma idéia, esse projeto CyGnome parou no Gnome 1.4, quem hoje vai usar isso???
O cygwin é uma ferramenta muito boa, com o X puro é possível efetuar conexões remotas do windows pro XFree/Xorg no Linux, deixando o VNC sem utilidade, já que esse processo é mais rápido e economiza sua rede. É possível rodar servidores em modo texto, e claro, o shell (bash) é a melhor coisa que tem, você nunca mais vai usar o, argh... Command.com do windows!!
Para aplicativos que já possuem uma versão para windows nativa, é perda de tempo usar o cygwin...
Mais uma vez... bom artigo cara, continue assim....
[16] Comentário enviado por rfrias em 22/08/2006 - 15:09h
ola estou precisando de uma ajuda. tenho duas maquinas linux e uma windows, através de uma maquina linux quero pegar um arquivo em uma maquina windows e executar em uma windows e ter o resultado na minha estação "Linux" a qual eu estou logado. vc sabe se consigo através do cygwin? ou teria outra idéia para me ajudar
[17] Comentário enviado por micnobre em 05/09/2006 - 19:23h
Eu instalei o Cygwin para acessar uma maquina linox, porem eu nao consigo selecionar algo num programa editor (por exemplo) e colar com o botao da direita dentro da janela de comando, por quê????
[19] Comentário enviado por fwc1975 em 24/11/2006 - 10:48h
Pessoal preciso estrair dados do programa do ITR com o Cygwin já foi feito antes por outras pessoas mas agora estou com um grande problema aqui.....
agradeço se alguem responder urgente
Valeu abraços
[20] Comentário enviado por lucimary sena em 19/09/2007 - 19:34h
Olá Pessoal
instalei o Cygwin e quando clico no icone na area de trabalho aparece o cmd pedindo para mim colocar um comando , e agora o que faço? eu pensei que era só instalar e estaria pronto para usar
foi isso que entendi no tutorial, voçês me ajudam porfavor?
Desde já agradeço
Abraços