Este artigo tem como objetivo apresentar o Cygwin, um programa para Windows que nos proporciona vários recursos do nosso bom e querido Linux, tais como bash, sed, X, entre outros. Uma alternativa para quem quer estudar e/ou usar Linux em uma máquina com Windows onde não se pode ter dual boot e não se tenha uma live distro à disposição.
Antes de explicar como este "milagre" do Linux rodar no
Windows, vamos ver um pouco da história do Cygwin, que
originalmente era desenvolvida pela Cygnus Solutions, que
depois foi comprada pela Red Hat.
O Cygwin é uma DLL que emula o Linux dentro do Windows, muito
usado para quem quer utilizar o PostgreSQL dentro do
Windows. Junto com ele há uma série de programas Linux que rodam
sobre esta "camada" tais como bash, sed, grep, gcc, vi e até mesmo
o X. Todos funcionam normalmente no Cygwin, o que o torna uma
ferramenta viável para o aprendizado de Linux ou para quem até
curte um Internet Explorer ou um Word da vida, mas na hora de
fazer algo que preste e que realmente seja útil utiliza um shell.
Para o Windows ele é somente um programa como outro qualquer
dentro de uma pasta, mas uma das vantagens do Cygwin é que não
precisa configurar nenhum hardware.
Agora deves estar pensando: "Ei, você disse que até o X funcionava,
então posso ter meu ambiente gráfico favorito no Cygwin?". A
resposta é: depende, no Cygwin você pode instalar o
WindowMaker, Gnome e até mesmo o tão popular KDE.
[1] Comentário enviado por cvs em 26/01/2005 - 09:06h
Legal, creio que é possivel aprende APENAS algumas coisas, mas como eu nunca mexi e provavelmente eu nunca irei mexer com esse cygwin, posso estar enganado... mas é possivel instalar e manter funcional softs como apache, mysql, alguma servidor de e-mail, samba?
[3] Comentário enviado por lordello em 26/01/2005 - 10:06h
Ae cara, só uma coisa. O título está errado!
Como todos sabem "Linux" é o kernel que usamos para dar boot na máquina. Todo e qualquer software carregado a partir do "init" da distribuição não é Linux, e sim GNU, por isso o termo GNU/Linux é adequado. O cygwin é muito legal, mas ele NÃO É LINUX, ele é GNU, ou seja, ferramentas GNU dentro do Windows, como bash, sed, grep, tar, bzip2, wget, ftp, gcc, glibc etc...
Amiguinho CVS, é possível compilar novos programas sim, para isso é necessário instalar o gcc, glibc etc... calro, a grande maiorias dos programas foram feitos para compilar no gcc do UNIX, por isso muitos programas dão problema quando compilados no gcc do cygwin, então não é uma tarefa fácil.
O artigo está muito bom cara, você só errou no título.
[5] Comentário enviado por wronieri em 26/01/2005 - 12:41h
Bom pessoal vamos lá CVS como já escrito tem como compilar sim tem instalado nele gcc etc e tal, inclusive o cygwin é muito usado para rodar o postgresql no windows mas agora pelo que vi na versão 8 já existirá a versão p/ windows .
Agradeço a todos por críticas e sugestões.
valeu.
[10] Comentário enviado por lordello em 27/01/2005 - 18:01h
Como eu disse, o artigo está muito bom.
y2h4ck, não confunda o "layer" do cygwin com o "kernel Linux", esse "layer" faz uma tradução das chamadas do windows para o shell UNIX. Ele funciona semelhante ao que o wine faz com os programas do windows dentro do Linux. Você até pode conseguir baixar o código fonte do Linux, descompactar dentro do cygwin e compilar (nunca fiz isso, mas...), agora isso não quer dizer que você vai rodar o Linux dentro do windows, isso é impossível, LINUX NÃO É UM PROGRAMA!
Muitos aplicativos já são distribuídos com o Cygwin, é só usar o setup.exe e procurar. Outros aplicativos são disponibilizados por amantes do cygwin, como por exemplo o Gnome, mas nem tudo são flores, como disse o gcc do cygwin costuma dar muitos problemas, para se ter uma idéia, esse projeto CyGnome parou no Gnome 1.4, quem hoje vai usar isso???
O cygwin é uma ferramenta muito boa, com o X puro é possível efetuar conexões remotas do windows pro XFree/Xorg no Linux, deixando o VNC sem utilidade, já que esse processo é mais rápido e economiza sua rede. É possível rodar servidores em modo texto, e claro, o shell (bash) é a melhor coisa que tem, você nunca mais vai usar o, argh... Command.com do windows!!
Para aplicativos que já possuem uma versão para windows nativa, é perda de tempo usar o cygwin...
Mais uma vez... bom artigo cara, continue assim....
[16] Comentário enviado por rfrias em 22/08/2006 - 15:09h
ola estou precisando de uma ajuda. tenho duas maquinas linux e uma windows, através de uma maquina linux quero pegar um arquivo em uma maquina windows e executar em uma windows e ter o resultado na minha estação "Linux" a qual eu estou logado. vc sabe se consigo através do cygwin? ou teria outra idéia para me ajudar
[17] Comentário enviado por micnobre em 05/09/2006 - 19:23h
Eu instalei o Cygwin para acessar uma maquina linox, porem eu nao consigo selecionar algo num programa editor (por exemplo) e colar com o botao da direita dentro da janela de comando, por quê????
[19] Comentário enviado por fwc1975 em 24/11/2006 - 10:48h
Pessoal preciso estrair dados do programa do ITR com o Cygwin já foi feito antes por outras pessoas mas agora estou com um grande problema aqui.....
agradeço se alguem responder urgente
Valeu abraços
[20] Comentário enviado por lucimary sena em 19/09/2007 - 19:34h
Olá Pessoal
instalei o Cygwin e quando clico no icone na area de trabalho aparece o cmd pedindo para mim colocar um comando , e agora o que faço? eu pensei que era só instalar e estaria pronto para usar
foi isso que entendi no tutorial, voçês me ajudam porfavor?
Desde já agradeço
Abraços