Introdução
Obs.: caso não saiba como jogar DOOM clássico no
Linux, sugiro o artigo:
O
GZDoom é um port do jogo DOOM clássico que traz muitas melhorias e inovações, ampliando as capacidades gráficas e funcionais do jogo original. No entanto, há momentos em que queremos uma experiência mais simples e nostálgica, que remeta ao estilo de jogo que conquistou tantos fãs na época de seu lançamento. Não buscamos uma réplica exata do DOOM original, pois a tecnologia evoluiu e algumas características antigas, como a resolução de 320x200, são impraticáveis para os monitores modernos, tornando a experiência visual inadequada para os padrões atuais.
Então vamos ao passo a passo.
CONFIGURAÇÕES BÁSICAS
Nas opções do Gzdoom, vá em
Display options -> Texture filter mode. Deixe:
None (linear mipmap).
O jogo ficará um pouco mais pixelado, e eu acho isso lindo.
Em
Use Fuzz Effect, deixe
Fuzz. Vai deixar mais elegante a invisibilidade parcial dos Espectros (aquele modo semi-invisível dos monstros rosas).
Ainda em
Display Options, em
Sector light mode, deixe em
software. Isso deixa a iluminação mais próxima do DOOM clássico original.
Volte ao menu de opções inicial, escolha
Option Search e entre com "
fuzz". Em
Fuzz Style escolha
Pixel fuzz. Isso alterará o estilo da semi-invisibilidade dos Espectros.
Você pode invocar um Espectro com o comando "
summon spectre" no console, para testar.
Se não curtir, teste outras opções de Fuzz.
Continuando...
Busque por "occlusion" e em
Ambient occlusion quality deixe
Medium. Depois busque por "fake" e em
Use fake contrast use
Smooth. Isso ajudará a destacar as diferenças entre os ambientes.
Busque por "FXAA" e em
FXAA quality deixe como
Low. Depois busque por "Particle" e em
Particle style deixe
Round. Ajudará a deixar o ambiente bonito, sem tirar a arte pixelada.
Busque por "lightmode" e em
Banded SW lightmode deixe
On. Busque por "tonemap" e em
Tonemap mode deixe
Palette. A iluminação e as cores ficarão mais fiéis ao clássico.
Em
Display Options -> Render Mode, apesar de "True color SW renderer" ser a opção mais fiel ao clássico, nessa eu ainda prefiro usar o "Hardware accelerated". Você decide.
DETALHES
Outras opções que gosto de usar:
- Busque por "trails" e em Rocket trails deixe Particles.
- Busque por "blood" e em Blood type deixe Sprites & particles.
- Busque por "puff" em Bullet puff type deixe Sprites & particles.
- Busque por "Teleporter" e em Teleporter zoom deixe Off. Isso remove um efeito chato de zoom que acontece ao teleportar.
- Busque por "pitches" e em Randomize pitches deixe On. São efeitos sonoros clássicos.
MODIFICAÇÕES "RAIZ"
Para ficar mais próximo do jogo original, busque por "crosshair". Mude para "Off". No DOOM clássico não havia mira no centro da tela.
Busque por "mouselook" e em
Always mouselook deixe
Off. Isso desabilita a capacidade de olhar livremente movendo o mouse. No DOOM clássico o Slayer não olhava para cima e para baixo. Apenas girava na horizontal.
Busque por "jump" e em
Allow jump deixe em
Off. No DOOM clássico o Slayer não pula. Todos os mapas originais foram desenhados para que ele não precise pular.
MODS DE EMBELEZAMENTO
O título do artigo é "DOOM (quase) vanilla e um pouco melhorado" justamente porque vai um pouco além da configuração do DOOM clássico. Veremos alguns mods interessantes que melhoram um pouco o jogo. Nada grandioso. Esses mods não alteram a jogabilidade, mas acrescentam um certo charme ao jogo.
CODEFX
Acesse:
Procure a última versão do mod
CodeFX e também o addon
CodeFX Fire Sprites. Baixe ambos e carregue-os com o GZdoom. Dessa forma as chamas no jogo ficarão mais belas, o sangue respingará melhor, os barris explodem de forma mais agradável, os efeitos de luzes ficam mais brilhantes dentre outras modificações simples, porém ótimas.
Doom Redbook Audio 2
Acesse:
Baixe esse mod para incluir músicas melhoradas para o jogo em alta qualidade. Trata-se de uma compilação de músicas de DOOM clássico extraídas de várias versões de DOOM e tocadas de forma aleatória.
DOOM CUSTOM SOUNDS PACK
Acesse:
Adiciona sons satisfatórios substituindo os efeitos sonoros padrões. Por exemplo, sons diferentes para cada item que você coletar, passos etc. Além de tudo são bem agradáveis.
Para complementar os efeitos sonoros, acesse:
Baixe os sons em alta qualidade.
MINOR SPRITE FIXING
Acesse:
Você obterá dois arquivos para usar no GZDOOM:
D2SPFX20.WAD (para DOOM 2) e
D1SPFX20.WAD (para DOOM 1). Adicionam melhorias e correções discretas aos gráficos originais.
Pode conferir exemplos das melhorias em:
BRIGHTMAPS PLUS
Acesse:
Por fim, mas não menos importante, uma alternativa compatível com o MINOR SPRITE FIXING citado antes. Adiciona brilho aos elementos dos mapas, os olhos dos monstros brilham um pouco no escuro dentre outros efeitos discretos.
Se usar o MINOR SPRITE FIXING, escolha
bmplus_spritefix.pk3 e o
bmplus_textures.pk3.
ORDEM DOS MODS
Deixei a ordem assim, e está funcionando:
- bmplus_spritefix
- bmplus_textures
- CodeFX
- CodeFXFire
- REDBook2
- pk_doom_sfx
- DoomCustomSounds
- D1SPFX20 ou D2SPFX20
Conclusão
É perfeitamente possível configurar o GZDoom para proporcionar uma jogabilidade que se aproxime bastante da original, mantendo a essência que fez de DOOM um clássico atemporal. Podemos ajustar as configurações para o jogo ter uma aparência e uma sensação quase idênticas ao DOOM dos anos 90, ao mesmo tempo, em que adicionamos algumas melhorias sutis para tornar a experiência mais agradável e visualmente atraente. Assim, conseguimos um equilíbrio entre a nostalgia e as capacidades modernas do GZDoom, sem sacrificar a essência do jogo que tantos jogadores adoram.
1. Introdução