Este artigo visa ensinar como montar um sistema de detecção de intrusos utilizando o MySQL para armazenar os alertas e o Apache para exibir as páginas de relatório que o Acidlab produz.
Agora vamos configurar o SNORT. É necessário editar o arquivo /etc/snort/snort.conf. Primeiro, configure a rede interna no parâmetro já existente:
var HOME_NET [127.0.0.0/16,192.168.100.0/24]
Observe que indiquei a rede do localhost, isso reduz bastante os falsos positivos, após a vírgula está minha rede interna e minha rede externa que sai para internet é 192.168.200.0/24, mas por padrão declaramos que se não é da rede interna é considerada externa, como abaixo:
var EXTERNAL_NET !$HOME_NET
Um dado importante é declarar corretamente o banco de dados de saída como abaixo, normalmente se já existe, é necessário completar os parâmetros:
Note que utilizei conforme criei no MySQL, já que esta é a saída para o snort inserir os dados no MySQL. As regras de análise válidas estão no final do arquivo, como esta abaixo:
include $RULE_PATH/local.rules
A variável $RULE_PATH é /etc/snort/rules/ e local.rules é um arquivo de regra para identificar ataques. Você pode inserir novas regras apenas descomentando as já existentes que se encontram no diretório em questão, as comentadas normalmente necessitam de configuração para não gerar falsos positivos e você também pode baixar novas regras e colocar em /etc/snort/rules e inserir uma linha include como no exemplo acima para a regra ficar valendo.
OK! Com isto seu SNORT já está configurado. O SNORT é tido como o melhor IDS (Sistema de Detecção de Intrusão) para servidores Linux, ele não cria regras de bloqueio, você terá que criar suas regras no IPTABLES, ou utilizar o SNORT em conjunto com o GUARDIAN, este automatiza regras no IPTABLES de acordo com ocorrências no SNORT, porém pode bloquear serviços importantes da sua rede por causa dos falsos positivos, ataques que não são ataques, primeiro configure e utilize o SNORT durante um longo tempo até remover todos falsos positivos e acertar bem seu IDS, para depois pensar em utilizar o GUARDIAN.
[2] Comentário enviado por dcyrillo em 19/07/2006 - 10:59h
Olá!
Fiz tudo certinho, artigo excelente!
Estou achando estranho ele nao está logando no banco de dados, aonde eu posso verificar o log para encontrar aonde está o erro?
[4] Comentário enviado por fontebon em 07/01/2007 - 04:17h
Muito Bom ....parabens...funcionou legal
Uma pergunta tem alguma ferramenta para traduzir para portugues o acidlab
Outra coisa verifiquei que ususrio snort nao esta dando update na tabela do banco ceja abaixo:
Protocol: 17 (%22.222222) finds: 6 reversed: 0(%0.000000)
find_sucess: 5 find_fail: 1 percent_success: (%83.333333) new_flows: 1
database: mysql_error: Access denied for user: 'snort@localhost' to database 'snort'
SQL=UPDATE sensor SET last_cid = 0 WHERE sid = 2
database: Closing connection to database ""
Snort exiting
Outra coisa tem alguma ferramenta para testar tentiva de invasao
[6] Comentário enviado por b3n0ne em 05/04/2007 - 14:25h
Valeu os elogios...
Não costumo publicar tutoriais, mas já que vocês gostaram vou arranjar tempo para escrever mais alguns, mas gosto de fazer o mais completo possível, aí se o bonito for newbie não tem problema AhauhaUHAUhauahuah brincadeiras a parte a comunidade do site do vivaolinux já me ajudou bastante vou devolvendo aos poucos...
[8] Comentário enviado por celsopimentel em 06/11/2007 - 17:49h
Parabéns, me ajudou e muito. Pois estou estudando o framework OSSIM, que possui o snort no pacote. Tchê, já fiz treinamento com você na sis....
Outra, quando tiver um tempo da uma olhada no www.ossim.net, achei muito interessante.
Abraço!