Diagnosticando problemas variados em ambientes GNU/Linux (parte 1)

Observando o crescimento da faixa de mercado formada por usuários de sistemas GNU/Linux e que grande parte destes desconhece o poder das ferramentas disponíveis, apresento este artigo para ajudar em um drama recorrente: "Como encontro as causas de defeitos em um computador?". Embora voltado principalmente a iniciantes, não é um how-to.

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Por: Isaque Vieira de Sousa Alves em 26/01/2011


O começo do problema: Migração - elementos de software



Além de ter que se preocupar com os drivers, você também precisa se preocupar com os softwares que costuma usar. Antes eu costumava apresentar ao pessoal aquela listinha de 'alternativas livres a softwares proprietários', mas hoje entendo que não é viável fazer isso. No fim, despertamos um interesse pela via errada. O 'carinha do design com Photoshop' vai querer usar o Gimp porque é de graça, quando na verdade precisamos criar uma Consciência de Liberdade.

O Gimp não foi escolhido para ser mencionado em vão. Tenho o propósito de mostrar que a grande vantagem de quem usa Gimp é o ciclo de desenvolvimento da ferramenta, a facilidade de estender suas funcionalidades usando scripts etc.

Mas falávamos de migração, então, antes de migrar, tenha certeza de que mudou a cabeça, de que pensa como usuário de Software Livre, para depois não ficar reclamando com argumentos do tipo: "Ah, mas no outro eu fazia assim, e assim...'. Usuário de Software Livre pode implementar TUDO o que precisar em matéria de nova funcionalidade, pode SUGERIR à comunidade a criação de nova função, e pode até mesmo CONTRATAR alguém para MELHORAR o software para seu próprio uso.

Pense em uma coisa bem simples: O software é livre, mas não apenas por ser gratuito, mas porque ele está disponível para uso, distribuição, cópia, dação (vi essa palavra em Direito das Obrigações), alteração e redistribuição do código.

Por isso, migrar começa na cabeça...

Uma outra coisa a se observar quanto a elementos de software é a emissão de relatórios de bugs detalhados. No Microsoft Windows, os relatórios de erro são emitidos em formato binariohexadecimalescambau pra dificultar a leitura e entendimento do usuário mais curioso... Dão apenas o endereço genérico do defeito como sendo uma biblioteca padrão como 'user32.dll' ou 'kernel32.dll' ou 'shell32.dll' e juntam isso a informações como configurações de sua máquina, status da licença, etc, e isso sem perguntar a você se podem fazê-lo (embora garantam que não usarão a informação contra você...). A maioria nem envia relatórios de erros no wIndows... alguns até aprenderam como desativá-los. No Windows o controle de erros é centralizado e realizado pelo Sistema Operacional. Softwares Livres tendem a emitir seus próprios relatorios, em formato texto ou xml. Dá pra você ler e entender!!

No Linux, há uma hierarquia entre os processos executados, por isso, encontrar a causa de um erro é muito mais simples do que a diretiva máxima de técnicos de manutenção especializados em Windows: "Formata que resolve". Vamos aprender como?

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Páginas do artigo
   1. O começo do problema: Migração - elementos de hardware
   2. O começo do problema: Migração - elementos de software
   3. O começo da solução: A evolução
   4. Processo Evolutivo: acessando a interface de linha de comandos
   5. Processo Evolutivo: usando a interface de linha de comandos
   6. Processo Evolutivo: usando a interface de linha de comandos
   7. Processo Evolutivo: usando a interface de linha de comandos
   8. Processo Evolutivo: usando a interface de linha de comandos
   9. Conclusão
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Comentários
[1] Comentário enviado por wendelldias em 26/01/2011 - 16:11h

Bom ARTIGO...ainda mais pra mim que está começando agora (uso SLACKWARE a 1 mês)."Apanhando as vezes....Aprendendo SEMPRE".Vou pesquisar mais a fundo todos os comandos descritos nesse tutorial. Obrigado.

[2] Comentário enviado por albfneto em 26/01/2011 - 18:09h

é muito bom. excelente, esse artigo, contém bastante teoria Linux, interessante também para usuários intermediários e avançados. Gostei.

[3] Comentário enviado por removido em 27/01/2011 - 00:22h

Ótimo artigo.

Abraço

[4] Comentário enviado por Lisandro em 27/01/2011 - 09:17h

Beleza de artigo. Parabéns!

[5] Comentário enviado por yermandu em 27/01/2011 - 10:58h

Bom

[6] Comentário enviado por acilonjs em 10/02/2011 - 07:10h

Muito bom. Existem muitos por ai que quer tomar o suco mas não querem espremer a laranja. Muito boa!


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