Volto a postar com uma didática simples e direta, visando os iniciantes em Linux e na distribuição Debian, demonstrando a simplicidade e beleza do nosso querido GNU/Linux. Após a instalação o visual do modo texto aparenta ser cru demais, morto, essas dicas são úteis e indispensáveis para qualquer debiano.
# You may uncomment the following lines if you want `ls' to be colorized:
export LS_OPTIONS='--color=auto'
eval "`dircolors`"
alias ls='ls $LS_OPTIONS'
alias ll='ls $LS_OPTIONS -l'
alias l='ls $LS_OPTIONS -lA'
Se você tiver outros usuários e quiser deixar da mesma forma, copie este arquivo para o home do usuário e mude suas permissões, por exemplo, user slipk.
Para copiar:
# cp /root/.bashrc /home/slipk
Para mudar os direitos:
# chown slipk.slipk /home/slipk/.bashrc
Só dar o comando "ls" agora e irá notar a diferença.
[5] Comentário enviado por removido em 10/07/2007 - 11:40h
Está bom, parabéns... mas se é pra ser didático, explique mais, porque quando era iniciante em Linux não entendia porque colocavam # e $ no início dos comandos, então explique isso sempre... e explique também o que é "descomentar uma linha"... e podia ter dado mais dicas, mas estas já estão boas... podia ter explicado também a instalação de um editor de texto mais simples, nunca mostre pra um iniciante de Linux de cara o Vim, ele não vai gostar, mostre um mcedit da vida, etc... depois partiremos para o Vim (e a dica do completion também foi boa)... e também está certo que a nossa língua é um pouco díficil, mas nunca use crase nesse caso amigo:
[11] Comentário enviado por allfroit em 12/06/2009 - 10:33h
Instalei o Debian Lenny esses dias e meu usuário root não completa com o comando <TAB> , li em uma materia na web o seguinte:
"Por default, o Debian vem com o bash_completion desativado para o root, o que faz com que você não consiga completar os comandos usando a tecla TAB. Para resolver isso, abra o arquivo "/etc/bash.bashrc" e, próximo ao final, descomente as linhas:"
if [ -f /etc/bash_completion ]; then
. /etc/bash_completion
fi
Realizei as alterações e não obtive êxito... alguém sabe outra coisa q posso fazer para que meu usuário root possa completar meu comando, como o tão Básico apt-get i<tab> apt-get install? rs