Olá pessoal, estou criando este tutorial para compartilhar com vocês mais um conhecimento do mundo
Linux.
Primeiramente eu gostaria de deixar bem claro que ainda sou um estudante do Linux e que tenho muitas dúvidas em relação a muitas coisas neste.
História
Adquiri um notebook positivo v53 (não é dos melhores, mas na atual condição foi o único que eu consegui comprar), que veio com o Windows Vista Starter (uma porcaria) e com a seguinte configuração:
- Intel Celeron M430 1,75GHz (mas está rodando a 1,88MHz)
- 512 MB
- HD Sata 60GB (porém quando cheguei em casa ele tinha na verdade um HD de 80GB, me dei bem!)
Enfim...
Como eu comprei este notebook para trabalho e estudo, resolvi tirar o Windows Vista Starter e colocar o Windows XP Professional (para atender aos clientes), o Linux Fedora Core 8 (para estudo e trabalho) e o Windows Vista (para estudo e trabalho), que eu ainda não instalei.
Após instalar o Windows XP, fui começar a instalar o Fedora, coloquei o meu DVD de instalação do Fedora 8 tudo bonitinho...
Quando ele reiniciou, tive a grande surpresa: ele carregava todos os processos, porém quando chegava na parte do login (ou melhor não chegava), a tela dele ficava em branco (preto) como se fosse carregar algo, porém não carregava nada.
Então eu comecei a pensar, será que é o DVD?
Será que são os drivers de vídeo?
Será que eu fiz algo errado? (o mais provável kkk)
Pensei muitas coisas, então resolvi pesquisar no oráculo da internet (Google) e vi vários tópicos relacionados, porém nenhum deles me ajudou.
Lembrei de um amigo meu que é administrador de redes Linux, passamos mais de duas horas "batendo cabeça", tentando instalar o Fedora, até demos boot pelo Slackware para tentarmos descobrir o problema (pois ele trabalha com o Slackware) e o Slackware só reconhecia 680MB livres no meu HD, sendo que eu tinha 30GB livres.
Bom, nada resolvido até então... Cheguei em casa frustrado e comecei a pensar, pensar e pensar (minha mãe acordou com um cheiro de queimado kkk) e então tive a seguinte idéia:
Vou tentar instalar o Fedora em modo texto para ver se ele funciona, pois na verdade eu queria o KDE instalado para poder estudar a parte gráfica do Linux, só a nível de conhecimento, porém se eu instalasse somente em modo texto e ele funcionasse, eu já ficaria super feliz em poder estudar os comandos (que diga-se de passagem é a melhor coisa do Linux).
Bom, fiz o teste, deu certo, funcionou!!! Agora eu estava todo feliz em poder usar os comandos. Porém ainda fiquei com a pulga atrás da orelha.
Então um belo dia, estava eu em minhas pesquisas pelo Oráculo da internet (e não estava pesquisando sobre o problema com o notebook) e acabei no
site do Projeto Fedora.
Quando eu vi estava lendo o
guia de instalação do Fedora 8 e achei uma coisa super interessante que me fez voltar rapidamente a pesquisar sobre o problema com o Notebook.
Li que se na hora da instalação eu habilitasse a opção LBA32 (pesquise no Google sobre), talvez conseguisse instalar o Fedora 8, pois esta opção é a responsável pelos controles de discos com grandes capacidades, mesmo porque as distros (pelo menos as que eu pesquisei) dizem não ter necessidade de habilitar esta opção.
Reinstalei o meu Fedora Core 8, sendo que na hora do "vamos ver", não funcionou do mesmo jeito.
Então eu tive a idéia de instalar o Fedora no modo texto e tentar iniciar o modo gráfico com o comando "startx". Comecei a reinstalação, porém desta vez em modo texto, quando a instalação foi concluída, ele entrou no modo texto (após reinicialização é claro), e então, dei o comando "startx" (sem aspas) e pronto, o meu Fedora 8 estava com o ambiente gráfico prontinho.
Daí eu fiquei feliz da vida sabendo que poderia estudar o Linux tanto no modo texto (que é o certo) quanto no modo gráfico.