Iniciando o BrOffice.org - Writer
O modo padrão de abrir qualquer aplicativo é apontar para o seu atalho a partir do menu de entrada da interface gráfica. Como atalho de teclado, usa-se comumente a tecla Super (aquela tecla redundante que tem o logotipo do Windows (?)) e acionam-se em sequência os menus. Outra maneira de rodar o Writer é apontar para o atalho do próprio BrOffice.org, na sua Área de Trabalho ("Desktop"), se algum destes existir, claro.
Observe que o BrOffice.org abrirá um "portal", ou seja, se você quiser manipular ou iniciar um novo documento da suíte, não precisará chamar de novo o BrOffice.org; basta apontar para "Arquivo --> Novo" ou "Arquivo --> Abrir" e escolher o arquivo a ser manipulado. Estando o seu S. O. bem configurado, com as associações corretas para os arquivos do formato ODF, por exemplo, basta dar um duplo clique em qualquer extensão do BrOffice.org (.odt, .ods, .odp etc) e o próprio S. O. abrirá o aplicativo correto, de acordo com a extensão. No Windows, o BrOffice.org, a partir do 3.0, colocará apenas um ícone, o ícone do painel central, na Área de Trabalho do usuário, facilitando bastante a execução do BrOffice.org. No
Linux, o BrOffice.org estará listado por aplicações a partir do grupo de programas escritório.
O importante é ter estilo[s]!
O que são estilos? São conjuntos pré-definidos de formatação. Estes se aplicam a qualquer contexto, desde uma lista numerada a um modelo de documento oficial. O conceito de estilo é, para o BrOffice.org, algo bem próximo do conceito de seção para outras suítes, tendo o estilo, porém, no BrOffice.org, muito mais recursos e flexibilidade. Dir-se-ia, sem qualquer embargo, que aprender estilos, tanto conceitualmente como dominar a sua utilização, é, em última instância, "domar" o BrOffice.org, pois quando se recorre a qualquer tipo de formatação, no BrOffice.org e em seus congêneres, intuitivamente procuram-se os vários estilos e suas categorias na janela do Estilista. A qualquer tempo, você pode invocar o Estilista através do Menu Formatar - Estilos e Formatação ou pressionando F11, que, de forma rotativa, exibe ou esconde tal interface. A janela do Estilista contém um grupo de ícones; os cinco primeiros categorizam o tipo de estilo a ser manipulado (estilo de páginas, de parágrafos, de caracteres, etc.) e os restantes permitem a manipulação total dos estilos do usuário e dos estilos preconcebidos (nativos do Processador de Texto).
O último ícone no Estilista, como mostrado na imagem acima, tem três funções: a primeira permite que nominemos uma região selecionada do texto formatado e lho atribuamos um nome, criando-se assim um novo estilo a partir da seleção; a vantagem não óbvia disto é que, quando quisermos aplicar aqueles atributos ali contidos, que podem ser vários, não precisaremos fazê-lo passo a passo e nem tampouco conhecer a sequência exata da sua formatação; a segunda nos permite atualizar um estilo a partir de uma seleção.
Digamos que você criou um estilo de parágrafos chamado "EstParaDestaque". No decorrer do seu trabalho, você formata um parágrafo convenientemente e resolve que esta formatação é aquela a que se deveria chamar "EstParaDestaque", bem como deveria ser aplicada em determinados trechos do seu trabalho. Clique em qualquer lugar em "EstParaDestaque"; abra o Estilista e selecione, com um (1) clique, o estilo "EstParaDestaque". Clique no botão trifunção e acione "Atualizar estilo". Pronto. Estilo atualizado.
O raciocínio para estilos de caracteres, de quadros, de listas etc, é o mesmo. A terceira função deste versátil ícone é a de carregar estilos a partir de modelos ou documentos existentes. Aquele documento que você acaba de receber via internet, por exemplo, rico em formatação, e que você encontrou muitas coisas a serem copiadas, como os estilos das páginas, de alguns parágrafos, de quadros, por exemplo, você pode carregá-los para um outro documento sem se preocupar com a sequência da criação destes estilos. Você pode, inclusive, selecionar os estilos a serem importados e sobrescrever ou não estilos com o mesmo nome, casa haja coincidência de nomes entre os estilos atuais e aqueles sendo importados.
Na caixa de diálogo de importação de estilos você pode escolher, claro, se deseja importar estilos a partir de modelos, por aplicação e também a partir de um arquivo, como se mencionou.
Criando um novo estilo utilizando Arrastar-e-Soltar
Um recurso bem pouco conhecido por usuários do BrOffice.org, mesmo usuários avançados, é o de criar um estilo utilizando o método do arrastar-e-soltar.
É bem simples: você escolhe a categoria de estilos, na janela do Estilista, formata um trecho no contexto do estilo a ser criado, digamos, um estilo de caracteres, clica sobre o objeto (no exemplo, sobre o parágrafo selecionado) e o arrasta até a área em branco do Estilista (um ícone com o símbolo de proibido vai alertá-lo, caso a criação do estilo não seja possível. No caso de estilos de página, por exemplo, não é possível criar um estilo com o Arrastar-e-Soltar, pelo contexto das propriedades que o estilo de páginas manipula). O Estilista pedirá um nome para o estilo, ao mesmo tempo em que exibe, quando possível, os nomes dos estilos personalizados naquela categoria. Dê um nome e confirme. Pronto. Temos um novo estilo, no capricho.
Na figura a seguir, vê-se, esquematicamente, a Janela do Estilista (F11).
Tela do Estilista com seus ícones descritos sucintamente. Exiba-a ou a embuta com F11