DrQueue + Blender = Render Farm para mortais

Neste artigo abordarei alguns softwares simples que ajudarão os designers 3D a construir um Render Farm (cluster) com máquinas simples utilizando o software DrQueue. O artigo, passo a passo, é direcionado àqueles que não estão habituados as tarefas de administração de sistemas.

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Por: em 14/05/2007


Considerações finais



Como criar um Job?

Para criar um Job é necessário antes configurar o arquivo .blend para armazenar a saída dentro do diretório /home/drqueue/render/nome_do_projeto, além de colocar o arquivo.blend dentro deste mesmo diretório. Feito isso, basta abrir o drqman, clicar com o botão direito e criar o seu Job. Antes que eu me esqueça, o drqueue assume como padrão que cada animação possui 100 frames. Leia a documentação do site, vale a pena.

Posso usar um render farm para renderizar apenas uma imagem jpeg?

Hum... não. Se você ler atentamente a documentação do drqueue, e eu recomendo isso, vai perceber que ele usa uma função interna do próprio Blender para renderizar os frames. Isso quer dizer que, se você possui um Job com apenas um frame que leva 10 minutos para renderizar, com 4 máquinas você vai continuar levando 10 minutos, porque neste modelo de cluster só é possível ter um processo no núcleo do processador, ou seja, um processador vai realizar o Job e outros 3 estarão ociosos.

Entretanto, se o mesmo Job possuir 4 frames, você poderá renderizar os 4 frames, um por processador, em 10 minutos, fazendo com que as 4 cpus trabalhem cada uma em um frame diferente.

Como eu posso automatizar o serviço, de modo que o Render Farm esteja funcional assim que eu ligar os computadores da minha rede?

Ok, uma boa pergunta: O modo rápido de fazer isso é copiar os scripts master e slave para dentro do init.d, com permissão de execução.

O modo bonito de fazer isso, é criar um script dentro do init.d, com as chamadas à estes scripts, bonitinho, seguindo os padrões do arquivo /etc/init.d/skeleton.

Eu particularmente gosto do segundo método.

Porque você escreveu este artigo?

Bom, eu fui requisitado para montar esta solução de cluster para uma pequena empresa que trabalha neste ramo de atividades. Ao iniciar minhas pesquisas, encontrei muitos fóruns de animação 3D abordando exatamente o passo a passo para instalar o DRQueue junto com o Blender. Então, eu montei, testei e escrevi. Espero que seja útil à alguém. =D

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação
   3. Configuração
   4. Considerações finais
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Comentários
[1] Comentário enviado por eslijr em 14/05/2007 - 10:29h

Amigão...
excelente artigo....
já tinha mexido com o Drqueue, Openmosix e Blender para fazer um trabalho...
Pra quem quer mexer com animação 3D...essa solução é uma mão na roda pra quem não tem $$$, e quer aproveitar máquinas no ambiente de trabalho...
Bacana o artigo.
Parabéns

[2] Comentário enviado por jalexandre em 14/05/2007 - 11:26h

Obrigado pelo elogio. Espero ter tempo pra soltar mais artigos do genero =D

[3] Comentário enviado por jragomes em 14/05/2007 - 12:26h

muito loca a parada aqui, hein Jack!!! daqui a pouco podemos montar uma DreamWorks ou Pixar... :-)

[4] Comentário enviado por calaff2 em 14/05/2007 - 20:07h

:) muito bom man!! Continue assim!

[5] Comentário enviado por jalexandre em 15/05/2007 - 17:02h

Mas uma vez, obrigado pelo incentivo e comentários.

[ ]'s

[6] Comentário enviado por f4bs em 15/05/2007 - 23:48h

cara, sem palavras...

muito, muito obrigada!

:D

[7] Comentário enviado por morcegodourado em 17/05/2007 - 19:16h

Ai Jack, Muito bom o seu artigo.
Ele já chegou até onde ele deveria chegar, era isso que agente estava precisando, vou testar aqui na nossa rede e qualquer dúvida eu te pergunto.
(De: Leandro da Dinâmica Visual)

[8] Comentário enviado por jalexandre em 23/05/2007 - 18:44h

Obrigado pelos comentários e incentivos.
:)

[9] Comentário enviado por zanak em 12/07/2008 - 19:11h

Po cara legal mais render farm tem que usar 2 ou mais maquinas para renderizar 1 frame soh ao mesmo tempo naum vejo sentido neste render farm ... pra que esse trabalho todo é soh abrir o mesmo job em todas as maquinas e mandar cada uma renderizar um frame.... isso foi para naum ter 4 programas e soh ter um soh ? pois soh assim eu vejo lógica nisso..... Isso me lembra aquele ditado que o computador veio para resolver problemas que naum existiam antes dele mais legal

[10] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 17/10/2008 - 23:31h

gostei, li só a teoria, depois vou testar na pratica, pois dai vou poder criar no blender em meu laptop e renderizar numa lanhouse de amigos
;-D

[11] Comentário enviado por removido em 21/01/2009 - 20:42h

uso um imac, vim aqui porque vi um debate sobre renderfarms ... muito boa essa dica. parabéns mesmo, uau.

[12] Comentário enviado por sancler em 21/02/2009 - 15:06h

Boa tarde!!
O link com as dependências está quebradro. Alguem pode postar um novo link ou alguma coisa com as dependências???

No mais, o artigo é digno de elogios.
Att,

[13] Comentário enviado por erasmo em 08/02/2010 - 20:17h

Por gentileza,

estou criando um programa que estará voltado
para o SOFTWARE LIVRE.(sem muitos recursos)

gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
preciso criar uma vinheta para o programa,
em contrapartida posso colocar o nome/empresa
no programa. além disso posso entrevistar
em um dos programas.

"Saber e Aprender Cultura"

primeiro bloco: entrevista com alguém das comunidade
de SL.
segundo bloco: cultura/hardware
terceiro bloco: instalação de programas e uso.
quarto bloco: responder e-mail e apresentação de
eventos e revistas.


se tudo correr bem deve ser lançado em março.

obrigado,

erasmo

[14] Comentário enviado por carlosalberto4ti em 03/06/2010 - 21:27h

Acabei de verificar que existe esse aplicativo para render famr também :

http://sourceforge.net/projects/loki-render/

encontrei aqui : http://www.blender.org/forum/viewtopic.php?t=12003

É só um pedido , dá para fazer um artigo desse render também ?


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