Encarando o DGuitar

A proposta do artigo é dar aos usuários de Linux e músicos noções do que terão que encarar para substituir o famoso Guitar Pro, que infelizmente não é livre e não funciona no Linux. O artigo mostra as principais diferenças entre os dois softwares e pretende mostrar os primeiros passos para a utilização do DGuitar.

[ Hits: 46.978 ]

Por: Fernando de Sá Moreira em 20/04/2006 | Blog: http://lattes.cnpq.br/2269235326367932


O que é o DGuitar?




É um programa de visualização de arquivos nos formatos gp3, gp4 e gtp criados pelo Guitar Pro, ou como dito na página do projeto: "DGuitar is a Guitar Pro viewer". Portanto, antes de continuar a explicar sobre o DGuitar em si, devo explicar o que é o Guitar Pro, ao qual o DGuitar é alternativo:


O Guitar Pro 5 (versão mais atual) é um programa de edição e construção musical bastante difundido entre estudantes de música, com ele pode-se visualizar de maneira prática tablaturas e partituras musicais (guardadas nos arquivos dos formatos já citados) bem como escutar essas músicas através de arquivos midis gerados a partir das informações editadas. É um programa bastante completo para músicos, traz diversos recursos úteis, como afinador digital, metrônomo, etc. Quem o conhece que testemunhe, o Guitar Pro é ótimo. Entretanto tem dois problemas graves: não é livre e não funciona no Linux.

Eis que surge uma alternativa, o DGuitar, um programa livre e multiplataforma (usa a tecnologia Java), para resolver o problema de nossos tão obstinados corações que tanto clamam por liberdade.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é o DGuitar?
   2. Mais informações sobre o DGuitar
   3. Instalando o DGuitar
   4. Guitar Pro x DGuitar
   5. Localizando arquivos gp3, gp4 e gtp
   6. Conclusão
Outros artigos deste autor

A vida em preto e branco II - Orpheus, música no console

Pensando sobre Web 2.0

Sucata - Evite gargalos de hardware

Usa Firefox? Expanda-o

Mrxvt x Gnome-Terminal x Konsole

Leitura recomendada

Linux Mint sugere substituição da versão 19.3 Tricia

Nuxeo EP com MySQL no Ubuntu LTS Server Hardy 8.04

Copiar um DVD através do k9copy no Insigne Momentum 5.0

Inkscape - Introdução (Parte 3)

Como desenvolver com Docker no Linux dentro do Windows sem dual boot - WSL 2

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 20/04/2006 - 16:45h

Opa, só uma coisinha. Parece que o Guitar Pro funciona no Linux sim:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4619

Sinceramente nunca usei e acho pouco provável que eu venha a usar algum dia, mas a dica foi só para esclarecer esse ponto.

T+

[2] Comentário enviado por fsamoreira em 20/04/2006 - 18:56h

pois é, na época que eu escrevi o artigo não tinha o outro do guitar pro. apanhei um monte tentando rodar o guitar pro no linux antes de descobri o dguitar.

mas, mesmo funcionando o guitar pro no linux acho muito melhor investir na nossa alternativa livre que em vários aspectos tem mostrado alternativas interessantes ;)

[3] Comentário enviado por zumbi em 21/04/2006 - 12:26h

Tentei executar o DGuitar a tempos atrás, mas vive dando esse erro:

./DGuitar.sh: line 2: 6905 Abortado java -Dapple.laf.useScreenMenuBar=true -Dcom.apple.mrj.application.apple.menu.about.name=DGuitar -jar dist/DGuitar.jar

[4] Comentário enviado por fsamoreira em 21/04/2006 - 12:59h

veja se voce está com a JVM corretamente instalada e funcionando
provavelmente não

tente rodar outros programas desenvolvidos em java (risk ou mercury por exemplo)

se eles não rodarem você tem que atualizar o JVM do teu computador

http://java.com/pt_BR/download/linux_manual.jsp

aqui você pode encontrar os arquivos de instalação mais recentes

[5] Comentário enviado por joaomelao em 16/07/2006 - 22:08h

Eu rodo o Dguitar.sh e naum ha erros
ele simplesmente abre, e depois se fecha
oq faço?

(e naum eh soh o dguitar, ele simplesmente abre, e depois fecha)

EDIT: memoria naum eh o problema (eu naum sei ver essas informaçoes no lnux, uso a poco tempo, mas sei q minah memoria eh d 512mb)

e se o problema for na JVM, como faço pra concertar?

[6] Comentário enviado por fsamoreira em 17/07/2006 - 13:42h

em quais programas mais esse problema acontece?

creio que pode ser problema na tua JVM

ou

falta de memoria no computador (qto vc tem de ram e de swap?)


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts