A persuasão é uma arma muito poderosa na mão da pessoa certa. A exemplo disso um filme muito bom, "O Júri", onde o ator Jonh Cusak (Nicholas Easter) é um dos jurados e manipula os demais a tomarem decisões.
Através desta técnica é possível conseguir muitas informações. Vejamos um exemplo bem básico:
Tirar cópia do banco de dados de um computador na empresa de médio porte que não tem técnico próprio.
Já que não tem jeito de ir pela rede, então a única saída é pessoalmente.
Veja como é simples:
Você deve se vestir parecendo um técnico de computadores, entra na sala segurando sua maletinha de ferramentas e cumprimenta discretamente e começa a apalpar os gabinetes: "É esse aqui... nossa! Está esquentando mesmo!", se tiver algum funcionário no micro então peça licença ou espere terminar a operação, mas diga para ele que não precisa nem sair do sistema ou você reinicia a máquina, agora abra o gabinete, comece a mexer nos fios, olhe no monitor, acesse uma área de configuração do sistema... olhe, pense, teste, espere o melhor momento e coloque o pen-drive ou qualquer outra tecnologia mais fácil de usar. Com jeitinho você consegue fazer a cópia ou até mesmo trocar o HD.
Este foi um exemplo bem básico onde você consegue ter acesso ao software e hardware da empresa, já vi casos em que pessoas já roubaram memórias do servidor HP, as memórias custavam mais de 5.000,00.
Agora um exemplo mais elevado:
Você quer tirar xerox de documentos grátis em uma empresa. Então o que você faz?
Primeiro vamos definir o cenário:
Empresa de médio porte com uma sala na entrada, uma secretária e uma boa movimentação de funcionários não-uniformizados passando pelo corredor.
Agora você entra bem vestido... não como um deputado, mas como uma pessoa normal, os papéis na mão, entra e faça como os demais funcionários, aja como se já tivesse passado por aí uma quinhentas vezes, nem perceba a secretária. Com o seu ar de confiança e certeza ela jamais notará que você é um desconhecido, pela sua "normalidade" ela vai pensar: "Bom... ele sabe onde está indo."
Então entrar na empresa foi fácil, agora existem três maneiras de conseguir as cópias:
- Ir direto na máquina e xerocar, não seja novato na máquina.
- Procure a funcionária com cara lerda ou o rapaz novinho.
- Usar o nome da secretária.
Geralmente ir direto na máquina resolve o caso, pois você já está dentro da empresa. E para os funcionários... se você já está dentro é porque tem autorização.
Mas você pode procurar uma funcionária que queira fazer amizades ou um rapaz novinho que vai adorar ser prestativo, daí você diz: "Como é que tira xerox? Essa máquina é doida!", dê um sorrisinho, geralmente alivia e quebra o gelo, a pessoa nem pensa em questionar, já vai logo tirando a cópia.
E se a máquina de xerox tiver um funcionário responsável, daí você chega nele e diz: "A Jaqueline (secretária) pediu pra fazer essas cópias."
Se o cara te pedir o controle (papel que consta a autorização), você diz: "??? Ué? Num peguei não!"... espere uns milionésimos de segundos hehehe, se ele não disser: "Precisa não!"... então você completa: "Quer que eu volte lá?"... já meio se deslocando de lugar..., ele vai dizer: "Precisa não!", ou se ele insistir, então você vai indo... para, se vira e pergunta: "Qual é seu nome mesmo?", ... "Roberto", ... aí você vai até a secretária: "Oi! O Roberto está pedindo pra você fazer um controle dessas xerox...", prontinho, ela assina e você volta no Roberto.
Apesar da técnica ser simples, você tem que ganhar um oscar na representação, pois o segredo todo está na sua postura em passar confiança.
Eu poderia colocar aqui ainda as técnicas mais pesadas... no entanto não é muito conveniente. Mesmo sendo para material de estudo e proteção. Não quero trazer problemas.
Conclusão, se você tem uma empresa ou é funcionário de uma, lembre-se bem dos rostos dos funcionários, em caso de alguém estranho, fique de olho. Se ver ele fuçando em cima de mesas, em gavetas ou lixo... vá nele e o cumprimente, procure saber o que ele está fazendo, não dê tempo para ele pensar, quanto mais rápido você lotar ele de perguntas mais chances você tem de fazer ele gaguejar ou pular fora da conversa. Faça perguntas das quais ele não planejou respostas.