Visão geral do Gentoo Linux
Gentoo Linux com ambiente KDE
De acordo com o site
polishlinux.org,
Gentoo é uma:
"Distro para usuários avançados, conscientes, pacientes e também para aqueles que gostam de se atrapalhar muito. :) Gentoo é uma distribuição que não confia em pacotes binários (embora haja algumas disponíveis também), mas concentra-se na construção do sistema operacional otimizado para o hardware alvo. A instalação e configuração do Gentoo pode levar dias ou semanas. Seus usuários dizem que vale a pena por causa do controle sobre o sistema e melhor velocidade."
E de acordo com a
Distrowatch:
"Gentoo
Linux é uma distribuição Linux versátil e veloz, voltada para desenvolvedores e profissionais de rede. Ao contrário de outras distribuições, Gentoo Linux possui um avançado sistema de gerenciamento de pacotes chamado Portage. Portage é um sistema de ports, que segue a tradição dos ports BSD, mas é baseado em Python e ostenta uma série de recursos avançados, incluindo dependências, gestão de pacotes mais refinado, instalação "fake" (estilo OpenBSD), unmerging (desinstalação) segura, sistema de perfis, pacotes virtuais, arquivo de gerenciamento de configuração, e muito mais."
Obs.: Apesar do que foi dito, Gentoo não é uma distro voltada apenas para profissionais de rede e desenvolvedores, pois ela foi concebida para ser versátil e atender a qualquer finalidade, assim como o Debian.
Características técnicas do Gentoo
Gentoo é uma metadistribuição, ou seja, não é baseada em uma distro existente, é independente e serve de base para outras.
Originária dos Estados Unidos.
Arquiteturas suportadas: i486, i586, i686, x86_64, alpha, arm, hppa, mips, powerpc, ppc64, sparc64.
Comparando Gentoo com outras distribuições, em termos de portabilidade, vemos que nenhuma distro supera Gentoo, como pode ser visto no seguinte link:
Área de trabalho: permite ao usuário escolher dentre todos os ambientes gráficos e gerenciadores de janelas. Não possui um ambiente padrão.
Perfil dos usuários: usuários experientes em Linux, profissionais da área de redes, desenvolvedores, usuários que buscam aprender mais sobre Linux, usuários que se divertem lapidando o sistema e usuários que se preocupam muito com desempenho do sistema.
Nome Gentoo
"O pinguim Gentoo é uma das três espécies de pinguim do gênero Pygoscelis e a ave mais rápida do planeta debaixo de água." (Fonte:
Pinguim gentoo - pt.wikipedia.org)
Dizem os usuários do Gentoo que não existe distribuição Linux mais veloz.
Pinguins Gentoo
Mascotes
A distribuição Gentoo tem dois mascotes. Um é o Knurt, o pires voador e o outro é Larry, a vaca.
Larry, a vaca, concedeu uma entrevista ao VOL que pode ser conferida
aqui.
Sobre Gentoo de acordo com o site oficial
"Nós produzimos o Gentoo Linux, um tipo especial de Linux que pode ser otimizado e personalizado automaticamente para quase qualquer aplicação ou necessidade. Extremo grau de configuração, desempenho e comunidade de usuários e desenvolvedores de qualidade são marcas da experiência do Gentoo.
Graças a uma tecnologia chamada Portage, o Gentoo Linux pode tornar-se um servidor seguro ideal, estação de desenvolvimento, desktop profissional, sistema de jogos, solução embedded ou qualquer outra coisa -- o que você quiser. Por causa de sua adaptabilidade quase ilimitada, nós chamamos o Gentoo Linux de uma metadistribuição.
(...)
O Portage irá manter seu sistema Gentoo Linux tão atualizado quanto você quiser. E por causa disso, usuários experientes do Gentoo não prestam muita atenção a novas versões do Gentoo Linux -- afinal de contas, a última e melhor versão do Gentoo Linux está sempre disponível digitando o comando 'emerge --sync'. Não há necessidade de esperar vários meses por uma nova versão do Gentoo Linux, já que o Gentoo Linux é continuamente atualizado e refinado e estas melhorias são imediatamente disponibilizadas para você.
(...)
Se o poder, flexibilidade e velocidade do Gentoo Linux tem apelo para você, nós encorajamos você a experimentá-lo. Não achamos que você ficará decepcionado."
Referências