Entrevista com Knurt, o pires voador

Depois de Larry, a vaca, agora é a vez de Knurt, o pires voador, falar um pouco sobre a distribuição Gentoo Linux. Nesta entrevista dada exclusivamente para o VOL, Knurt, o mascote oficial do Gentoo, fala algumas curiosidades e detalhes da distro mais avançada do mundo.

[ Hits: 21.183 ]

Por: Xerxes em 27/02/2010


Informações sobre o Gentoo Linux



Visão geral do Gentoo Linux

Linux: Entrevista com Knurt, o pires voador
Gentoo Linux com ambiente KDE
De acordo com o site polishlinux.org, Gentoo é uma:

"Distro para usuários avançados, conscientes, pacientes e também para aqueles que gostam de se atrapalhar muito. :) Gentoo é uma distribuição que não confia em pacotes binários (embora haja algumas disponíveis também), mas concentra-se na construção do sistema operacional otimizado para o hardware alvo. A instalação e configuração do Gentoo pode levar dias ou semanas. Seus usuários dizem que vale a pena por causa do controle sobre o sistema e melhor velocidade."

E de acordo com a Distrowatch:

"Gentoo Linux é uma distribuição Linux versátil e veloz, voltada para desenvolvedores e profissionais de rede. Ao contrário de outras distribuições, Gentoo Linux possui um avançado sistema de gerenciamento de pacotes chamado Portage. Portage é um sistema de ports, que segue a tradição dos ports BSD, mas é baseado em Python e ostenta uma série de recursos avançados, incluindo dependências, gestão de pacotes mais refinado, instalação "fake" (estilo OpenBSD), unmerging (desinstalação) segura, sistema de perfis, pacotes virtuais, arquivo de gerenciamento de configuração, e muito mais."

Obs.: Apesar do que foi dito, Gentoo não é uma distro voltada apenas para profissionais de rede e desenvolvedores, pois ela foi concebida para ser versátil e atender a qualquer finalidade, assim como o Debian.

Características técnicas do Gentoo

Gentoo é uma metadistribuição, ou seja, não é baseada em uma distro existente, é independente e serve de base para outras.

Originária dos Estados Unidos.

Arquiteturas suportadas: i486, i586, i686, x86_64, alpha, arm, hppa, mips, powerpc, ppc64, sparc64.

Comparando Gentoo com outras distribuições, em termos de portabilidade, vemos que nenhuma distro supera Gentoo, como pode ser visto no seguinte link:
Área de trabalho: permite ao usuário escolher dentre todos os ambientes gráficos e gerenciadores de janelas. Não possui um ambiente padrão.

Perfil dos usuários: usuários experientes em Linux, profissionais da área de redes, desenvolvedores, usuários que buscam aprender mais sobre Linux, usuários que se divertem lapidando o sistema e usuários que se preocupam muito com desempenho do sistema.

Nome Gentoo

"O pinguim Gentoo é uma das três espécies de pinguim do gênero Pygoscelis e a ave mais rápida do planeta debaixo de água." (Fonte: Pinguim gentoo - pt.wikipedia.org)

Dizem os usuários do Gentoo que não existe distribuição Linux mais veloz.
Linux: Entrevista com Knurt, o pires voador
Pinguins Gentoo

Mascotes

A distribuição Gentoo tem dois mascotes. Um é o Knurt, o pires voador e o outro é Larry, a vaca.
Linux: Entrevista com Knurt, o pires voador
Linux: Entrevista com Knurt, o pires voador
Larry, a vaca, concedeu uma entrevista ao VOL que pode ser conferida aqui.

Sobre Gentoo de acordo com o site oficial

"Nós produzimos o Gentoo Linux, um tipo especial de Linux que pode ser otimizado e personalizado automaticamente para quase qualquer aplicação ou necessidade. Extremo grau de configuração, desempenho e comunidade de usuários e desenvolvedores de qualidade são marcas da experiência do Gentoo.

Graças a uma tecnologia chamada Portage, o Gentoo Linux pode tornar-se um servidor seguro ideal, estação de desenvolvimento, desktop profissional, sistema de jogos, solução embedded ou qualquer outra coisa -- o que você quiser. Por causa de sua adaptabilidade quase ilimitada, nós chamamos o Gentoo Linux de uma metadistribuição.

(...)

O Portage irá manter seu sistema Gentoo Linux tão atualizado quanto você quiser. E por causa disso, usuários experientes do Gentoo não prestam muita atenção a novas versões do Gentoo Linux -- afinal de contas, a última e melhor versão do Gentoo Linux está sempre disponível digitando o comando 'emerge --sync'. Não há necessidade de esperar vários meses por uma nova versão do Gentoo Linux, já que o Gentoo Linux é continuamente atualizado e refinado e estas melhorias são imediatamente disponibilizadas para você.

(...)

Se o poder, flexibilidade e velocidade do Gentoo Linux tem apelo para você, nós encorajamos você a experimentá-lo. Não achamos que você ficará decepcionado."

Referências


Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Entrevista
   2. Informações sobre o Gentoo Linux
Outros artigos deste autor

Minha primeira visita ao iTown

A Origem dos Nomes (parte 2)

Como escolher sua distribuição GNU/Linux

Arch BSD - Instalação em VirtualBox

Mamãe, quero Slack! (parte 2)

Leitura recomendada

Convertendo novos usuários ao Linux

Diferenças entre Gentoo e Funtoo

O que são distribuições

Por que voltei para o Ubuntu? O que tem na versão 19.04?

Entendendo os scripts de inicialização do Gentoo

  
Comentários
[1] Comentário enviado por junior em 27/02/2010 - 23:05h

Cara, simplesmente maravilhoso!
Parabéns novamente Xerxes!

Bom saber que arrumou um tempinho na Faculdade para voltar a escrever excelentes artigos.
Um abraço!

[2] Comentário enviado por victor_linux em 27/02/2010 - 23:22h

muito bom esse artigo e ate extrovertido

[3] Comentário enviado por Teixeira em 28/02/2010 - 13:29h

E já que estamos falando de sexo...

Larry (Lawrence) é nome masculino, porém um bovino pode perfeitamente ser (genericamente falando) masculino ou feminino.
Até mesmo entre nós é hábito avistarmos um rebanho pastando ao longe e nos referirmos "às vacas".
Agora, um bovino COM TETAS é geralmente uma vaca, salvo instruções em contrário (leia a bula).

A fim de solucionar qualquer dúvida, Larry inaugurou recentemente o seu "Cow Center".
De qualquer forma, mantenha longe do alcance de crianças.

Difícil mesmo é determinar o sexo de um flying saucer (pires voador)...

WARNING: The chief surgeon has determined that drinking milk obtained from male oxen (non female cows) can be dangerous to the health!

Mais um artigo ultra-legal do xerxeslins!
Parabéns!

[4] Comentário enviado por removido em 28/02/2010 - 15:31h

Ótimo artigo, muito bem explicado. Instrutivo para quem tem pouca ou nenhuma informação sobre essa distro que é considerada de difícil utilização.
Apesar do entrevistador ter sentido um pouco de sonolência, "ZzzZ zZ..."(rs) eu li o artigo todo totalmente acordado e fascinado com a maneira divertida que o autor resolveu usar para atrair os leitores.
Parabéns...


PS: Ainda bem que o filme da Xuxa não foi o:
"O Estranho Amor"

[5] Comentário enviado por stilldre em 28/02/2010 - 18:48h

Excelente artigo! Eu também conheço o Knurt, que é de longe a tecnologia mais avançada de que se tem conhecimento. Parabéns a todos os usuários de Gentoo e/ou derivados! Que os fontes estejam com vocês!

[6] Comentário enviado por issamaysim em 01/03/2010 - 00:31h

Como assim usuario Slackware noob ?

[7] Comentário enviado por eldermarco em 01/03/2010 - 11:45h

Hahaha, outro Noob é o Linus Torvalds, que usa -- ou usava -- Fedora! =)

Muito bom artigo meu caro. Eu já pensei em experimentar o Gentoo, mas não vejo vantagem em mudar para ele no meu caso. Tirando o conhecimento que se teria em instalar essa distro e usá-la, não teria grande proveito já que não trabalho com informática. Nesse caso, posso considerá-lo como algo dispensável, apesar de que gostaria de aprender.. Mas a falta de tempo... =/

[8] Comentário enviado por xerxeslins em 01/03/2010 - 12:24h

Valeu pessoal! Obrigado pelos comentários !

@junior.rocha: na verdade ainda estou com pouco tempo.. pois estou trabalhando e estudando.. mas quando é possível eu contribuo com algo simples... ^^

@issamaysim: olá, desculpe o mal entendido =) eu acredito que a distro não define se um usuário é noob ou não (pode ser que um usuário expert goste de utilizar o Linuxmint, por exemplo). Porém, o Knurt foi meio irônico... ele quis dizer que um usuário expert em Slackware, ainda pode se sentir um noob diante de um usuário do Gentoo, pois o Gentoo tem mais fama que o Slackware de ser uma distro para geeks/experts.

@eldermarco: concordo com você. O usuário que está satisfeito com a sua distro não tem muitos motivos para trocá-la pelo Gentoo, a não ser, talvez, por pura curiosidade. Nesse caso uma opção muito boa seria instalar Gentoo no VirtualBox.

[9] Comentário enviado por removido em 01/03/2010 - 13:49h

Esses seus artigos são interessantes,
gostei muito do outro e tb gostei desse.
Quanto a(o) Lary talvez seja como a lady gaga, com os dois sexos.
O Gentoo merece isso e muito mais !!!!

[10] Comentário enviado por pael em 01/03/2010 - 15:20h

o gentoo é muito bom, mas eu ainda prefiro o meu FreeBSD =x

[11] Comentário enviado por grandmaster em 02/03/2010 - 00:07h

muito bom artigo tb.

---
Renato de Castro Henriques
ITILv3 Foundation Certified
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[12] Comentário enviado por pink em 02/03/2010 - 10:52h

Muito fofo, amei seu artigo.
Eu também tinha percebido a coincidência da logo da Xuxa... kkk
Enfim, admiro sempre suas contribuições, que são criativas e intuitivas, é uma leitura prazeirosa de algo que poderia ser técnico e ter passado "batido". Muito bom mesmo, parabéns!

[13] Comentário enviado por sudopp em 04/03/2010 - 15:30h

humor muito bom nessas suas entrevistas, parabéns! porque a instalação e configuração do gentoo e tão delicada com cada USE que se USAR não tem mais volta, quanto mais tenta arrumar, mais aumenta os problemas, parece uma avalanche, detona tudo. aqui no japão tem um montão de nomes masculinos/femininos

[14] Comentário enviado por vini_linux em 14/03/2010 - 17:31h

Fantistico mui massa nem sabia que o gentoo tinha 2 mascotes pra mim era so a vaca...

[15] Comentário enviado por fernandoborges em 22/06/2010 - 20:45h

Nada que me convença a deixar o meu simples e eficiente apt-get update e apt-get upgrade no Ubuntu... Mas bem legal o artigo.

[16] Comentário enviado por albfneto em 16/09/2010 - 12:10h

Muito bacana, sempre criativo e original, Xerxes!

[17] Comentário enviado por HER GNU/Linux em 30/09/2010 - 13:19h

Muito bom conhecer gentoo. Parabéns pela colaboração. Abraços

[18] Comentário enviado por Lisandro em 27/01/2011 - 09:04h

Aprendendo e se divertindo com este artigo. Parabéns!

[19] Comentário enviado por MilbolTylerDurde em 25/03/2011 - 15:25h

Instalarei o Gentoo na VM para ver como é mas prefiro Ubuntu :D!

[20] Comentário enviado por tonyrecife em 18/04/2011 - 18:17h

Salve Salve ...
"A propaganda é a alma do negócio"
Se o Gentoo fosse essa maravilha toda, as empresas, os profisionais, administradores de rede, etc, já estariam usando a todo vapor, o que não é o caso. Pode ser que venha a se tornar a 9ª maravilha, mas tome tempo. Em todo caso é linux e merece nosso respeito e admiração.
VIVA O LINUX.

[21] Comentário enviado por levi linux em 05/05/2011 - 19:13h

Só não entendi o slackware noob?
Rsrsrs

[22] Comentário enviado por xerxeslins em 05/05/2011 - 19:29h

levi_linux,

olá, desculpe o mal entendido =) eu acredito que a distro não define se um usuário é noob ou não (pode ser que um usuário expert goste de utilizar o uma distro fácil, por exemplo). Porém, o Knurt foi meio irônico... ele quis dizer que um usuário expert em Slackware, ainda pode se sentir um noob ao ter contato com Gentoo, pela 1ª vez, pois gentoo é uma distro que tem mais fama de ser voltada para geeks/experts. Exige mais do usuário que Slackware durante a instalação e configuração.

Outras duas distros talvez mais difíceis que Gentoo, que infelizmente não estão na distrowatch, mas muito flexíveis são Funtoo e Exherbo.

A galera que utiliza essas distros normalmente são desenvolvedores ou linux-maníacos. Aqui do VOL posso citar albfneto, edps e stilldre.

[23] Comentário enviado por levi linux em 06/05/2011 - 12:46h

Muito obrigado pelo esclarecimento, talvez eu tenha interpretado mal o texto.
Concordo plenamente com o fato de a distro não definir se o usuário e noob ou não.
De qualquer forma, vlw.

[24] Comentário enviado por robson.freitas em 18/08/2011 - 10:51h

Muito boa essa entrevista!
Gostei D+. Já aguardando as seguintes!
Valew VOL!

[25] Comentário enviado por removido em 20/10/2011 - 00:11h

Alguém me corrija se eu estiver errado, mas o sabayon pode usar o portage não pode? Claro que não é o padrão dele, mas ele pode.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts