A utilização de rótulos e do comando goto é fonte de muita polêmica na
comunidade de programadores. Existem programadores que defendem o seu uso
e existem programadores que abominam seu uso. A verdade é que o goto pode
ser vantajoso em situações específicas mas, porém, ao custo de
desestruturar o seu código.
Um exemplo onde o goto pode ser vantajoso é quando tem-se vários loops
aninhados e precisa-se sair de todos de uma vez só quando os testes de parada
para cada um dos loops aninhados é um ponto crucial para o programa, ou seja,
quando o programa não pode se dar ao luxo de gastar milisegundos com testes
para finalizar os loops.
Este exemplo já denota o quanto o uso do goto é específico. Normalmente, você
não precisa dele. O goto pode ser substituído por uma boa lógica de
programação sem perda de performance significativa. Atualmente os otimizadores
dos compiladores fazem literalmente milagres no código. Veja, por exemplo,
uma implementação sugerida para a função strcpy. Esta implementação usa o
goto para implementar um loop e para, da mesma forma, sair dele:
char * strcpy (char * dest, const char * orig) {
char * o, * d;
o=(char *)orig, d=dest;
loop:
if (! *o)
goto exit;
*d++ = *o++;
goto loop;
exit:
*d = '\ 0';
return dest;
}
Esta implementação "desastrosa" de fato funciona. Porém, compare-a com uma
implementação mais limpa:
char * strcpy (char * dest, const char * orig) {
const char * o;
char * d;
for (o=orig, d=dest; *o != '\ 0' ; ++o, ++d) {
*d = *o;
}
return dest;
}
Qual delas é mais fácil de entender e de manter? Deixo a resposta para você,
leitor. O fato é que a justificativa de se usar o goto como meio de se alcançar
boa performance da implementação não é justificável pelo custo que se tem de pagar:
clareza. Observe o quanto a implementação que usa o goto não é clara.
Nos exemplos, o goto está posicionado de forma concisa e, à primeira vista, é uma
forma interessante de se programar. Porém, imagine se a função fosse um pouco maior
e precisasse de rolagem de tela para poder ser lida. Imagine se o rótulo estiver
dentro de uma estrutura condicional, estrutura de laço ou coisa semelhante. Dá
para se ter uma boa idéia do quanto este código pode ficar impossível de ser
lido e mantido.
[1] Comentário enviado por removido em 21/06/2004 - 08:58h
Muito interessante o artigo! Nas universidades (pelo menos na minha) os professores de linguagem de programação ensinam como evitar estes "desastres"... eu acho isso muito válido! Já que os programadores de hoje, mais do que nunca, precisam levar em consideração a segurança da informação que seu programa vai manipular, tendo que procurar evitar ao máximo qualquer possibilidade de falha.
[3] Comentário enviado por engos em 23/06/2004 - 16:12h
Achei a visão um pouco limitada nos exemplos, todavia o artigo está muito bom.
É sempre bom divulgar esse tipo de conhecimento, pois a maioria das pessoas que sabem que não devem usar, não possuem a menor idéia da razão de não usar.
[6] Comentário enviado por ron_lima em 12/10/2004 - 06:31h
Complementando... Esta declaração é uma tentativa de ativação de código no endereço zero, ou seja, antes da função main nos sistemas operacionais modernos. O efeito é imediato: falha de segmentação.
[7] Comentário enviado por voulogarso1vez em 02/03/2005 - 22:43h
Faltou dizer que o setjmp/longjmp pode ser usado pra simular exceções (try/catch), apesar de difícil de fazer de forma segura (sem vazamento de memória, por exemplo). Quanto aos signals, junto com o longjump, eles são um outro canto escuro da linguagem... volatile, sig_atomic_t, sempre fico na dúvida sobre o que realmente é necessário pra deixar o código que usa esses recursos realmente portável e de acordo com os padrões.
[8] Comentário enviado por ron_lima em 06/03/2005 - 07:43h
A idéia inicial do setjmp e do longjmp não é simular o tratamento de exceções mas é realizar o que é chamado de "goto não local". Estas funções fazem um rewind da pilha, fazendo qualquer empilhamento que tenha ocorrido no programa retornar a uma posição salva anteriormente. É uma ferramenta poderosa e, no entanto, extremamente perigosa, pois pode ocasionar falhas como vazamentos de memória difíceis de serem encontradas. Os sinais são uma coisa muito interessante. Eles residem na área da programação assíncrona. Nunca se sabe o que o programa vai estar fazendo quando receber um sinal. Normalmente é interessante, em sistemas unix, programar um aplicativo para tratar de forma adequada determinado sinal para que o mesmo finalize o que está fazendo sem problemas. Normalmente programa-se handles para os sinais SIGHUP para reinicialização e SIGTERM para finalização.
[10] Comentário enviado por ron_lima em 31/08/2007 - 13:36h
De fato. Eis a versão corrigida:
char * strcpy (char * dest, const char * orig) {
const char * o;
char * d;
for (o=orig, d=dest; *o != '\ 0' ; ++o, ++d) {
*d = *o;
}
*d = 0; /* Entenda-se aqui o barra zero. Aparentemente há um problema no site. */
return dest;
}
A sua versão funciona adequadamente também (faltou um ; depois do return) apesar de ser menos clara. Seria possível criar-se uma versão ainda mais reduzida, partindo-se da sua:
[12] Comentário enviado por elgio em 31/08/2007 - 13:42h
Correto. Minha versão é menos clara e de propósito: Envio ela para meus alunos como desafio do que ela faz, depois que mostrei ponteiros, evidentemente.
Até lá, o que eles conhecem de strcpy é isto :-(
int strcpy (char d[], char o[])
{
int i;
for (i = 0; o[i] != 0; i++){
d[i] = o[i];
}
d[i] = 0;
return (i); /* no caso retorna o numero de cars copiados (tamanho) */
}
[13] Comentário enviado por elgio em 31/08/2007 - 13:50h
Aproveitando o assunto (porque eu adoro C e apesar do teu artigo ser ANTIGO, eu só o descobri hoj. hehehehe).
Outro fato no C que PODE VIR A SER UM DESASTRE, se não feito com cuidado, é a manipulação de números de ponto flutuante. Nem estou falando da velha pegadinha:
int x=10;
double z;
z = x/4;
/* z infelizmente vai ter 2 e não 2.5 */
Mas eu envio também como desafio aos alunos (com a intenção de mostrar os perigos) este pra lá de polêmico trecho de código:
int a;
a = 200;
a = (a * 0.7) + a;
Isto deveria dar 340, pois 200 * 0.7 da 140 e não haveria perda de casas decimais, certo? Pois dá 339!!
Cara, acho este comportamento o mais interessante que já vi e, é claro, a explicação é perfeitmante lógica!!
[15] Comentário enviado por ron_lima em 31/08/2007 - 14:25h
Sim, pelo fato de a * 0.7 resultar em 139.999999999997, efeito dos números em ponto flutuante.
Uma variação bacana do seu strcpy que determina quantos caracteres foram copiados poderia ser:
int strcpy (char *a, const char *b) {
const char *c = b;
while (*a++ = *c++)
;
return (c - b - 1);
}
Esta versão é também interessante pela adição da aritmética de ponteiros ao final. Mas ainda acho a função abaixo uma das mais interessantes, apesar de não aconselhar o uso de construções deste tipo:
[18] Comentário enviado por Chrys em 27/01/2008 - 15:52h
Contudo sobre a parte de static e variável global, neste caso nem exerce realmente a função de variável global, já que o tipo static definirá que essa variável só poderá ser vista dentro deste arquivo, em nenhum outro arquivo poderá acessar essa variável diretamente, o que é um procedimento seguro, tornando a variável global apenas no arquivo em questão e sendo até recomendado esse uso de getter.
Então se nesse caso você tiver uma variável static dentro do arquivo file.c e quiser acessa-la através do arquivo tentando.c, pode esquecer, pois diretamente fica "impossível" acessar, surgindo os famosos gets e sets da vida, acho que é a parti daí que sai o procedimento de segurança de código.
Uma dúvida é possível se fazer funções statics em C?
[19] Comentário enviado por ron_lima em 29/01/2008 - 08:44h
A variável declarada como estática (static) é sempre global, mesmo que não seja possível acessá-la de outra unidade de tradução. Mesmo quando declarada dentro de uma função, ela será alocada dentro da pilha global do programa.
Quando declarada fora de blocos, ela é global na unidade de tradução na qual foi declarada. Portanto, ela continua sendo uma variável global.
Da mesma forma, é possível declarar-se funções com o mesmo especificador de armazenamento. As funções "static" também são visíveis apenas dentro da unidade de tradução onde são declaradas e definidas.
Variável global é receita certa para programas altamente acoplados e de difícil manutenção, mesmo que o acesso seja controlado por "getters" e "setters". O ideal é não usá-las. Sempre é possível fornecer os dados necessários através de parâmetros de função.
Contudo, há casos em que é necessário o uso de variáveis globais. Por exemplo, no caso de eventos assíncronos que ocorram no seu programa - por exemplo, um sinal - que precisam ser tratados e ter seu estado controlado. Normalmente os handlers de eventos assíncronos são funções que não têm contato com o restante do programa - um handle de sinal é uma função void que recebe como parâmetro o número identificador do sinal que ocorreu. Para este caso, é indicado a variável global para que o estado do programa seja conhecido depois da ocorrência do evento assíncrono.