Esse artigo é um aprofundamento no estudo sobre ponteiros em C/C++. Aqui serão tratados conceitos de ponteiros de forma teórica e prática ao mesmo tempo, o que torna o texto uma leitura agradável para os interessados no assunto.
Podemos realizar algumas operações com ponteiros: adição, subtração, complemento, decremento, <, >, == e !=.
Se temos um vetor de inteiros de dimensão cinco podemos declarar um ponteiro para um inteiro que ele fará o trabalho. Isso só é possível devido ao fato de um vetor ser de acesso seqüencial, ou seja, uma área da memória que foi alocada de forma linear. Se este vetor tem o tamanho cinco, é como se cinco blocos de memória que cabem inteiros estivessem posicionadas seqüencialmente.
int numero[5];
int *ptrnumero;
ptrnumero = &numero[0];
O ptrnumero agora terá o endereço do primeiro elemento do vetor numero[], assim se incrementarmos ptrnumero ele apontará para numero[1], se de novo, ele apontará para numero[2] e assim sucessivamente. O decremento nessa altura do campeonato fará com que ptrnumero aponte para endereço anterior. Como podemos fazer isso? É simples, vejamos:
Se ptrnumero estiver apontando para numero[0], ptrnumero++ fará que aponte para o próximo inteiro, no caso, numero[1].
Pode-se aplicar este conceito a qualquer tipo de vetores.
Agora veremos as adições e subtrações:
int numero[5];
int *ptrnumero;
ptrnumero = &numero[0];
(ptrnumero + n) irá apontar para numero[n] e assim sucessivamente, então podemos ver que a adição ou subtração faz com que o ponteiro aponte para n'ezima posição no vetor. E a subtração fará o inverso.
Nota: O n é chamado de offset ou deslocamento.
Podemos também ver se um ponteiro está apontando para um endereço igual a outro ponteiro( <, > e != também funcionam), como:
int *ptr, *ptr2, x;
ptr = &x;
ptr2 = &x;
if(ptr == ptr2) puts("Verdadeiro...");
Esse código resultará na mensagem de tela: Verdadeiro...
Agora essa é muito legal, podemos subtrair um ponteiro de um tipo e um ponteiro do mesmo tipo. Exemplo:
/* Desenvolvido para o Estudo de Ponteiro para GNU/Linux
* Desenvolvido por Wesley Oliveira
* Copyright (C) 2004, Wesley Oliveira
*/
#include <stdio.h>
int main(void)
{
char *str = {"Eu sou um codigo em C!"};
char *ptrstr = str;
Esta função exemplo retornará o tamanho de str, incluindo o caractere "{TEXTO}".
Código exemplo:
/* Desenvolvido para o estudo de ponteiros para GNU/Linux
* Desenvolvido por Wesley Oliveira
* Copyright (C) 2004, Wesley Oliveira
*/
#include <stdio.h>
int main(void)
{
int numero[5] = { 5, 7, 9, 10 };
int *ptrnumero=NULL;
[2] Comentário enviado por Jarnotrulli em 09/10/2004 - 03:23h
So um pequeno comentario em C.
Na linguagem C++ e possivel chamar variaveis com referencia( por exemlo, void soma(int x, int y, int& resultado)).
Em C so ha chamadas por valor. Este e um truque que transforma chamadas por copia em chamadas por referencia.
Alias,o artigo esta otimo! A nao ser pelo titulo. Ponteiros tambem funcionam no meu MenuetOS, e nao so no GNU/Linux...
[3] Comentário enviado por jllucca em 10/10/2004 - 20:50h
Jarnotrulli,
no proprio artigo é mostrado como C pode trabalhar por passagem por referencia(soma(int x, int y, int* resultado)). Mas, o truque do "&" que voce demostra só existe no C++ e se não me engano é chamado de "ponteiro mascarado" ou "mascaramento de ponteiro".
O artigo tá excelente e também não gostei do nome do titulo pq programação é baseada em conceitos e não nos sistemas operacionais...
[4] Comentário enviado por Jarnotrulli em 12/10/2004 - 17:02h
Vou explicar melhor: em C, nao existe uma chamada por valor pronta (ou seja, voce tem que fazer uma), mas em C++ existe (mas ainda da para fazer no estilo C, apesar de programadores C++ nao gostarem muito...).
O truque ao qual eu me referia era o que o artigo expoe. So isso!
[5] Comentário enviado por powerlinux em 12/10/2004 - 20:09h
Acho que você está enganado Johann, em C e C++ todas as chamadas são por valor, exceto as que passam endereços (vetores etc.), aí sim, são todas por referência. Todas as estruturas de dados que por natureza são passadas nos argumentos apenas o endereço, essas são por referência as outras todas são por valor.
Uma forma de se passar endereços por valor é da forma como expliquei no tutorial, colocando o qualificador const antes da declaração do argumento.
Quanto ao título, apenas quiz criticar alguns tutoriais que existem na internet onde se trata de padrões (ANSI, ISO) e os autores colocam títulos como: estudo de ponteiros para Windows ou outra coisa do tipo.
[6] Comentário enviado por Jarnotrulli em 13/10/2004 - 02:17h
Eu vou reexplicar (afinal, isso e sobre eu e voce ou sobre o artigo? :-) )
Em C, voce faz algo como:
void trocardelugar(int *a, int *b){
/*Inserir codigo aqui!*/
}
int main (void){
/*escreva algum codigo que use isso!*/
troca(&a,&b);/*Nao esquecer do & antes do argumento!*/
return 0;
}
A rigor, em C nao ha chamdas por valor. Voce e obrigado a passar apontadores para mudar os parametros dentro da funçao e isso acontecer do lado de fora.
Em C++ isso nao e necessario. Voce faz isso aqui:
void trocardelugar(int& a, int& b){
//Inserir codigo aqui!
}
int main (void){
//escreva algum codigo que use isso!
troca(a,b);
return 0;
}
Bem, em C++ nao e necessario passar o endereço na hora de usar a chamada por referencia (bem, se o compilador implementa isso como uma chamada de valores com ponteiros, ou qualquer coisa parecida, nao interessa pois estou falando em alto-nivel).
Sera que fui claro?
Em C, se passa o endereço por valor para obter uma chamada por referencia.
Em C++, se passa por referencia direto,sem rodeios!
Um outro exemp-lo e o var do Pascal, para quem conhece.
Estou pensando num artigo sobre isso.
Ate mais!
[7] Comentário enviado por Jarnotrulli em 13/10/2004 - 02:23h
Eu vou reexplicar (afinal, isso e sobre eu e voce ou sobre o artigo? :-) )
Em C, voce faz algo como:
void trocardelugar(int *a, int *b){
/*Inserir codigo aqui!*/
}
int main (void){
/*escreva algum codigo que use isso!*/
troca(&a,&b);/*Nao esquecer do & antes do argumento!*/
return 0;
}
A rigor, em C nao ha chamdas por valor. Voce e obrigado a passar apontadores para mudar os parametros dentro da funçao e isso acontecer do lado de fora.
Em C++ isso nao e necessario. Voce faz isso aqui:
void trocardelugar(int& a, int& b){
//Inserir codigo aqui!
}
int main (void){
//escreva algum codigo que use isso!
troca(a,b);
return 0;
}
Bem, em C++ nao e necessario passar o endereço na hora de usar a chamada por referencia (bem, se o compilador implementa isso como uma chamada de valores com ponteiros, ou qualquer coisa parecida, nao interessa pois estou falando em alto-nivel. E disto que eu estou falando, capiche?).
Sera que fui claro?
Em C, se passa o endereço por valor para obter uma chamada por referencia.
Em C++, se passa por referencia direto,sem rodeios!
Um outro exemp-lo e o var do Pascal, para quem conhece.
Estou pensando num artigo sobre isso.
Ate mais!
[8] Comentário enviado por powerlinux em 13/10/2004 - 16:24h
Johann não é nada sobre eu e você. Eu não tenho nada contra você até testei o que você me explicou e funcionou, achei ótimo. Mas você se esquece que o foco é tão somente C (se bem que não tá bem explicado no tutorial, não é? dou a todos os créditos das críticas sobre isso). O fato de C++ suportar o que estou explicando no tutorial é que C++ é um complemento de C.
Outra coisa, o que você explicou só é possível porquê C++ compatibiliza os tipos, e o compilador se incumbe de passar o endereço dos parâmetros para a função receptora. Mas não deixa de ter seus méritos o fato de C++ possibilitar isso... facilita muito a vida do programador.
Agora não diga que: "... em C nao ha chamdas por valor.." pois todas as passagens de parâmetros em C são por valor, exceto as que coloquei no comentário acima.
Mais uma vez, nada pessoa, só quero que os leitores não sintam inseguros de aplicar o que lhes mostrei no tutorial. Caso alguém queira contribuir com sujestões e críticas fiquem a vontade de enviar para o meu e-mail. E para tornar as coisas mais claras, informo que estou refazendo o tutorial e ampliando alguns tópicos e vou disponibilizá-lo novamente. Agora não sei se será aqui no VOL ou se será no meu site pessoal. Até, se o Fábio estiver lendo isso, quero saber como faço para lançar a versão 2 do tutorial no VOL?
[10] Comentário enviado por sachetto em 11/12/2009 - 10:41h
Cara achei seu artigo muito bom. só no final dele que eu nao consegui intender o lance da variavel "char"
char *ptrVetor[10];
aqui foi que eu me embolei.