Imagine oferecer ao seus clientes ou usuários um espaço com cara de sistema operacional. Imagine cada usuário ter seu próprio desktop e tudo isso acessível de qualquer parte do mundo pela internet? Salvar documentos, planilhas, slides, jogos, tudo... ON-LINE! Apresento-lhes um mini sistema operacional de computação nas nuvens, o EyeOS.
Mova este pacote para o diretório de seu webserver, local onde ficam os sites:
# mv eyeOS_1.8.0.0.tar.gz /var/www/html
ou # mv eyeOS_1.8.0.0.tar.gz /var/www/
dependendo da sua distribuição ou localização do seu DocumentRoot do Apache2.
Terceiro passo:
Envie para o servidor e o descompacte dentro do diretório de onde ficam as páginas na web. Geralmente ficam em /var/www/html/ - para RedHat´s e /var/www/ para Ubuntu e Debian´s like.
Para descompactar o pacote em tar.gz:
# tar -xvfz eyeOS_1.8.0.0.tar.gz
Quarto passo:
Dê permissão completa na pasta:
# chmod 777 eyeOS -Rf
Pronto!
Quinto passo:
Abra o link:
http://ip_do_servidor/eyeOS
em seu browser favorito.
A seguinte tela aparecerá:
Clique em instalar.
Logo em seguida vamos acessar o sistema. O primeiro login é "root" e a senha é a que você definiu.
Aparecerá uma imagem semelhante:
Obs.:
Você pode criar um novo usuário, mas somente o usuário root pode instalar novos aplicativos, temas, línguas, atalhos, entre outras coisas;
Caso não deseje que não seja permitido que o usuário ou cliente crie seu login, desative a opção de criação de conta na instalação, na primeira tela.
[2] Comentário enviado por paulorvojr em 12/01/2009 - 11:28h
Oi, phillip666, tudo bom?
como assim apenas para teste?
este projetor não é meu, apenas estou mostrando no artigo, como todos artigos do vol,
Eu apenas como teste coloquei no meu servidor e dominio um exemplo ja instalado e configurado, para que as pessoas possam ver como funciona e tudo mais, para testes, mas devem depois se gostar implementar em suas casas e emrpesas.
[3] Comentário enviado por albertguedes em 12/01/2009 - 14:55h
Realmente, a computação em nuvens é um tipo de tendência que tenho certeza que vai dominar.
Quanto menos as pessoas precisarem saber sobre assuntos técnicos como instalação e configuraçãode SO e outros programas, mais elas irão usar esses serviços.
Daqui um tempo, creio que teremos sistemas assim como temos canais de TV. Computador vai ser uma coisa que está no ar, em casa as pessoas poderão acessar seus dados e arquivos através de QUALQUER aparelho.
Se vocês são chegados em Jornada nas estrelas ou Guerra nas estrela, vão perceber que não aparece em momento algum um desktop ou notebook, o computador é uma coisa onipresente.
E estamos caminhando nesse sentido.
[4] Comentário enviado por julianjedi em 12/01/2009 - 14:59h
Realmente acho interessande esse negocio porém creio que oque vai funconar mesmo será algo tipo o google docs onde os aplicativos rodam em web porém o sistema operacional continua sendo local algo tipo o GoS seria o que realmente funciona ... é claro que muita coisa tem que ser melhorada ... mas a ideia é realmente boa =] abraços e exelente artigo !!!
[5] Comentário enviado por everton3x em 12/01/2009 - 17:05h
Além do EyeOS, o qual acho uma proposta interessante pois, além de utilizarmos o que já é disponível, podemos utilizar sua API para incorporarmos nossos próprios aplicativos à ele, temos também o DesktopX, que é também um "SO" como o EyeOS, porém, em Flash e com vários recursos, inclusive é possível utilizar o OpenOffice nele.
Contudo, concordo com o albertguedes: creio que serviços no estilo do Google Docs tenha um futuro "melhor". Acho que serviços no estilo do Zoho muito mais interessantes do que um "Desktop" na Web.
Quanto ao que o julianjedi falou, concordo também: os SO convencionais ainda serão importantes por um longo tempo, porém com uma integração maior aos serviços Web2. Prova disso é o Mango e o Prism (da Mozilla).
Prefiro acreditar que no futuro, insatalaremos nos nossos computadores um Linux "ligth" que, no lugar do KDE ou Gnome, abrirá uma janela do prism com uma página inicial integrando vários serviços (Google Docs, Zoho, etc.).
[8] Comentário enviado por tpjunior em 12/01/2009 - 22:01h
Com certeza cloud computing é uma tendência muito forte.
Do jeito que a cada dia aumenta a quantidade de dispositivos que temos ligados a internet, essa idéia de computação nas nuvens dominará daqui a alguns anos.
[12] Comentário enviado por MarronBrown em 13/01/2009 - 10:38h
Ae, veio muito em boa hora essa sua dica, mas aconteceu que depois de tudo pronto, tenho que coloca-lo online,
ja fiz um no-ip para acesso, mas quando acesso o meu endereço ele redireciona pro meu modem adsl e nao para aplicaçao do eyeOS, isso quando na mesma rede do modem, quando em outra rede ele simplesmente nao funciona, o que pode ser, faltou eu habilitar alguma coisa!?
mesmo assim, parabens ficou muito bom sua explicaçao de 1ª eu consegui fazer tudo!
[14] Comentário enviado por calaff2 em 13/01/2009 - 12:13h
Velho perfeito ! vou instalar hoje no slackware 12.2 :) agora me diz uma coisa eu quero colocar o broffice no sistema tem como?
Tem como você mim mandar o tutorial de como instalar porgramas nele.
Att: Idalmo Junior
Engenheiro da computação
calaff2@hotmail.com
idalmo@ipx-ba.com.br
[16] Comentário enviado por joaovitorlinux em 13/01/2009 - 16:10h
Preciso de ajuda.
Depois de instalar o eyeOS, conseguir entrar como root certinho blz, depois de fechar a sessão e tentar entrar novamente, esta sendo redirecionado para o diretorio eyeOS/installer/ e nao funciona mais, pode me dizer o q devo fazer ?
Valeu
[18] Comentário enviado por zuberi3000 em 14/01/2009 - 09:31h
Paulo tudo bom... Puxa otimo tutorial, cada vez mais me surpreendo com o mundo linux, e o que ele pode nos proporcionar, é um eterno aprendizado.
E graças a pessoas como voce que o pinguim consegue ser tão surpreendente assim.
[20] Comentário enviado por paulorvojr em 15/01/2009 - 19:11h
não é possivel instalar o pidgin, pelo menos não que eu saiba ou lançou.
ainda não é possivel instalar qualquer programa de terceiros, os aplicativos precisariam ser convertidos, analisados e testados.
existem outras alternativas que fazem o que devem fazer, como um agregador de vários messengers, parecido com pidgin entre outros, aplicativos de planilhas, editor de fotos, texto entre outros.
claro que muitos estão acostumados a usar seu aplicativo favorito, mas é o mesmo que ocorre com o mundo windows x linux, todos adoravam o internet explorer, e aos poucos gostaram do mozilla, entre outros exemplos.
quando não é possivel utilizamos outras alternativas ou a desenvolvemos tanto para uso proprio como para várias pessoas, assim gira o mundo open-source.
[22] Comentário enviado por marcos_soares em 24/01/2009 - 22:27h
Ola muito bom artigo, mas estou com uma dificuldade na instalação do sudo apt-get install sun-java6-jre, preciso dos repositórios para colocar no sources.list, será que pode me ajudar ?
[26] Comentário enviado por edon_hudan em 11/02/2009 - 11:01h
olá Paulo,
Muito bom o seu artigo, porém estou com um probleminha aqui, tipo, após fazer todos os passos e tentar acessar a pagina por:
http://ip_do_servidor/eyeOS
Em vez de abrir a pagina de instalação como de costume ele pede para baixar o arquivo "99v_FIFB.phtml.part", vc sabe o motivo para ele se comportar dessa forma?
Informações relevantes:
estou usando o Ubuntu 8.10
[27] Comentário enviado por paulorvojr em 11/02/2009 - 11:39h
edon_hudan,
por padrão quando se acessa uma pasta de um site no apache, ele procura algum index.php, index.html
no caso do sistema, quando você o descompactou dentro do eyeOS tem a pasta installer, e na raiz uns arquivos, chamados index.html, license.txt, package.eyepackage, etc.
ou seja por algum motivo seu apache não esta interpretando paginas, faça um teste tente publicar qualquer site em php, html, etc.
[28] Comentário enviado por edon_hudan em 11/02/2009 - 12:36h
bem, o problema foi sanado apenas em reiniciar o apache, não consegui intender o motivo do problema (e o porque de ter sido resolvido apenas ao reiniciar)
mas, de qualquer forma, obrigado, e mais uma vez, parabéns pelo artigo.
[30] Comentário enviado por paulorvojr em 13/02/2009 - 17:58h
henaaque ,
quais aplicativos você quer instalar?, não é possivel instalar qualquer um como windows, somente apps desenvolvidos para eyeOS.
no site do desenvolvedor tem diversos sites de extensões e apps para eyeOS.
[31] Comentário enviado por marcos_soares em 25/02/2009 - 02:46h
grande paulo,
Conclui as instalações e esta tudo funcionando, até já instalei a tradução, mas estou com uma duvida, qual o quota de cada conta? existe um padrão? e se existe posso mudar ? e como fazer isso?
Uso o debian 4.0 etch numa maquina virtual, em modo texto.
[33] Comentário enviado por paulorvojr em 25/02/2009 - 14:06h
marcos_soares,
claro que tem, basta voce ir no painel de administração do proprio sistema. lá voce define quando cada conta pode ter, la existem várias configurações de por exemplo papel de parede, site padrão, espaço em disco, se pode criar contas automaticamente e talz
qualquer dúvida basta falar.
"Me envia os arquivos e a maneira com se instala, "
[35] Comentário enviado por artfurt em 19/03/2009 - 09:30h
Olá Paulo.
Primeiramente obrigado pelo excelente artigo. Estou pensando em usar o tema computação em nuvem para o meu TCC. O que vc acha? vc poderia indicar alguma bibliografia publicada sobre esse tema? Eu gostaria também de implementar o eyeOS como exemplo.
Só que sou leigo em linux e nunca instalei um webserver. Se eu seguir o seu tutorial,serei capaz de instalar e configuar o eye, apache, mysql, tudo isso? O que mais eu precisarei para ter funcionando o eyeOS em uma página da internet, acessável de um lugar remoto? Gostaria muito da sua ajuda para essa tarefa. Se pudar me passar ou indicar uns tutoriais completos para a instalação e configuração dessas ferramentas, seria ótimo. Pode ter certeza que terá um lugar garantido nos agradecimentos da minha monografia. :)
Desde já grato!
[36] Comentário enviado por paulorvojr em 19/03/2009 - 21:16h
Oi, tudo bom?
R: Poxa acho fantástico, implemente na sua tcc sim, é um assunto que gera muitos frutos. Sobre bibliografia não conheço, mas vou pesquisar e perguntar la na minha universidade.
R: lhe ajudo no que precisar sobre um webserver no linux, mas aconselho UBUNTU por ser mais flexivel nas linhas de comando e ser mais "wizard", do tipo next, next, next finish.
Sim pelo artigo você pode instalar perfeitamente, como muitos fizeram e não reclamaram, e eu sempre fui la ajudando quem precisava e quando também eu sabia, nao sei tudo.
Tipo, para implementar igual botei para todos acessarem, você precisaria comprar um plano de hospedagem com dominio,
eu utilizo em dominio e servers americanos, pago 40 dolares por ano, e com isso posso implementar muita coisa, ja sao 12 sites e serviços, com 8 banco de dados ja, alguns são:
claro que existem planos grátis, mas é aquela velha história, o gratis parece demonstração, como tipo, aparece na sua frente uma linda mulher e quando você quer ir para o plano B, pula uma mensagem de erro "apenas para assinantes plus" ahhahahaha, brincadeiras a parte, o preço vale a intenção,
existem planos de hospedagem brasileiros, mas os bons custam mesmo em torno de 200 por ano, mas voce pode achar uns por 7,50, 12,90 por mes, apenas são mais lentos que os americanos.
Se lhe interessar eu te ajudo so perguntar,
mas o que precisa para o eyeOS e similares de sistemas operacionais on line é:
[37] Comentário enviado por artfurt em 20/03/2009 - 09:38h
Olá novamente Paulo!
É ótimo saber que posso contar com sua ajuda! Muito obrigado mesmo!
Hoje apresentarei o tema para o meu orientador, caso ele aprove e esteja tudo ok, começo a parte prática nesse final de semana mesmo! Confesso que estou bastante curioso sobre como vou me sair. E bastante empolgado tbm!
Para começar, qual distribuição do UBUNTU vc me recomenda? Lembrado que sou leigo em tudo que se refira a linux!
[38] Comentário enviado por removido em 26/05/2009 - 22:40h
E ai meus arquivos , prgramas e tudo estarão nas mãos de um milhonario dono de um mainframe cheio de restrições do que pode-se ou não fazer...Tomara que esse dia nunca chegue.
[39] Comentário enviado por albertguedes em 26/05/2009 - 23:43h
xispirito, o medo de ter os dados é natural, mas lembre-se que seus emails e muitos dados particulares estão armazenados JÁ em servidores onde qualquer adm mal intencionado (ou subornado ) pode meter as mãos.
Acredito que a segurança de uma sistemas de servidores como o discutido deve ter o mesmo nível que os que já existem. Ou melhora-se a segurança do que existe, ou vai ficar na mesma.
[42] Comentário enviado por tutu_bh em 24/09/2009 - 14:21h
Me tire uma duvida por favor...
vou te explicar meu cenario...
Trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software.
Nossa rede de desenvolvimento e separada da rede dos outros colaboradores ( comercial, administrativo etc.. )
A rede de desenvolvimento acessa somente alguns servidores. ( AD, SVN etc...)
Mas os gerentes precisam de acessar emails e internet... Atualmente uso o FREENX mas pelo trabalho de instalar e configurar maquinas pensei em outra alternativa....
Minha duvida é a seguinte: Teria como eu setar o eyeOS para usar um servidor proxy da rede com autenticacao?
Outra... exite um cliente de email para o eyeOS, se sim qual seria...
Quem tiver como me ajudar por favor eu ficaria muito grato...
[43] Comentário enviado por paulorvojr em 24/09/2009 - 14:28h
Olá, tutu_bh, tudo bom?
em resposta a sua questão:
Sim, existe um cliente de email para o eyeOS, o eyeMail, na versão do eyeOS 1.86 e somente essa, possui até pop3 e imap, show de bola
a sua outra pergunta é:
Teria como eu setar o eyeOS para usar um servidor proxy da rede com autenticacao?
Explique-se melhor, voce quer que as pessoas se autentiquem para acessar o eyeOS ou quer que o eyeOS se autentique?, o eyeOS é ele mesmo, como vai se autenticar toda vez, ele não acessa internet, são as pessoas que acessam ele, ele é o servidor.
se voce quer que se autentiquem, são diversas formas, a mais comum é você fazer isso via squid, apache, e outros.
o ideal é usar o eyeOS, em um servidor proxy, na qual ja possua ip externo, assim até pessoas de fora acessam ele
eyeOS fora de um servidor proxy não tem muito sentido, ja que fica na rede interna, a ideia dele é portabilidade
O problema que por ser uma empresa de desenvolvimento de software, sempre tem alguem que quer ser o espertinho, por isso meu chefe nao deixa ser no SRV de proxy...
[45] Comentário enviado por wmn8 em 22/01/2010 - 17:02h
Algué sabe como montar um servidor desse só que usando o Windows? Eu queria usar o IIS e instalar o EyeOS no Virtual Box e quando alguém entrar na url redirecionar para o EyeOS que está instalado no VirtualBox, já fiz o redirecionamento no modem e já deixei instalado e funcionando o EyeOS no VirtualBox, falta só como acessar ele via browser.
[46] Comentário enviado por paulorvojr em 22/01/2010 - 18:22h
wmn8,
instalar em windows, linux, mac, tanto faz, ele não precisa de plataforma, ele so precisa de um serviço web, que prove web e php, as vezes com banco de dados e alguns modulos php5-cli, pra ca e pra la.
voce primeiro diz que quer instalar e depois diz que ja instalou e so falta acessar pelo browser? resolva-se haeaeuaeuheauh
sua duvida é em relaçao, de uma pessoa em qualquer lugar do mundo, chegar e acessar seu servidor virtualizado (virtual box, vmware , o diabo, qualquer um serve)
o problema é somente de rede, segue exm
paulo (ip 200.134.2.1) -> modem do wmm8 cujo (ip 201.34.1.90) _ -> redireciona a porta 80 para o ip do servidor virtual com eyeOS cujo (ip 192.168.90.1)
não há problema nisso, apenas tenha certeza de liberar o firewall do servidor virtualizado, e tenha certeza que o modem redireciona a porta 80.
sobre instalar em windows.
O problema é que IIS não roda por padrão componentes php, a menos que voce instale modulos, e outras coisas que a microsoft ignora
não é dificil, mas teras que instalar o php5, configurar umas dll, e por ai vai, é chatinho so, tem outras formas menos dolorosas, mas é so tu estudar.
lembre-se, eyeOS usa php!! nao asp! iis (internet information service) é o servidor web da microsoft.
[47] Comentário enviado por wmn8 em 23/01/2010 - 10:55h
Bom Dia Paulo,
Colocar o PHP para funcionar no IIS é tranquilo, agora tenho uma dúvida, eu entrei lá no site do EyeOS e baixar um pacote em PHP e a imagem do EyeOS, está instalado no VirtualBox e rodando beleza o EyeOS, como o site vai encontrar onde está instalado o EyeOS para ser acessado? Vou ter que abrir algum arquivo e indicar o IP da rede virtual que o VirtualBox cria? O EyeOS ele automaticamente já tem uma espécie de Remote Desktop habilitado onde o site só vai se conectar a essa porta?
Não teria que instalar um Web Server dentro do EyeOS ou o EyeOS já tem algum recurso que vai receber a conexão remota e o site só vai ser usado como um redirecionador?
Não entendi como vou fazer para acessálo remotamente.
Tem como você me explicar o que faço agora? Já está instalado o PHP no IIS e o EyeOS já está instalado também.
[48] Comentário enviado por paulorvojr em 23/01/2010 - 14:04h
Oi, wmn8, tudo bom?
olha, a imagem com a virtualização completa do eyeOS, já vem com tudo pronto, toda a infraestrutura necessária, web server e tudo mais.
Eu não gosto muito desse tipo, preciso so baixar o pacote, descompactar e instalar passo a passo, pois primeiro que aprendo e vejo as dificuldades e também tenho uma visão e controle maior do que há.
Quando se usa a imagem, o trabalho a ser feito é somente ver a rede ou configurar a mesma, para que se adapte a sua rede, ou seu projeto e testar se tudo esta funcionando.
Por padrão essas imagens VM vem rede por dhcp, ou seja vai pegar o ip dinamico, so tu ver qual o ip, e de outro pc, puxar pelo browser esse ip.
conexão remota?, não, so por acesso a ssh (putty), winscp, e por ai vai., a menos que voce instale uns vnc da vida.
"Não entendi como vou fazer para acessálo remotamente."
r: acessar remotamente é so voce configurar a rede dele com um ip válido e liberar (se tiver bloqueado no firewall)
acessar remotamente é preciso definir, quem acessa quem e de onde.
Ex: pc1 que acessar pc2, eles estao na mesma rede, logo pc1 (176.165.10.5) e pc29 176.165.10.90)
pc 1 quer acessar pc3, eles estao fora da mesma rede, mas há um gateway-ponte, logo:
pc1 (176.165.10.5) acessa gateway (176.165.10.8) e roteia pacotes pra outra rede que é do pc 3 ( 176.165.90.2)
pc5 que acessar pc 6, eles estao separados pela internet
logo:
pc5 (176.165.10.80), quer acessar o pc 6 que tem ip dinamico de 201.168.90.2 e modem porta liberada 80 , redirecionando para pc6 (192.168.60.9)
a resposta sempre será, quem quer acessar quem e o que.
[50] Comentário enviado por vinyanalista em 04/09/2010 - 19:25h
Excelente artigo, acabei de testar o sistema no site que você forneceu e achei muito interessante. Mas acho que essa idéia de computação na nuvem, se é que vai vingar, ainda vai demorar muito tempo.
Quanto à pergunta do amigo: o sistema operacional ainda é necessário pra acessar a Internet? Com certeza! Ainda será necessário o sistema operacional para reconhecer os dispositivos de hardware e fazer a conexão com a Internet. Mesmo assim, poderia ser um sistema Linux "light", apenas com o essencial, como alguém já falou aí. Quando você entrasse no sistema seria carregado o eyeOS do servidor.
Foi interessante também porque eu tinha acabado de ler um outro artigo que fala sobre computação em nuvem e deixei um comentário lá também, outro excelente artigo. Para os que leram este e gostaram, recomendo a leitura desse:
[53] Comentário enviado por caio_cezar731 em 04/11/2010 - 10:12h
Olá paulorvojr tudo bem.
Perguntei sobre isso, pois estou fazendo um trabalho de conclusão de curso de graduação e estou implementando a questão da Segurança no EyeOS, utilizando Certificado Digital.(HTTPS)
Montei o servidor está funcionando perfeitamente, porém preciso hospedá-lo para que o Certificado Digital realmente tenha sentido.
Vc tem alguma dica de algum domínio de hospedagem que eu possa adquirir?
[55] Comentário enviado por nabucoweb em 20/01/2011 - 09:52h
Prezado Paulo, bom dia.
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela assistência que certamente já ajudou a muitos neste tópico. Obrigado!
Tenho pouca experiência neste assunto mas consegui instalar o eyeOS sem grandes problemas, no entanto estou tendo problemas ao executar alguns módulos e creio que isto ocorre em função de um alerta que recebi no processo de instalação, "é recomendado usar python 2.5", no entanto apesar de meu servidor disponibilizar a versão 2.6 o programa de instalação indicou que a versão de meu servidor ainda era 2.4.
O suporte do meu servidor me informou que devo configurar o script para que o eyeOS utilize a versão adequada.
Gostaria de saber como fazer o sistema reconhecer a real versão do python de meu servidor.
Isto é possível mesmo com o eyeOS já instalado?
[56] Comentário enviado por paulorvojr em 20/01/2011 - 18:56h
nabucoweb, tudo bom?
pode instalar sem problemas.
a detecao é como os outros sistemas, ela so serve para evitar a instalação ou permitir.
como funciona? uma simples função geralmente em php, se a versao é inferior ao que quero, bloqueia, se for igual ou superior, permito.
ah mais so aparece 2.5 e tenho 3.9, é que ele so ta mostrando ate onde ele foi programado, se voce mudar essa função no arquivo .php, blz vai funcionar.
usamos tambem para burlar, ou seja deixar instalar mesmo sem ter o recurso pre requisito. rsrsrs
questao de reconhecer mesmo instalado nem existe, pq não é questao de reconhecer, ele usa o recurso python e suas bibliotecas, versao pra ele ignora
so se uma nooova versao do eyeos use uma biblioteca que so a noooova versao do python tem, ai sim, tu vai update nos 2.
[57] Comentário enviado por aldisseia em 27/01/2011 - 16:51h
fiz a instalação mais não funciona,
quando abro o link a pagina fica em branco.
na instalação deu esses erros:
recoll:
Not Instaled (Needed for document indexation)
exiftool:
Not Instaled (Needed to extract MP3 metadata)
OpenOffice Daemon:
Not running (Needed to convert office documents)
Kaazing gateway:
Not running (Needed for real time notifications)
ActiveMQ Daemon:
Not running (Needed for real time notifications)
Python simplejson:
Not installed (Needed in collaborative features)
Python uno:
Not installed (Needed to convert office documents)
Python stomp.py:
Not installed (Needed in collaborative features)
[58] Comentário enviado por paulorvojr em 27/01/2011 - 17:16h
aldisseia, tudo bom?
fez a instalação mas nao funciona, e na instalação deu erro?,
fez ou não a instalação rsrsr, tem permissão nas pastas, voce tem python instalado, o apache ta funcionando certo
[60] Comentário enviado por stayk em 19/05/2011 - 11:00h
Ve se voce consegue me ajudar..
fiz todos procedimentos necessarios.. chego na tela de instalaçao normal.. coloco uma senha e o nome do usuario
mas quando clico em instalar ele fica a segunte mensagem..
Please wait..
Powered by eyeOS
e nao sai disso.. ja tentei atualizar a pagina.. restartei o apache e so fica nisso.. o apache ta funcionando certinho, ja chequei as permissoes da pasta, tenho tds programas instalados conforme o tutorial..
entrei nos logs de erro do apache e tem o seguinte erro:
[Thu May 19 11:04:46 2011] [error] [client 127.0.0.1] script '/var/www/eyeOS/index.php' not found or unable to stat, referer: http://localhost/eyeOS/index.php
ja tentei instalar uns 3 vezes, e todas as vezes que tento instalar fica na mesmo coisa..
[62] Comentário enviado por stayk em 19/05/2011 - 18:06h
e ai paulo..
td trankilo kra..
e vc como ta?
entao tentei instalar a versao que vc passa.. e nao tava dando certo.. entao instalei a versao 2.4 que utiliza esse banco de dados msm.. agora consegui rodar.. ta bunito de ver.. mais estou com duvidas quanto ao login e senha.. nao consigo entrar.. tenho q criar algum dado nas tabelas do eyeos?
valeu pela atencao!
e parabens pelo post..
mt bom..
[63] Comentário enviado por paulorvojr em 19/05/2011 - 22:21h
perai, voce instalou e conseguiu rodar mas não consegue logar? isso ta bem não rsrsr
sim ao instalar o eyeos e colocar o sqlite se faz necessário criar a database e usar o .sql para criar as tabelas e indices que vem junto no pacote .tar.gz da vida.
feito isso, a senha do root é padrão que vem no manual, so depois vc altera
eu ainda gosto das versões antigas sem banco sql, mas dessa vez não tem jeito a 2.5 ficou tão boa que vale a pena, tem até office cloud da vida rsrs
[64] Comentário enviado por stayk em 23/05/2011 - 10:12h
sim, o que acontece eh que nesse pacote 2.4 eh td meio que automatico vc so clica em instalar e define uma database para ele..
feito isso ele instala sozinho e nao pede para fazer nenhuma definiçao de senha..
ta instalado mais nao sei que senha utilizo no login "root"
entrei no banco e tem tds tabelas criadas certinho..
[65] Comentário enviado por paulorvojr em 13/06/2011 - 13:14h
Bom, como o email esta errado, isso acontece muito com o pessoal daqui, OLHO VIVO!
Nome: Daniel de Miranda Angst
Assunto: EyeOS
------------------------------------------------------------
Bom Dia.
Estou realizando estudos com o EyeOS e gostaria de saber como se instala outros apps nele pois tentei instalar o h3oEyeAppsInstaller descompactando e copiando os diretorios paqra dentro da pasta do eyeos. Mas depois de tentar executar o aplicativo ele deu uma mensagem de impossivel executar h3oEyeAppsInstaller.js . Depois de verificar o diretorio, vi que esse arquivo não estava la. Como faço para instalar essas apps. Sendo que a maioria vem como arquivo .bin mas não é executável.
primeiramente, é necessário saber que versão do eyeOS você está trabalhando. a 1.8 da 2.5 mudou tudo, mas de 2 anos para cá, existem 1.2, 1.28, 1.3, 1.35, 1.4, 1.45, 1.48, 1.5, 1.56 ....
A instalação não se baseia em colocar em pastas, mas sim upload via o destkop web dele, ou seja se logar e upload file
quando ele ficar na "area de trabalho", clique 2x que ele instala sozinho, mas claro somente ele instala se o aplicativo for compatível com a versão, se estiver correto e tudo mais, não se pode instalar qualquer coisa
[66] Comentário enviado por grafax_uno em 17/07/2011 - 11:04h
ola!! instalei o eyeOS mas depois que ele pede para informar o usuario e senha do mysql e inserir uma senha para o root do eyeOS ele direciona para um index.php e a pagina fica em branco. o que faço?
[71] Comentário enviado por websilvio em 02/05/2012 - 08:06h
Paulo,
Eu uso o 2.5 também, porém testei algumas versões antigas e gostei muito das possibilidades e da facilidade de personalização do 1.9, por isso busco a tradução dele para pt-br.