Olá pessoal,
Como podem perceber, há dois dias a publicação de artigos do VOL está congelada e isso se dá ao fato de, após 10 anos de espera, eu finalmente ter tido a oportunidade de participar da
FISL.
Escrevo este artigo do hotel, onde finda-se o 2° dia de FISL. Resolvi dar as caras por aqui pra contar um pouco sobre como foram os primeiros momentos do fórum (ainda restam a sexta e sábado).
Véspera da FISL
Meu vôo para Porto Alegre saiu do Rio de Janeiro às 22h. Ao chegar em meu assento, eis que justo ao meu lado há um bacana com boné do Red Hat. Quando ele me vê com camiseta Debian, a primeira pergunta que faz é:
"- Tá indo pra FISL?"
Pronto! Primeira amizade feita. Conheci o Bruno Bandeira, técnico e consultor que presta serviços
Linux para uma terceirizada da HP.
O vôo chegou ao destino às 0:45, onde foram necessários mais 30 minutos para retirada de bagagem e outros 40 minutos na fila para táxi.
1° dia de FISL
Cheguei ao hotel em plena madrugada e o
Elgio (moderador VOL anfitrião) havia combinado de me buscar às 7:30h para anteciparmos o credenciamento, visto que provavelmente haveria fila para entrada. Fui dormir às 4h e acordei 6:30h, deixando 1 hora de tempo para tomar banho, café da manhã e me maquiar :P. Acordei tão grogue que quase desisti de ir pela manhã, mas como esperei 10 anos pra vir, deixei o sono de lado e toquei o barco.
Chegando ao evento localizamos as ilhas dos grupos de usuários, a maioria deles com banners enormes, bandeiras colossais e demais apetrechos. Eu, com cara de tacho e portando uma folha A4 preenchida com "Viva o Linux" a caneta, resolvi ficar quietinho e fingir que o VOL ainda não havia chegado. Após alguns minutos de reflexão decidi curtir o 1° dia de fórum como participante, passeando entre os stands e curtindo umas palestras - programação excelente por sinal!
Minha primeira visita foi ao encontro do grupo de usuários do
ArchLinux-br, onde conheci o famoso
Hugo Doria, ex-moderador do VOL e atual membro da equipe de desenvolvimento do Arch.
Os pontos altos do dia foram o de finalmente ter conhecido o Elgio pessoalmente, gente boníssima, o pessoal do
TcheLinux, grupo de usuários Linux do Rio Grande do Sul, cujo próprio Elgio faz parte e a presença do
Cabelo, que chegou na parte da tarde e ficou conosco maior parte do tempo.
Elgio, Fábio e Cabelo (membros do VOL)
Somente após a chegada do Cabelo consegui sair do ostracismo, chegando ao ponto de tirar uma meia dúzia de fotos com membros e simpatizantes do VOL. O Cabelo, com sua peruca alá-Valderrama e beleza exuberante, foi reconhecido por todos é claro. Daí peguei uma carona em sua fama, onde ele me apresentava como criador do VOL.
Também encontrei e bati um longo papo com o Rubens Queiroz do
Dicas-L, conheci o Cláudio do
BROffice.org e testemunhei as presenças de John Maddog (LPI) e Richard Stallman.
Cabelo, Fábio, Rubens Queiroz (Dicas-L) e Claudio Filho (BROffice.org)
A tardinha o Elgio me devolveu (deu carona) ao hotel, onde dormi que nem pedra até o dia seguinte.
2° dia de FISL
Hoje resolvi levar uma super-mala com camisetas encalhadas VOL para vender na FISL, mas antes disso havia a palestra do Cabelo (Biometria no Linux, existe? - 10h) e a minha (Como ingressar no mercado usando Software Livre - 12h).
A palestra do Cabelo foi excelente, como sempre recheada de novidades tecnológicas e recursos que até Deus duvida - o auditório ficou bem cheio e a platéia bem animada.
Minha palestra foi escalada num auditório bem menor e numa sala que eu e Elgio levamos uns 30 minutos para localizar. Achei que ninguém se atreveria a procurar pela sala e que eu falaria para umas 5 ou 6 pessoas. Mero engano, o auditório ficou lotado e quando deu o horário a organização não deixou mais ninguém entrar, tando que o próprio Cabelo e o Rubens Queiroz foram barrados :) e a rebelião dos excluídos se deu início.
Solução: abriram um segundo auditório onde foi transmitido o áudio da palestra. No início fiquei bem nervoso, pois a platéia do FISL até então era a mais técnica e exigente dentre as palestras que ministrei e a mesma estava sendo transmitida ao vivo pela internet.
Bom, passados os 5 minutos iniciais e a interação da galera, a adrenalina baixou e tudo correu bem. Os mais falsos elogiaram a palestra, cujo objetivo fora "clarear" as ideias de quem adora Linux e deseja uma oportunidade para trabalhar com o que gosta.
Neste meio tempo fui abordado pelo
Marco Carvalho de Oliveira, vulgo demoncyber, moderador e membro do VOL. Ele me vê passeando com a camiseta do VOL e pergunta:
"- Ô, você viu o Fábio por aí?"
E respondo:
"- Vi ele sim, só que mais cedo."
Marco: "- Ah é, onde?"
Fábio: "- No espelho, antes de eu sair do hotel!" :)
No turno da tarde levei as camisetas e montei o stand do VOL, eis que quando abri um modelo de camiseta que não anunciei por aqui na época das vendas pois só haviam 9 exemplares, surge o primeiro momento de discórdia. Elgio e Cabelo quase saíram no tapa pra ver quem ficaria com a camisa, sorte que tinha mais que um exemplar. Quando as abri no stand, as 7 restantes foram em menos de 10 minutos. Até o final do dia e contando com a "santa" ajuda do Marco, vendemos cerca de 40 exemplares. Yes, desencalhei um monte!
Enquanto estive no stand reencontrei antigos amigos e fui apresentado a outros, dentre eles o Cesar Cardoso da DataPrev, Fabio Rizzo e seu sócio da
Liberiun, alguns membros do VOL, o Júlio amigo do Bandeira e consultor Linux e por aí vai.
No final do dia tive o satisfatório comunicado, por parte da organização do evento, que o VOL terá um representante no espaço restrito que contará com a ilustre presença de nosso presidente da república, Luiz Inácio "Lula" da Silva. Vamos ver o que nos aguarda pra sexta! Vou tentar entregar uma camiseta VOL e tirar foto com o homem.
Dica: se você nunca foi ao FISL e deseja ir em 2010, não se esqueça de reservar hotel com certa antecedência. Deixei pra reservar faltando uma semana para o início do evento e, após sete consultas a hotéis esgotados, consegui um 5 estrelas. Pois é, meu orçamento ficou mais salgado por conta do famoso "deixa pra última hora".
Tentarei atualizar este artigo durante os próximos dias de FISL.