Usuários do SuSE tem um Kmenu bem legal, com direito a busca integrada e tudo mais. Infelizmente todas as minhas tentativas de fazer um no Debian Etch acabaram em dependências desencontradas e travamentos. Esse artigo visa mostrar um Kmenu bem configurado, fácil de se usar e instalar, leve e, o que é melhor, bem mais bonito que o do SuSE.
Observe que a extrema esquerda do menu são os favoritos. Pode se configurar para exibir favoritos, programas mais usados, programas abertos recentemente, documentos recentes ou resultados da busca. Tudo bem simples e fácil, posicionados logo ali na esquerda.
O meio é o seu "Menu K" tradicional propriamente dito, com exceção que os sub-menus são postos a direita em formato de árvore. Ação que facilita bastante e evita 300 sub-menus abertos ao mesmo tempo.
Vale lembrar que se você ainda quiser usar o menu clássico, basta pressionar o atalho "Alt+F1", ou seja, você não perde nada. Mesmo sem o menu K na tela.
Voltando ao painel da esquerda, veja que no canto direito de cada item que você aponta com o mouse aparece um X. Ele serve para você excluir itens do seu favoritos. Veja também que nos outros menus, central e direito, cada item apontado tem um ícone de uma estrela. Ela serve adicionar esse programa aos seus favoritos na esquerda. Tudo assim. Fácil e sem contratempos. Nunca foi tão fácil organizar um menu.
Caso você ainda prefira, pode fazer o menu virar uma janela completa, independente do botão Menu, bastando para isso clicar no ícone de seta que aparece na extrema direita superior. Ao clicar nele de novo, ele é integrado ao botão menu novamente. Muito fácil. Muito rápido. Muito leve. :-)
Na parte inferior temos os botões de logoff, trancar screen, executar um programa e alternar usuários (usem muito isso, é muito bom). ;-)
[1] Comentário enviado por albfneto em 03/12/2007 - 14:17h
Olá. amigo. Estou curioso, seu KMenu poderia funcionar em meu Sabayon, um Gentoo? Notei que os comandos de compilação são os mesmos.
Gostaria de adaptar pro meu Sabayon e para um Linux da UFPR, que estou testando, para que fosse implementado nas versões futuras, em um caso deste, obviamente, lhe darei autoria. Vc me autorizaria usar o seu KMenu para ser implementado nas futuras versões do Poseidon, o Linux da UFPR?
[2] Comentário enviado por professordavid em 03/12/2007 - 14:29h
Bem cara... como voce pode ver, basta fazer a compilação de codigo fonte, o que explica que voce pode baixar e instalar na distro que voce quiser. Talvéz, caso falte alguma dependencia, você tenha que baixá-la para satisfazer a compilação, como não testei nen no gentoo nem no sabayon não sei dizer se realmente vai ter essa necessidade, mas, caso tenha, nada que um google não resolva ;-)
Ah! Mais uma coisinha. O software em questão não é meu. O objetivo do artigo é apenas a divulgação e instruções de instalação desse otimo programa, mas o autor em questão é um cara chamado marco martim (http://www.kde-look.org/usermanager/search.php?username=mart e http://www.notmart.org/ )
A licença dele é LGPL, o que explica que voce pode usar como quiser, sem restrições, ok.. Bem. Espero ter ajudado.. flw!!
[4] Comentário enviado por jota_eme em 03/12/2007 - 20:09h
Ah, cara, gosto é gosto, né?
Eu, particularmente não gostei do menu (esteticamente). Não sei quanto à funcionalidade, mas parece que ão difere muito do Kmenu do Suse.
Mesmo assim, valeu pelo artigo. Novidades sempre são benvindas.
[5] Comentário enviado por maran em 03/12/2007 - 21:17h
Bom eu não gosto de KDE, mais gosto de facilidade... e aqui vejo uma. gostei pois tenho tudo que precisar ver ou buscar...
se um dia usar KDE vou ate seu artigo.
[7] Comentário enviado por andersonjackson em 04/12/2007 - 10:51h
Minha contribuição:
O Kbfx é muito bom também. Eu já usei o Tasty Menu também, mas prefiro o Kbfx por que aceita skins, pode personalizar o botão do menu mais livremente.. show de bola.