O pacman é uma das ferramentas mais legais do Arch Linux. Ele é um gerenciador de pacotes capaz de resolver dependências e que trabalha com um formato binário de pacotes. Além disso, o pacman permite que os pacotes sejam facilmente customizados pelos usuários. Este guia mostra como gerenciar os pacotes do seu Arch Linux utilizando o pacman.
A opção -R serve para remover pacotes. Os arquivos pertencentes ao pacote também são removidos e a base de dados de pacotes é atualizada. Os arquivos de configuração são salvos com a extensão .pacsave.
# pacman -R pacote
A opção acima remove o pacote, mas todas as dependências dele continuarão instaladas.
Combinada com outras, a opção -R pode:
Remover um pacote e suas dependência (-Rs):
O comando abaixo remove um pacote e todas as suas dependências que não estão sendo usadas por nenhum outro pacote.
# pacman -Rs pacote
Remover um pacote sem checar suas dependências (-Rd):
Algum dia você precisará remover um pacote sem que o pacman cheque as dependências do mesmo (por causa de um conflito de pacotes, por exemplo). O comando a seguir fará isso por você:
# pacman -Rd pacote
Remover um pacote e todos os seus arquivos de configuração (-Rn):
# pacman -Rn pacote
NOTA: Com esta opção *todos* os arquivos de um determinado pacote serão removidos (inclusive os arquivos de configuração).
Removendo um pacote e todos os outros que precisam dele (-Rc):
# pacman -Rc pacote
Isso vai remover o pacote e todos os outros pacotes que precisam dele de forma recursiva.
NOTA: Eu recomendo desinstalar um pacote combinando as opções -s, -c e -n da seguinte forma:
[2] Comentário enviado por dupotter em 14/05/2008 - 17:05h
Muito bem hdoria! Agora não há desculpas para os usuários do VOL não experimentarem o Arch e perceberem o quanto o Pacman é ótimo para gerenciar os pacotes da distro.
[5] Comentário enviado por tjpp em 14/05/2008 - 23:23h
Boa revisão: me animou a experimentar o ArchLinux. Acho que seria legal uma pedra de Rosetta: uma tabela com os comandos do apt-get/aptitude e do pacman, tipo ArchLinux para quem usa Debian/Ubuntu. O pacman tem comandos expandidos também, como pacman --query --installed pacote ? Acho muito mais fácil memorizar que a sopa de letrinhas.