O pacman é uma das ferramentas mais legais do Arch Linux. Ele é um gerenciador de pacotes capaz de resolver dependências e que trabalha com um formato binário de pacotes. Além disso, o pacman permite que os pacotes sejam facilmente customizados pelos usuários. Este guia mostra como gerenciar os pacotes do seu Arch Linux utilizando o pacman.
A opção -Qi mostra diversas informações sobre o pacote como, por exemplo, versão, descrição, licença, dependências, data de criação, quem empacotou etc.
# pacman -Qi pacote
Listar os arquivos contidos em um pacote (-Ql):
# pacman -Ql pacote
Visualizar o "pacote dono" de um determinado arquivo (-Qo):
Esta opção faz o caminho inverso da opção anterior (-Ql). Aqui você descobre a que pacote pertence um determinado arquivo no disco.
pacman -Qo caminho-do-arquivo
Exemplo:
# pacman -Qo /etc/pacman.conf
/etc/pacman.conf pertence a pacman 3.0.6-2
Listar os pacotes que foram instalados de forma explícita (-Qe):
# pacman -Qe
Listar todos os pacotes órfãos (-Qdt):
O comando acima lista todos os pacotes que foram instalados por algum outro pacote, mas que não são requeridos por mais nenhum outro pacote instalado. Isso pode acontecer quando se remove um pacote, mas não remove as dependências do mesmo.
É isso. Aqui eu só listei as principais opções do pacman, mas existem várias outras. Recomendo que dê uma olhada na manpage dele.
[2] Comentário enviado por dupotter em 14/05/2008 - 17:05h
Muito bem hdoria! Agora não há desculpas para os usuários do VOL não experimentarem o Arch e perceberem o quanto o Pacman é ótimo para gerenciar os pacotes da distro.
[5] Comentário enviado por tjpp em 14/05/2008 - 23:23h
Boa revisão: me animou a experimentar o ArchLinux. Acho que seria legal uma pedra de Rosetta: uma tabela com os comandos do apt-get/aptitude e do pacman, tipo ArchLinux para quem usa Debian/Ubuntu. O pacman tem comandos expandidos também, como pacman --query --installed pacote ? Acho muito mais fácil memorizar que a sopa de letrinhas.