Até bem pouco tempo a web estava (ainda está, se calhar em menos) infectada de SPAM (mensagens eletrônicas não solicitadas) e "famosos" e "chatos", pequenas e constantes janelas que abrem automaticamente através de uma simples visita a um site, isto é, POP-UP.
POP-UP vs SPAM
Os POP-UPs tal como os SPAMs não deixam de ser anúncios publicitários, apelativos com um determinado fim, mesmo que não seja expressamente comercial. Contudo, quanto às pequenas janelinhas abertas enquanto navegamos temos uma solução mais simples e linear que passa por fechá-la, embora se abra novamente quando acessamos a um determinado site, ou ainda podemos deixar/modificar a configuração do browser que pode ou não vir por definição configurado para não deixar abrir estas janelas. O problema é que ás vezes estas janelas são úteis tal como o site visitado, mas o permitir ou não, manualmente pode resolver o problema.
Quanto aos SPAM, já o incômodo é maior, pois estas mensagens eletrônicas enchem as nossas caixas de correio, mesmo sem termos visitado qualquer site. Ou seja, se nos POP-UPs podíamos ter um bocadinho mais de liberdade, já nos SPAMs tudo quanto é "lixo" vem para a nossa caixa. Não é que recebemos propagandas de preservativos, viagra, promoções de diversos produtos... sem utilidade para nós?
Pois é, a solução encontrada pelas empresas que fornecem o serviço de correio eletrônico é criar uma pasta no nosso correio e enviá-las automaticamente para lá. Só que por vezes a configuração leva também outras mensagens solicitadas com mais ou menos relevância. Um exemplo é os alunos da universidade onde leciono que inscreveram numa plataforma de ensino à distância e diziam não recebem nenhum email para confirmar... ou seja, foi direto para a pasta SPAM ou lixo eletrônico.
São muitas s queixas de pessoas dizendo que não receberam email no caso de contas no Hotmail. Isto deve-se ao problema da mal filtragem entre o solicitado e o não solicitado (conferir
Hotmail bloqueia como spam emails legítimos)
O Google AdSense
O
Google AdSense (sem querendo publicitar) é uma ótima ferramenta para publicitar produtos, serviços e qualquer coisa que queiras publicitar relacionado com a sua empresa, instituição, organização, portal etc.
Através desta solução a empresa já "não precisa mais preocupar" com o fato de ser ou não conhecido e ainda fica a ser conhecido pelos potenciais utilizadores de acordo com o contexto do site que estes visitam.
Por exemplo, se eu visitar o site
Viva o Linux e estiver a ler algum artigo que fala de um software, é muito provável que este apareça publicitado, neste caso no menu lateral do VOL, juntamente com o link do site correspondente.
Assim serve tanto ao vendedor como ao consumidor, que deixa de se ver obrigado a ver anúncios indesejáveis ou sem contexto próprio. Mais informação sobre os anúncios Google pode ser lida neste artigo:
Google AdSense: Técnicas de otimização dos anúncios.