Se você está iniciando sua vida no Linux, pode sentir a necessidade de ajuda em pontos aparentemente simples. Este artigo será o primeiro de uma série que o ajudará a ficar mais confortável neste maravilhoso ambiente. Faremos uma tradução livre do Linux User's Guide, abordando os temas principais, afim de oferecer a você as principais ferramentas do Linux.
Logo após ligar o computador e todo o início se der normalmente, basta você digitar seu "Login" (sua identificação no sistema) e senha. Haverá um diretório com "seu nome". Este diretório conterá seus arquivos pessoais, que fica em /home/usuário, onde "usuário" é o seu "Login".
Na verdade este início será apenas um pouco diferente dependendo da distribuição que você estiver usando. Mas no geral, é como dito acima: Login + Senha, e pronto!
Abaixo estão algumas logomarcas de distribuições bem difundidas.
[6] Comentário enviado por juliaojunior em 09/04/2007 - 13:22h
valeu, pessoal. já estou com outros artigos em espera, também voltados para iniciantes.
quando comecei, tinha extrema dificuldades com coisas aparentemente simples.
qualquer sugestão é bem vinda.
[10] Comentário enviado por removido em 12/10/2008 - 21:14h
parabéns pelo artigo,
praticamente estou iniciando no linux agora
e logo de cara ja estou passando por varias
dificuldade, e concerteza estarei sempre aqui
para acabar com as duvidas e continuar o meu
trabalho!
[11] Comentário enviado por Olyvia Character em 04/03/2009 - 21:36h
Olá,
no meu caso o meu terminal Gnome, da distribuição Insigne, baseado no Debian, não me dá as opções mencionadas... Nesses momentos é que ficamos totalmente confusos!! Se puder me dê um toquinho, pois estou muito interessada em aprender a mexer no Linux, especialmente em minha distribuição.
Obrigada.
[13] Comentário enviado por tatah22 em 10/05/2009 - 14:30h
excelente comentário adorei
é uma forma muito positiva de iniciar
no linux pois a algum tempo pretendo mais não sabia por onde começar
mais uma vez parabens pelo comentário
[14] Comentário enviado por Cesarp em 06/12/2009 - 09:58h
Olá! Sou usuário do Linux há cinco dias. Meu computador é novo, e comprei com este sistema, o Linux Red Flag Desktop 6.0. Já estou pensando em pagar pra formatar com o Windows, pois estou apanhando com o lance de usar o Terminal pra baixar e instalar programas. Mas vamos ver se consigo aprender alguma coisa por aqui antes de formatar para o Windows. Abraços!
[15] Comentário enviado por juliaojunior em 06/12/2009 - 11:39h
Cesarp, na verdade você não é obrigado a usar o terminal para baixar e instalar programas. Quase toda distribuição possui uma interface gráfica para isso.
Se não conseguir de forma nenhuma com o Red Flag, sugiro que tente o Kubuntu mais recente, o Kubuntu 9.10. Você pode baixar a imagem do cd gratuitamente no link abaixo:
No link acima, escolha a opção correta para seu computador (Standard ou 64bit). Se não souber qual escolha o Standard. Em "Choose a location near you" escolha um dos endereços do Brasil. Depois clique em "Start Download".
Sugeri o Kubuntu pq ele é muito fácil para os iniciantes, e parece um pouco com o Windows.
Na verdade as coisas são mais fáceis do que parecem, Cesarp. A questão é que a ansiedade de colocar o computador para funcionar realmente pode nos fazer perder a paciência. Mas com pouquíssima prática fica tudo muito mais fácil.
[16] Comentário enviado por Cristiney em 21/12/2009 - 21:51h
tive uma capacitação em linux e de cara achei meio complicado, pois sempre trabalhei somente com o ambiente virtual, bem mais fácil, quando comecei a ver a parte de comandos do ambeinte gráfico, quase enlouqueço com tantas letrinhas tipo:ls, pwe, mas logo comecei a gostar, agora estou fascinado pelo Linux e acredito q possa possa ser util para esta comunidade e tambem aprender muito mais.
um abraço!!!
[21] Comentário enviado por dhemetryus em 30/11/2018 - 16:07h
Usei por um bom tempo o Ubuntu, isso desde 2008, me incomodava o fato de ficar usando versões piratas do Windows, pensei... porque não usar um S.O sem custo. o Linux/GNU foi paixão a primeira vista, a filosofia código aberto e livre, com uma infinidade de distros me agarrou firme. Hoje passo tempo testando distros mais adequadas para um Pc velho que tenho e casa, vendo qual se encaixa melhor. Atualmente por causa de desempenho, migrei do ubuntu para xubuntu e mint mate.