Um dos recursos fundamentais de qualquer software de monitoramento, é a geração de alertas, que notificam o administrador quando algum serviço não está funcionando dentro das condições consideradas satisfatórias.
Para definir um novo alerta no Hyperic HQ, o primeiro passo é localizar o objeto que contem a métrica que será analisada para gerar o alarme. Como exemplo, vamos criar um alerta para quando houver pouca memória RAM livre no servidor "hyperic.davidsonpaulo.com".
Ao abrirmos este servidor, encontramos a métrica Free Memory que indica a quantidade de memória livre. Ao clicar sobre o título da métrica, somos direcionados para seu gráfico detalhado. No canto superior direito, existe um link chamado Define New Alert.
Basta clicar nele e seremos direcionados para o formulário de definição de novo alerta.
Primeiramente, preenchemos os campos da seção Alert Properties: nome, descrição, prioridade, e o alerta deverá ficar ativo imediatamente após a sua configuração.
Depois, devemos selecionar qual será o gatilho do alarme, na subseção If Condition da seção Condition Set. Existem quatro possibilidades:
- Metric → Se o valor absoluto da métrica selecionada for menor, maior, igual ou diferente de um valor escolhido;
- Inventory Property → Se alguma propriedade fixa do servidor (ex.: arquitetura do processador, IP, gateway padrão etc) for alterada;
- Events/Logs Level → Se for encontrada um registro em algum arquivo de log associado que possua os caracteres escolhidos;
- Config changed → Se o arquivo de configuração selecionado for alterado.
Neste exemplo, nosso objetivo é disparar o alerta caso o nível da métrica Free Memory seja muito baixo. Então, selecionamos a opção Metric e a métrica Free Memory.
Abaixo, selecionamos a opção: is < (Less than)
E digitamos o limite escolhido de 64MB.
Em seguida, selecionamos o critério para disparo do alarme e sua periodicidade. Os critérios para disparo são dois, a saber:
- Each time conditions are met → O alarme será disparado assim que as condições de alarme ocorrerem;
- Once every <N> times conditions are met within a time period of <M><unidades> → O alarme só será disparado se as condições alarme ocorrerem N vezes dentro de um período de M unidades de tempo.
A periodicidade do alerta é definida pela opção
Generate on alert and then disable alert definition until fixed. Se esta opção estiver desmarcada, um novo alerta será gerado a cada vez que as condições de alarme ocorrerem até que o problema seja resolvido. Se estiver marcada, um único alerta será gerado.
Em nosso exemplo, definiremos o alerta para somente ser disparado se as condições de alarme ocorrem 10 vezes, seguidas, ou seja, 10 vezes nos últimos 10 minutos. Também definiremos que ele seja gerado uma única vez.
Depois de criar o alarme, precisamos configurar a notificação externa. O Hyperic HQ suporta quatro tipos de notificações:
- Escalation → Uma espécie de roteiro de notificação que permite escalar o problema automaticamente para diferentes níveis do suporte. É possível configurar, por exemplo, uma sequência similar a:
- Notificar o suporte nível 1 e aguardar 20 minutos;
- Notificar o suporte nível 2 e aguardar 20 minutos;
- Notificar a supervisão e aguardar 15 minutos;
- Notificar a gerência e aguardar 20 minutos;
- Notificar a diretoria, aguardar 20 minutos e então, repetir o ciclo de notificações.
- Notify HQ Users → É possível cadastrar usuários no Hyperic HQ e associar endereços de e-mail para facilitar a seleção dos destinatários dos alertas;
- Notify Other Recipients → Enviar os alertas para endereços de e-mail que não estejam associados a nenhum usuário do Hyperic HQ;
- OpenNMS → Notificar o alerta através do OpenNMS, caso haja algum servidor instalado na rede.
Em nosso exemplo, escolheremos a opção Notify HQ Users. Clique em ADD TO LIST, selecione o usuário administrador, clique na seta para a direita e então, em OK.
Feito isso, o alerta estará definido.
Quando a métrica Free Memory indicar um valor menor que 64MB 10 vezes seguidas num intervalo de 10 minutos, um alerta será gerado e enviado por e-mail para o destinatário admin@davidsonpaulo.com.