No primeiro artigo dessa série introduzimos os principais aspectos e ferramentas do Inkscape. Este é um excelente software de desenho vetorial, lembrando o primo famoso - Corel Draw. Agora vamos dar alguns passos adicionais, como lidar com um novo shape (Espiral) e mais algumas ferramentas.
O Inkscape nos oferece alguns recursos realmente interessantes. Um desses recursos é a capacidade de aproveitar shapes, como se estivéssemos misturando shapes de diversas maneiras. Vamos dar um exemplo simples, e fica por sua conta testar e ver como pode ser muito bem usado mais essa ferramenta.
Vamos começar com dois shapes: uma elipse e uma estrela. Veja a figura abaixo.
Clique no menu "Path" (ou "Caminho"). Você verá algumas opções. As que usaremos são: Union, Difference, Intersection, Exclusion, Division, Cut Path. Cada opção tem o seu próprio efeito. Usando os shapes da figura acima, veja alguns resultados.
Union:
Difference:
Intersection:
Exclusion:
Division:
Note que na opção acima temos o curioso efeito de criarmos novos shapes a partir dos originais.
Conclusão
Neste artigo vimos mais algumas ferramentas disponíveis para nosso trabalho. Como sempre, o aprendizado depende mais de seu esforço do que de qualquer outra coisa. Teste as opções que mostramos aqui, faça desenhos mesmo que muito simples, e continue tentando apesar de alguma dificuldade inicial.
No próximo artigo desta série veremos como usar texto para incrementar nossos desenhos. Você verá efeitos simples, porém poderosos, no uso de textos.
[4] Comentário enviado por juliaojunior em 01/09/2008 - 16:47h
É uma boa idéia, gpr. Vou guardar sua sugestão para um dos próximos artigos.
Esta série de artigos tem por finalidade servir de introdução para o uso do Inkscape. Haverá mais um artigo introdutório, e depois passarei a série para um próximo nível. No momento adequado colocarei sua sugestão na matéria. Obrigado.
[6] Comentário enviado por gamerest em 25/08/2009 - 14:34h
Cara, mto bom o programa, mass
bem, vc pode não saber
mas eu queria tratuzilo para Pt_BR
assim poderia usalo em trabalhos aqui na escola (Ensino médio)
como estou utilizando atualmente do gimp