Para os iniciantes em informática e também para alguns iniciados, saber quais são os componentes do PC e sua estrutura interna talvez seja algo difícil, porém se você tiver atenção, conhecerá sua máquina sem sequer abrí-la.
Como conhecer a estrutura interna do computador? Qual é a quantidade de memória RAM? E o HD? Tem porta USB? Não é preciso abrir e olhar cada peça. Muita informação está disponível até mesmo com a máquina desligada.
Embora seja óbvio, o primeiro passe é olhar o exterior da máquina. Observe a parte dianteira e verá se há entradas de CD, CD-R ou CD-RW, DVD, DVD-R ou DVD-RW, leitor de disquete, entrada USB, etc, inclusive as marcas dessas unidades.
Depois observe a parte traseira do gabinete. Verá quais entradas estão disponíveis, e quantas de cada. Se há entrada paralela, USB, conectores de áudio. Se houver conector para cabos de rede, então deve haver uma placa de rede instalada; ou, se houver entrada para cabo telefônico, deve ter um fax-modem instalado.
Embora seja simples, por examinar o exterior da máquina já ficamos conhecendo muito sobre seus componentes internos.
Observando a inicialização
Outro passo do nosso exame será na inicialização do computador. Ligue a máquina, e observe os passos seguintes:
1. Imediatamente após a máquina ser iniciada, aparece textos com informações sobre o vídeo. O meu aparece mais ou menos assim:
SIS 6456 True Color Graphics and Video Accelerator
64M Byte Video Memory, BIOS Version 2.5
Support VESA
Observe que você já toma conhecimento sobre a placa de vídeo. No caso acima, uma SIS 6456, com 64 Mb de RAM.
2. Em seguida surge a verificação de memória. Aqui você verá a quantidade de memória RAM do sistema e as unidades de disco conectadas.
No caso acima, temos um processador AMD Atlhon, RAM de 393Mb, disco rígido IBM, e uma unidade leitora de DVD (10x).
3. Por fim surge uma lista das unidades disponíveis no sistema (periféricos): som, modem, rede, etc.
As informações que não conseguimos nestas telas podem ser obtidas por meio de softwares específicos ou pelas ferramentas do próprio sistema.
[3] Comentário enviado por mpsnet em 13/12/2006 - 10:23h
Bom dia Pessoal !
Cade o respeito pelas pessoas, criticar é facil, agora escrever algumas linhas nem q sejam ensinando o comando #ls, ninguém faz.
Poxa, vamos nos unir e incentivar, este é o intuito da cominidade livre.
Creio q nosso amigo esta começando, esta fazendo o papel dele em ajudar ! Será q porque temos alguns dias a mais de experiencia vamos critica-lo, o artigo pode nao servir pra nós mas com certeza este artigo vai servir pra alguem !
[7] Comentário enviado por removido em 13/12/2006 - 10:49h
Cada um colabora na área que tiver mais conhecimento e facilidade, e caso alguém queira criticar, é melhor o fazer de forma construtiva, pois, xingamentos e ofensas só server para denegrir a imagem de comunidades de software livre.
[8] Comentário enviado por y2h4ck em 13/12/2006 - 10:49h
Fabio, acredito que seja necessario colocar alguem responsavel pela moderacao dos comentarios do Pessoal. Existem pessoas que estao gerando muitos "flames", e ao que parece esqueceram a humildade na gaveta das cuecas antes de sair de casa.
Olhem o Profile deste usuario: http://www.vivaolinux.com.br/perfil/verPerfil.php?login=Cabrito_Tevez3
Nem deve ser um usuario real, deve ter sido criada esta conta com intuito de gerar comentarios maldosos porque a pessoa que o criou nao e homem suficiente para assumir a ignorancia dela.
Acredito que ultimamente tem sido muito bem observado que pessoas que nao contribuem para comunidade estao cada vez mais se exaltando em seus comentarios. Cuidado com o que dizem pessoal, o que cai na rede fica pra sempre. Melhor ser lembrado como o cara que fez um comentario inteligente e humilde do que como um [*****] ignorante que se julga mais esperto mas na verdade todo mundo ve que nao passa de uma pessoa totalmente sem cultura.
Fica aqui minha deixa.
Obrigado.
PS: Fabio, acho que minha ideia e bem valida. Abracos.
[9] Comentário enviado por alexlucena em 13/12/2006 - 13:36h
Artigo de primeira
vlw cara!
EU tenho pena destas pessoas q nao tem humildade com o proximo, pensa pq um pouco mais q o outro, ja pode sair humilhando ela!. Isso nao se faz!, todo artigo eh de boa leitura, se para voce nao serve, entao saia do VOL e procure o q fazer, pq vai ter pessoas q iram gostar de ler o artigo!
[10] Comentário enviado por fabio em 13/12/2006 - 13:58h
Fala Anderson,
Esse cabrito_tevez vai e vem no site. Toda vez que ele aparece e identificamos, apago seus comentários e bloqueio, mas infelizmente esse é um mal que não tem solução. É esperar aparecer, apagar e bloquear. Nesse meio tempo o comentário fica certo tempo no ar.
Em breve estarei liberando a opção de apagar comentário para todos os moderadores.
[11] Comentário enviado por jalexandre em 13/12/2006 - 14:30h
Acho que se vai curtir dar uma passeada em /proc/cpuinfo, /proc/pci (embora este esteja sendo substituido por lspci, e é opcional na compilação), dmesg, /var/log/messages.
Sugiro que você aprenda esses caras que falei, aprenda a extrair a informação que você deseja e, de quebra, volte aqui e complemente este artigo.
[ ] 's
[12] Comentário enviado por juliaojunior em 13/12/2006 - 15:27h
Pessoal, eu sei q o artigo foi simples, mas esse era o objetivo real!
Dentre os usuários do VOL, alguns possuem pouca experiência em Linux, e até em informática de forma geral. Artigos introdutórios certamente ajudarão tais indivíduos. E quando digo introdutórios, são introdutórios mesmo. Quando comecei a usar o VOL, fiquei impressionado com a qualidade e a profundidade de alguns artigos (como os do Cabelo - olha um exemplo http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5370). Mas tive muita dificuldade em coisas bem simples. E a relevância disso pode ser vista nessa comunidade: Iniciantes no Linux - http://www.vivaolinux.com.br/comunidades/verComunidade.php?codigo=115.
Portanto, agradeço pelas observações - certamente darei atenção a elas daqui por diante. Mas continuarei também atento para aqueles que ainda não se tornaram um Jedi no mundo Linux.
[13] Comentário enviado por nissieloin em 13/12/2006 - 17:08h
Parabéns pelo artigo. Cada contribua conforme propôs no seu coração.
=======================
Não dá pra dar idéia pra quem é preconceituoso!!!
=======================
Creio que uns 80% do vol não começou no Linux - normalmente no Linux - esquecem das coisas que já tiveram que estudar pra chegar onde chegaram.
=======================
Continue assim kra, temos que atender a todos e não somente ALGUNS!
[14] Comentário enviado por demoncyber em 13/12/2006 - 19:28h
Seria legal citar também além do que o chemonz citou, outras ferramentas que efetuam a mesma tarefa como kinfocenter que é aferramenta de centro de informaćões do KDE ou outras tantas q tem por aí na net.
Talvez esse artigo se encaixaria mais como uma dica.
[15] Comentário enviado por thelinux em 13/12/2006 - 22:00h
Vejo não só aqui, mas em vários outros sites e pessoas da comunidade uma atacando as outras. Vamos citar alguns exemplos recentes:
A Oracle contra a Red Hat que era um grande parceiro.
Aqui no VOL, uns criticando os outros de forma até perigosa.
O Ubuntu crescendo começar a preocupar outras distros.
E vários outros exemplos.
Cadê a união da comunidade? Cadê a ideologia?
Nada disto existe, a não ser interesses comerciais. Veja o exemplo deste site. As críticas a uma pessoa que quer apenas contribuir. Claro, sinceramente não precisava disso. Mas o cara quis escrever, os moderadores aceitaram. Então deixa. Veja este outro artigo http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5822
Cheio de críticas pesadas. E, porque aqui não tem nada em jogo, a não ser um pouco de bem está por está ajudando. Um pouco de marketing pessoal.
TEMOS QUE CONCORRER É COM OS CONCORRENTES. PARECE QUE O CONCORRENTE DO LINUX É O LINUX
Mas é isso. Acredito que o mundo está assim, não é a toa. As pessoas é quem fazem o inverno, as guerras.
[16] Comentário enviado por anderson_souza em 14/12/2006 - 10:22h
Cara esse artigo nao eh necessariamente sobre linux. Isso eh sobre informatica basica, do bem basico.
Saber olhar o retorno da BIOS? poxa!
Pesei Q fosse falar dos comandos: lspci, dmesg, free, fdisk.
Para mim nao deveria ser um artigo de uma comunidade Linux. Teve apenas um breve comentario sobre Gerenciador de Dispositivos do Ubuntu nao necessariamente o linux em geral.
Como se nao bastasse dah uma informacao errada dizendo que o computador citado tem 393 MB ram quando na realidade eh 393216 dividido por 1024 igual a exatos 384.
Como foi aprovado nao sei, mas eh extremamente fraco.
[17] Comentário enviado por F4xl em 14/12/2006 - 11:41h
Fico com a opinião do demoncyber, esse artigo ficaria melhor como uma dica ao invéis de artigo...
Mas já que o nosso amigo juliaojunior teve a louvável iniciativa de criar esse artigo não devemos criticá-lo! Ao contrário, se cada novo integrante da comunidade se sentir discriminado por não poder ajudar com o pouco que sabe, este ira evitar participar do site cada vez mais. Primeiro não terá coragem para escrever artigos, depois não dará dicas, por fim, evitará até de fazer perguntas, e quando dermos conta, mas um que abandonou o linux por falta de apoio, e passou a fazer parte da estatística dos que voltaram para os braços de uma gigante monopolista do mundo da informática!
Tenham certeza que no momento que a comunidade Linux, como um todo se encontra toda e qualquer ajuda é valida!!!
[18] Comentário enviado por juliaojunior em 14/12/2006 - 13:48h
Estou decepcionado!!!
Toda essa conversa de união, de vencer o mal... depois ainda reclamam dos políticos, dos capitalistas radicais. Se sabem tanto, pq não usam o tempo para ajudar outros, em vez de desencorajar aqueles q buscam ajudar os q sabem menos? Não pretendo ser um 'bonzão' hipócrita, gritando q sou de uma comunidade livre enquanto tento destruir a iniciativa de terceiros.
[19] Comentário enviado por alexlucena em 14/12/2006 - 16:58h
Estou de apoio!
poxa se o cara fez o artigo para q critica-lo? SE NAO SERVIR PARA VOCE PARA OUTRO PODE SEVIR!
ta de parabens esse artigo e digo mais PARA QUE ESSE BRIGA? algumas pessoas q usam distros diferentes ficam se atacando uns aos outros, para ver qual distribuiçao eh a melhor! q isso pessoal? precisamos nos unir e pelo menos tentar botar esse sonho pra frente q eh ver os softwares open-source cada vez mais difundido, isso sim devia ser nossa META! e nao essa disputa toda de q distro eh melhor q outra ¬¬
[20] Comentário enviado por marcrock em 14/12/2006 - 17:15h
Esse tipo de briga não ajuda em nada o software livre, infelizmente alguns poucos parecem não ligar para o desenvolvimento da comunidade e atacam groceiramente os iniciantes no mundo linux.É uma pena, pois o GNU/LINUX só vai chegar onde merece com a união de todos os usuários, tanto os "super-avançados", quanto os que começaram hoje enquanto escervo isso!!!!!
[21] Comentário enviado por removido em 14/12/2006 - 18:35h
Parabéns!!!
Excelente artigo destinado a quem não conhece. Qualquer artigo e/ou dica, por mais simples que seja, é de grande utilidade aos iniciantes que buscam cada vez mais informações para seu aprendizado.
Continue escrevendo e contribuindo com o VOL. Afinal de contas, o VOL só cresce com a contribuição de cada membro que possui boa vontade de ajudar aos que buscam informações. Para você ter uma idéia, na seção de "Perguntas", já vi simples dúvidas que também podem servir de inspirações para sanar os problemas enfrentados pelos iniciantes com excelentes dicas e/ou artigos.
Particularmente, prefiro o lspci e outros via modo texto, mas este artigo não deixa de ser uma ótima opção para os iniciantes.
Independentemente do nível de cada um, melhor contribuir que criticar. Quem garante que um usuário iniciante, que jamais teve contato com o GNU/Linux, vai saber alterar o wallpaper, seja no KDE, GNOME, XFCE, TDE etc. ?
Portanto, por mais simples que seja, qualquer artigo e/ou dica para iniciantes é de extrema utilidade aos que não sabem.
[22] Comentário enviado por omega_indigo em 14/12/2006 - 23:20h
Juliao, parabens pelo artigo, pois conheço uma porrada de gente que vai tirar proveito dele. Agora, o que noto aqui, é que infelizmente alguns , após terem tido esforco, dedicacao e persistencia, conseguiram ter um amplo conhecimento do Linux, e quem sabe, sobre outros sistemas tb, mas consequentemente perderam a humildade. Mas aqui cabe uma pergunta: Aquele que nunca precisou começar do inicio, mas do inicio mesmo(99% aqui quando começou a usar PC ,garanto que seu 1º contato foi ou num windows da vida ou no jurassico ms-dos), que atire a primeira pedra!!!!! Se todos nós nascessemos sabendo, não existiriam escolas, faculdades. ou mesmo esta comunidade. Ninguem aqui comecou a conhecer o linux trabalhando de cara com lsof, nmap, lspci, dentre outros. Esse tipo de intriga nao leva a nada e desestimula quem deseja iniciar no linux....tai meu recado
[25] Comentário enviado por GilsonDeElt em 16/12/2006 - 22:04h
Ótimo artigo!
Como iniciante em Linux (e em informática no geral) reconheço a importância de artigos como este. Apóio os que disseram: SE NÃO SERVE PARA VOCÊ, SERVE PARA OUTRO.
Todos nós começamos do zero!
Todos nós precisamos (ou precusaremos) de ajuda!
Se alguém quer ajudar os iniciantes, que ajude!
A comunidade só cresce se todos avancarem!
Um abraço,
Gilson
[26] Comentário enviado por AndreFranca em 16/12/2006 - 23:42h
É.... existem mil maneiras de se fazer a mesma coisa né??? ele apenas mostrou uma.... se é a mais fácil, difícil, básica, avançada, não interessa... interessa que ele deu a contribuição dele para o crescimento da comunidade....
válido este artigo...
Juiao, você está de parabéns... embroa simples, o artigo fez o que se propôs....
Feliz Natal para todos, um excelente 2007
e Viva O Linux!!
[27] Comentário enviado por angeloo em 18/12/2006 - 18:08h
É isso ai pessoal, vamos massacrar esses caras, que querem hulmilhar, os mais novatos no LINUX, afinal de contas esses cara também um dia já usaram o "WINDOWS", e agora estão dando uma de 'BONZÃO', seria tão bom se todos os usuários avançados ou super avançados, dessa comunidade tão respeitada no mundo Linux, pudesse tirar um pouco de seu tempo para ensinar os mais novatos em Linux.............
AO LER ESTE MEU COMENTÁRIO OBSERVEM UMA COISA, OS QUE FIZERAM COMENTÁRIO NEGATIVOS OU COISA PARECIDA FICARAM CALADINHOS, NÃO FALARAM MAIS NADA, SÓ TEVE COMENTARIOS DANDO APOIO AO NOSSO AMIGO "juliaojunior ", juliaojunior não fique constrangido em dar uma dica simples, mesmo que não tenha nada a ver com Linux, e sim com hardware, o que interessa é que esse conhecimento está sendo passado em frente, para aqueles que estão começando agora.............
Parabéns pela dica, espero que leia o meu comentário..........
PRESTE ATENÇÃO EM UMA COISA, A CHUVA QUANDO CAI MOLHA TUDO QUE TIVER EM BAIXO DELA, NÃO IMPORTANDO SE FOR TELHADO OU LAJE (POBRE, RICO OU MILIONÁRIO, HOMEM, MULHER OU CRIANÇA, GENTE QUE USA WINDOWS OU LINUX, E POR AI VAI), SE NÃO HOUVER UMA BOA DRENAGEM DA ÁGUA ALAGA TUDO TUDO MESMO A ÁGUA NÃO RESPEITA NINGUÉM, VAMOS NOS UNIR PARA ESCOAR A ÁGUA, OK.....
VAMOS NOS UNIR PARA COMTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DO LINUX CADA VEZ MAIS..........
UM ABRAÇO A TODOS.........
PS: NÃO ESQUEÇAM DE SEMPRE ABRIR O MICRO PARA TIRAR A POEIRA, A FINAL DE CONTAS NÃO CUSTA NADA, (PODEMOS CONSIDERAR A POEIRA COMO SENDO OS CARAS QUE GOSTAM DE CRITICAR OS MAIS NOVATOS NO LINUX)
ABRAÇO A TODOS.......
COSTUMO DIZER QUE SISTEMA OPERACIONAL, É IGUAL A ROUPA, VOCÊ USA A QUE ACHAR QUE FICA MELHOR EM VOCÊ...........
[28] Comentário enviado por thed em 20/12/2006 - 17:35h
meu queridos amigos, nunca vir um artigo ser tão criticado.
quisera que todos os fodões que criticam.
tivesem nascido com certificação LPI.
todos nos um dia nos curvamos para informatica basica.
temos que respeita a iniciativa do nosso colega.
o grande problema do pessoal que usa linux acha que o pessoal que usa outro sistema operacional não sebem de nada.
[30] Comentário enviado por crodrigo22 em 28/12/2006 - 00:26h
Cara vou te contar uma estou quase tirando essa [*****] de Linux domeu Pc todo vez que eu reinicio o PC o som do alsa some tem alguem ai que possa me ajudar a solucionar este probleminha.