Depois de instalado com sucesso em seu computador, é necessário ativar a otimização openGL. Este pacote inclui um script para isso. No shell, faça o seguinte:
# nvidia-glx-config enable
O script irá alterar o seu xorg.conf para realizar a otimização e irá salvar o xorg.conf original para futura restauração, caso a otimização falhe.
Para desativar a otimização openGL, faça o seguinte:
# nvidia-glx-config disable
Ao ativar o script, o backup do xorg.conf original será feito em /var/backups/ com a exata data e horário da ativação, como por exemplo: /var/backups/xorg.conf.2005-12-16-12:43:22.
[3] Comentário enviado por icos em 08/03/2006 - 08:24h
Está correto jllitvay, a instalação do driver, fornecido pela nvidia, instala conjuntamente o suporte OpenGL para estas placas, se não, não haveria suporte a 3D nelas, a grosso modo.
[4] Comentário enviado por agk em 08/03/2006 - 11:41h
Bem simples essa forma de instalação, mas muito básico o artigo, poderia ter explanado um pouco mais o assunto.
Por exemplo, explicando como testar se realmente a aceleração 3D está habilitada, além de habilitar o openGL é interessante também habilitar o Direct Rendering Image (DRI) que é usando pelos jogos emulados via wine que utilizam directX.
Para não ficar somente de bla bla blá aí vai a minha contribuição:
3 formas de testar se a aceleração 3D funcionou:
1ª - É bem simples, no modo gráfico abra um console e digite:
glxgears
Vai abrir uma janela com umas engrenagens girando e no terminal vai retornar o fps (frames por segundo).
Verifique se o fps está condizente com a capacidade que a sua placa suporta (no manual da placa de video tem a especificação).
2ª -Ainda pode-se abrir um daqueles screensavers OpenGL para ver se o desempenho ficou bom.
3ª - Ou testar diretamente em um jogo que suporte OpenGL (EX: Unreal, Unreal Tournament, America's Army, Doom3).
Habilitando o Direct Rendering Image (DIR)
Já faz algum tempo que o driver da NVIDIA vem com suporte para DRI (antigamente recomendava-se desabilitar essa opção no arquivo de configuração do X).
Quando me refiro ao arquivo de configuração do X, é o XF86config-4 no caso do Xfree86 ou o xorg.conf no caso do Xorg.
Então basta procurar no arquivo de configuração e remover o comentário (#) de Load "dri".
Para testar reinicie o X (alt+ctrl+backspace), abra um console e digite:
glxinfo |grep -i rendering
Se aparecer:
direct rendering: Yes
Está habilitada a acelação por DRI e você já pode jogar seus jogos emulados via wine que utilizam directX.
Valeu, [ ]'s a todos.
[5] Comentário enviado por eduveks em 08/03/2006 - 12:35h
Muito bom agk, tornaste isto mais util :)...
To com uns problemas com o Cedega no Ubuntu, algumas partes dos jogos ficam com o grafico esquesito, e talvez seja isto do DRI, não sabia que o DRI tinha a ver com o DirectX, sendo assim vou dar uma verificada com estes comandos que passaste para ver se ta a funcionar bem...
[7] Comentário enviado por icos em 08/03/2006 - 19:15h
E nada tem a ver com DirectX eduveks,
pois primeiramente, DRI significa Direct Rendering Infrastructure e não Direct Rendering Image, como citado, sendo que é exclusivo para uso com o Servidor X.
Este, é composto de um módulo do kernel específico para a placa de vídeo, Direct Rendering Module ou DRM, uma composição DRI 2D, a extensão GLX, uma extensão DRI para a comunicação com o protocolo do servidor gráfico, X em nosso caso, que realiza a comunicação entre o DRM e as configurações de hardware, bem como o próprio driver, que é interpretado pela libgl e repassado àquele.
Sua principal função é criar rápidas implementações OpenGL.
Uma forma de verificar, e não testar, se o OpenGL está presente em seu sistema, é executar:
glxinfo | grep OpenGL
No caso de uma Nvidia GF4, o resultado seria semelhante à:
Método muito mais confiável, pois lhe indica qual a versão instalada o OpenGL, teste com programas diversos podem ser afetados por erros diversos, mas o glxgears ainda é o melhor recomendado neste caso, bem como nvidia-settings, já citados.
[8] Comentário enviado por avalon_ufmt em 09/03/2006 - 00:37h
Obrigado a todos pela contribuição. Respondendo aos prezados colegas:
O objetivo principal do artigo foi justamente a simplicidade, visto que a maioria dos artigos que tratam do assunto seguem sempre o mesmo raciocínio de baixar o código, compilar o fonte, mudar na mão o xorg ... bla bla bla... Dá até sono de fazer tudo isso, e olha que eu já fiz muitas vezes... Se fosse pra fazer desse jeito tradicional:
1) Provavelmente o artigo não seria publicado em virtude de farto material sobre isso aqui no VOL;
2) Mesmo numa linguagem técnica muito boa, isso não aumentaria muito o conhecimento de muitos, visto que seria apenas uma maneira diferente de falar do mesmo assunto batido;
3) O artigo pode ampliar a visão de seus leitores, dando-lhes mais uma opção de otimizar (e sem compilar),visto que muitos poderiam estar fazendo o velho procedimento de baixar, compilar, mudar xorg, por puro desconhecimento desse método.
Também não incluí no artigo o teste do suporte a OpenGL por algo óbvio, porém notado por poucos:
1) Quando eu disse "Um logo da NVIDIA deverá aparecer no início do X.", fica implícito que se ele não aparecer, o suporte a openGL falhou, e nesse caso, não teria sentido nenhum eu escrever "como testar se o opengl funcionou", ou seja, o próprio logo no início do X já é o sinal que o suporte foi ativado (o nome do pacote é nvidia-GLx).
2) Geralmente as pessoas instalam otimização openGL justamente por vontade de rodar algum aplicativo e/ou jogo que requira-o para um desempenho satisfatório. Por isso, fica implícito também que o usuário que quiser utilizar tal otimização poderá fazê-lo por necessidade, e o teste se conseguiu aplicar a mudança é simplesmente averiguar se sua necessidade foi suprida...
3) Uma contribuição importante dos colegas seria a citação de quais distros esse pacote pode ser encontrado. Por exemplo: eu usei o Ubuntu para testar, mas tenho quase certeza que esse pacote existe para o red hat/fedora também. Alguem achou pra suse, debian, mandrake etc?
[9] Comentário enviado por icos em 09/03/2006 - 02:36h
Creio que não,
pode-se desabilitar a inicialização do logo da Nvidia através do parametro "NoLogo" do driver, e ai? vai estar desinstalada por causa disso?, Não.
Considerar que um usuário consiga a informação de quantos fps sua placa alcança não é de regra algo simples, principalmente quando nem a embalagem e manual se possui. Não é critéro suficiente para se averiguar se a necessidade foi suprida. Instalar um jogo, que contém dependencias e as vezes até tradução de APIs de sistemas alheios, como o wine, apenas para saber se algo relativo ao sistema está instalado ou não, não é o melhor caminho. Um cat faz isso pra gente...
No SuSE, quando da necessidade de utilização de recursos 3D, indicamos ao usuário instalar o driver da fabricante manualmente, e informar esta mudança à ele através de "sax2 -m 0=nvidia", o que substitui a informação de qual driver usar.
"mais uma opção de otimizar (e sem compilar)...." e a instalação do pacote é o que? Mágica?
Existe uma compilação sim, apenas oculta por não ser tão dificil, nada que as telas de confirmação da instalação do driver do fabricante (em geral 3 perguntas antes de se instalar) acabe por assustar o usuário, pois dão conta de fazer quase todo o trabalho pesado. Ele terá mais trabalho em instalar um jogo do que para instalar o driver.
[10] Comentário enviado por nusk em 09/03/2006 - 09:54h
Olha avalon_ufmt na verdade a parte do seu comentário que fala sobre o logo da Nvidia está meio incorreta.
Tenho feito uns teste com o modulo COMPOSITE do X e quando se ativa esse modulo o suporte ao OpenGL (modulo glx) automáticamente é desativado pois o modulo não é compativel com o OpenGL. Só que mesmo assim quando se carrega o X aparece o logo da nvidia, o que, seguindo seu comentário, estaria me provando que o suporte a OpenGL estaria funcionando, então o esquema do logo pode enganar o usuário
Mudando um pouco de assunto...
A intenção do artigo foi muito boa e a dos comentárista também.
[11] Comentário enviado por removido em 09/03/2006 - 11:04h
Gostaria de saber se alguem com o slackware 10.2 conseguiu fazer funcionar incrementando as linhas abaixo no xorg.conf
Section "Module"
Load "glx"
pois no 10.1 consegui fazer isso mas no 10.2 nao consegui, se coloco o Load "glx" o X nao entra ai tenho que comenta-lo para acessar
aparece normalmente o logo na nVidia, e o glxinfo informa que esta renderizando porem o jogo AA nao roda. Se alguem que passou por esta experiencia puder ajudar-me .
[14] Comentário enviado por avalon_ufmt em 11/03/2006 - 05:16h
Por padrão, não, o logo não é desativado, tanto no processo de recompilação quanto no processo pelo apt-get descrito aqui. Se vc me pergunta: SE o cara desativar, e aih? eu tb pergunto... e aih? e aih o cara vai estar sabendo que desativou... claro...
E sobre o fato de ter uma compilação mesmo desse jeito, realmente. Porém, esta é frequentemente ignorada por muitos motivos.
Claro que para se adequar mais ainda a uma maquina eh melhor compilar tudo, mas existe sim, neste caso otimização. Não no sentido de "otimização de código", algo que um compilador C (na qual o linux é fortemente baseado), mas no sentido de "otimização=aumento no desempenho".
Quanto ao openGL, nao sei oq poderia aumentar o desempenho gráfico se não fosse de fato ele mesmo.
Respondendo ao nusk, meu raciocínio sobre o logo da nvidia pode estar incorreto mesmo, porém a comprovação de que o pacote está sendo utilizado sem problemas segue esse raciocínio, sim, e é o mais simples de todos. Mas gostei de saber sobre isso tb.
Já presenciei algumas placas nvidia de origem duvidosa dando pau depois de rodar o nvidia-glx, neste caso foi necessário usar o comando nvidia-glx disable pra voltar tudo ao normal, ou no pior dos casos, copiar o backup do xorg.conf original.
Ao amigo agk, pobreza é diferente de simplicidade. Vou explicar: este artigo tem um caráter mais informativo do que técnico, por isso é tão simples. Pobreza é a ausência de recursos, e este artigo cumpre seu objetivo no sentido de mostrar aos usuário VOL um recurso interessante das distros que tem apt-get, e também de instalá-las, portanto, não está pobre, tem informações técnicas suficiente para o usuário poder utilizar o pacote mostrado no artigo.
Considere esse artigo como "Olha, esse pacote existe pra algumas distros e é bem prático!".
Ateh + gente.
[15] Comentário enviado por removido em 12/03/2006 - 13:15h
Pra mim seu arigo mostra o quanto pode ser simples usar o linux com o apt-get e que instalar o driver da Nvidia não é nenhum bicho de sete cabeças, para quem está começando pelo menos garante que vai conseguir ter a placa funcionando direito e com o tempo vai descobrindo como melhorar o desempenho dela.
[16] Comentário enviado por nemphilis em 15/03/2006 - 10:19h
A alguns anos atrás na instalação dessa placa nos repositórios DEBIAN esse pacote era um pacote "genérico" que não dava suporte à recursos utilizando openGL, mas, a placa era instalada e aparecia na inicialização do X o logo da Nvidia....isso ainda procede, ou o pacote já é drive oficial da nvidia? Me lembro q para que a ativação do recurso era necessário a instalação desse drive direto do site oficial...
[19] Comentário enviado por andreceara em 11/05/2006 - 08:28h
Perdoem-me a ignorancia,
Eu, como muitos, sou novato em linux. Tenho uma pergunta:
Após instalar o ubuntu nao instalei nada sobre a placa de video. Basta seguir os passos acima e minha placa de video estará instalada?
E o que significa: Irão se beneficiar deste artigo os usuários cujas respectivas distros Linux possuam um pacote de instalação pré-compilado, que é o seguinte:
* nvidia-glx
Ajuda aí amigo, tenho 15 anos de windows e 1 mes de linux.
Instalou tudo certinho com os efeitos coisa e tal, realmente funcionou.
Só que percebi que o Suporte 3D do sysinfo:/ no campo Drive sumiu, ficou somente Nvidia
Não me importei com isso, logo fui testar os efeitos, cara realmente show de bola.
Não contente com isso resolvi instalar o Cedega para brincar um pouco, ninguém é de ferro..rsss, realizei aquele teste de sistema que o Cedega oferece, e eis o que me aparece OpenGL falhou e os efeitos 3D esta funcionando
Pessoal já revirei tudo por aqui e não consegui resolver este problema.
Ao iniciar o nvidia-settings Configuration olha a mensagem que apareceu:
You do not appear to be using the NVIDIA X driver. Please edit your X configuration file (just run nvidia-xconfig` as root), and restart the X server.
O x não está usando o drive, será que eu posso dar óbito para meu sistema e reinstalar tudo
Tentei reinstalar a Nvidia pelo mesmo link http://en.opensuse.org/NVIDIA#openSUSE_10.3,
E nada, removi o Compiz-Fusion e os negócios de minimizar e fechar a tela sumiram...rsssssss
Parece até gozação, acho que este bicho aqui não foi com minha cara hein...
Estou precisando de um auxilio se alguem poder me ajudar eu agradeço e ainda pago uma rodada de cerveja hein... rss