Vi vários artigos de como instalar Linux em um pendrive, mas eu queria instalar o Slackware que eu uso, utilizando o pendrive como se fosse um HD normal. Depois de alguns dias em tutoriais e artigos e os manpages da vida eu consegui, e resolvi compartilhar o que aprendi através deste artigo na esperança que usuários de outras distribuições possam adaptar a idéia para fazer o mesmo com suas distros.
Estou trabalhando num protótipo para colocar um computador dentro de ônibus urbano, com a finalidade de fazer monitoramento de imagens no interior dos mesmos. Necessitava portanto de um computador barato e que pudesse ser móvel. Uma empresa lançou no mercado um computador de baixo custo com uma case realmente muito pequeno, mas a limitação do HD mecânico permanece, em um ônibus nenhum tipo de HD sobrevive muito tempo, nem mesmo os de notebook, e os CDs ficam pulando, além do que, eu preciso armazenar imagens.
A solução foi utilizar pendrives. Como moro perto da fronteira com o Paraguay, consigo comprar pendrive 4GB por apenas $45,00 o que é mais que suficiente para armazenar um dia de filmagem no interior de um ônibus equipado com 4 câmeras, mas a grande dificuldade foi colocar o Linux no pendrive, diversos artigos ensinam como fazer isso, mas o problema era na hora de compilar os drivers para a placa de vídeo e os softwares de captura, primeiro por usar uma distro diferente da minha habitual, segundo pela falta de espaço, porque a maioria destas distros apenas se copiam na memória, não utilizando o espaço do pendrive como espaço disponível.
Como a maioria destras distros vem otimizada para trabalhar com pouco espaço, isto representou um problema na hora de instalar o binutils, kernel-source, kernel-headers e etc. Depois de uma semana sobre artigos e manpages, consegui finalmente instalar o Slackware 11.0 no pendrive e resolvi compartilhar o que aprendi.
Requisitos
Conhecimentos médios de Linux e da distribuição Slackware;
ATENÇÃO! Vamos propor um sistema com um HD tipo IDE, se o seu computador possui dispositivos SCSI ou serial ATA, você vai precisar alterar todos os sda para sd(letra do seu pendrive).
[9] Comentário enviado por antonioclj em 13/03/2007 - 14:12h
Parabéns. Muito bom o artigo. Gostaria de saber qual equipamento você usa para gravar as imagens, câmeras e dvr? Outra coisa já imaginou se inventassem um sistema de arquivo que comprimisse os dados a serem gravados? Hauhauhau o pior, aliás, o melhor é que já existe usam ele no OLPC. Chama-se JFFS2. Bom agora acho que 4 GB podem até chegar a uns 6 GB já imaginou? Será que perderia no desempenho? Porque vc não testa ai ? e faz outro artigo informado o que era antes e o que mudou usando o tal JFFS2? Fico no aguardo dos equipamentos. Valeu, um grande abraço.
[11] Comentário enviado por arnaldoestevao em 13/03/2007 - 19:43h
Na realidade, neste momento estou sobre tutoriais e man pages da vida sobre monitoramento de imagens em Linux, ja descobri que o software principal é o Zoneminder e que as placas de captura precisam ser baseadas no chipset BrookTree (bttv), quando tiver a solução completa e funcionando sem dúvida nenhuma irei dividir com a comunidade na forma de outro artigo, quanto ao Windows eu não sei como ajudar porque a última vez que usei Windows foi em 1998, alem do que eu sou windowsfóbico. As outras demais sugestões estão sendo anotadas, obrigado.
[19] Comentário enviado por arnaldoestevao em 14/03/2007 - 13:38h
A empresa que eu me referia é positivo.com com seu desktop futura mas ja descobri algo melhor ainda pra funcionar com o pendrive http://www.linutop.com
[21] Comentário enviado por capitainkurn em 19/03/2007 - 11:50h
Grande artigo!
Como sempre mais uma prova de que o limite do nosso GNU/Linux é a nossa criatividade! Excepcional trabalho!
Mas completando com uma sugestão existem adaptadores IDE/compact flash, que facilitam e muito o trabalho, eu mesmo os uso em APs baseados em PCs e Slackware e são mais ou menos o preço dos pen drives aí no Paraguay.
[22] Comentário enviado por rbn_jesus em 23/03/2007 - 17:02h
Estou com um problema em LVM, creio que vc possa me ajudar...
tenho uma configuração lvm em apenas 1 dispositivo, da seguinte forma:
xda1 - /boot - ext3
xda2 - lvm (lvm1 - / - ext3; lvm2 - swap)
como recupero as informações da 1ª partição do lvm neste despositivo?
[24] Comentário enviado por phelipe em 02/04/2007 - 20:23h
Arnaldo Luiz Estevao,
De acordo com este artigo e algumas modificações eu consegui fazer uma instalação completa do slackware 11 com Kernel 2.6.17.13 em um hd externo de 80 GB e ta tudo 100% e por sinal estou nele agora... vlw mesmo por este excelente artigo.
[27] Comentário enviado por g0han em 20/06/2007 - 13:01h
arnaldoestevao,
Utilizei seu tutorial para tentar instalar o slackware 11.0 em um pendrive de 2.0GB.
Só que não obtive sucesso. Ao iniciar o boot pelo USB. Ele nao carrega nada, só aparece essa msg:
é{
Mecho com o slackware a algum tempinho, e achei estranho algumas linhas.. como por exemplo, voce usa o 'mkinitrd' no /boot do slack que esta no HD, correto?
o certo nao seria no /boot do pen? ('/dev/sda2/boot')
Bom, se puder me dar uma orientaçãozinha, eu agradeço desde já!
[28] Comentário enviado por pcnmota em 14/07/2007 - 23:59h
Boa Noite amigos, tentei instalar o slackware no pen, mas nem consegui porque quando instalo o slack12 no hd e reinicio pelo cd como indicado, ele nao acha nada nem eh /dev/sda /dev/sdb e etc. Segui um outro tutorial e consegui instalar o slax no pen dboa, so que ele nao salva nada que altero, sendo assim gostaria de deixar o slackware 12 mesmo no pen.
Obrigado e bom artigo!
[29] Comentário enviado por jnnneves em 20/08/2007 - 16:40h
Muito bom artigo, parabéns!!! Queria saber se consegue me mandar a imagem de 64 MB. Outra coisa, estou querendo fazer isso que vc menciona no artigo, mas instalando no flash card (thin client), o thin enxerga o CF (flash card) como um HD normal. Tem alguma boa dica? Jair (jair.neves@diadema.sp.gov.br)
[30] Comentário enviado por guiguix em 10/05/2008 - 09:54h
Parabéns pelo artigo, mas tenho uma dúvida: para eu rodar só Apache + PHP + MySQL, quais pacotes e/ou bibliotecas são essenciais (além destes que eu mencionei) ?
[33] Comentário enviado por arnaldoestevao em 20/09/2009 - 11:46h
Eu ja havia publicado este artigo no dicas-l em 01/03/2007 como voce pode ver pelo
link http://www.dicas-l.com.br/pdf/20070301.pdf alem disso acredito que por voce nao ter nada publicado no vivaolinux não saiba que eles checam antes pelo google para ver se o artigo não é clonado antes de postar, quanto as datas basta voce clicar na guia história do underlinux em cima do artigo que voce linkou para ver qual artigo é mais antigo , la foi publicado pela primeira vez em 16/03/2007 e alterado em 21/03/2007 sendo que aqui no VOL ele foi publicado em 13/03/2007
/dev/sda2/boot ???? kkk, acho meio difícil de gravar alguma coisa nesse path!
não é difícil, é o padrão para a arvore de boot do initrd justamente por estar relacionado com o processo de boot, mas voce pode fazer em outro diretório se preferir