Este artigo ensina a instalar e configurar o Java 2 Standard Edition (J2SE) no Linux. Todos os processos foram descritos minuciosamente, de forma a não deixar dúvidas para o leitor, inclusive na definição e alteração da variável de ambiente CLASSPATH para cada usuário do sistema.
Java é uma linguagem interpretada, orientada à objetos desenvolvida pela Sun Microsystems e que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado atual.
Uma das grandes características desta linguagem é que ela é multiplataforma. Isto significa que o programa gerado com ela (bytecode) pode ser executado em diversas arquiteturas e sistemas operacionais diferentes, sem qualquer tipo de alteração no código, o que é uma grande vantagem num mercado constituído por computadores e configurações das mais diversas.
O objetivo deste artigo não é ensinar a programar em Java e nem a utilizar
os programas que compõem o kit de desenvolvimento de software do Java. O
objetivo é sim, ensinar a instalar e configurar o kit de desenvolvimento
Java 2 Standard Edition (J2SE) no Linux.
Antes de começar, é importante ressaltar alguns pontos. Primeiro, a versão
do Java utilizada foi a 1.5; segundo, o sistema operacional foi o
Slackware Linux 10.1 e todos os passos foram realizados como usuário
root. Portanto, caso algum ponto seja diferente, deve-se observar as
mudanças a serem feitas.
[4] Comentário enviado por forkd em 17/05/2006 - 00:58h
ERRATA.
Galera, é o seguinte, onde está descrito para dar permissão 711 para o arquivo de configuração do Java, entendam como 755. É necessário que todos os usuários possam ter acesso de leitura ao arquivo, pois o mesmo é chamado pelo arquivo /etc/profile.
Desculpem pelo transtorno e obrigado pelos elogios!
;)