Como disse anteriormente você pode tratar os SPAMs usuário por usuário ou, pode descartar os e-mails que são considerados SPAM, o que eu particularmente não acho muito prudente, principalmente no início da implantação, ou melhor, você pode redirecionar para uma caixa de e-mails até decidir o que fazer com esses e-mails.
Para isso nesse nosso ambiente precisamos editar o arquivo /etc/procmailrc e acrescentar as seguintes linhas:
:0
* ^Subject:.*SPAM.*
{
:0 A
/var/mail/spam
}
Analisando as linhas acima:
Nas linhas acima estamos configurando para que todo e-mail com assunto (Subject) *SPAM*, ou seja, "qualquer coisa +SPAM+ qualquer coisa", seja redirecionado para a caixa de e-mail /var/mail/spam, cujo spam é um usuário com direito a caixa de e-mail que deverá ser criado.
Você pode encontrar maiores detalhes sobre esse assunto de redirecionamento de e-mail e acompanhamento de base de dados do Spamassassin noutro artigo que escrevi:Como fazer usuário interagir com SpamAssassin.
[2] Comentário enviado por solucoesnandor em 11/01/2007 - 11:58h
Olá dailson, ótima pergunta. Eu escrevi um artigo sobre esse assunto "Usuário Interagir com Spamassasin" ao qual pode ser encontrado nos respectivos endereços:
[3] Comentário enviado por aguifagundes em 18/05/2007 - 23:04h
Oi meu amigo usa o linux, mais ele nao esta conseguindo interagir com os contatos do msn hotmail, ele ve todos os contato off line, mais a gente ve ele on line... tbm ele so consegue ler suas os e-mail e enviar como ele pode estar arrumando isto???