Mudança de HD. Fiz backup dos meus dados e formatei tudo, só para depois descobrir que meus CDs do Slackware, tanto o 11 quanto o 12, não davam boot de modo algum pela minha novíssima gravadora de DVD! Quanta tristeza. Mas linuxeiro não passa sufoco e aqui está uma alternativa para instalar o seu Linux, ainda que meio "na marra".
Chegando em casa, coloquei o pequeno e valente (sobreviver na sucata é algo difícil...) HD no computador e iniciei o Debian, que já estava instalado desde a madrugada anterior.
Vou colocar aqui o esquema das minhas IDEs, que ficou o seguinte, depois de colocar o pequeno HD com o Slackware.
hda => Meu HD principal
hdb => Meu novo HD, onde queria instalar o Slackware
hdc => Minha gravadora de CD, a "traidora" que não quis dar boot nos CDs do Slackware
hdd => O pequeno "HD salvador"
A instalação que fiz no trabalho foi em uma partição única. Partição de principiante, eu sei, mas serviu bem para o propósito a que se destinava.
No hdb eu planejei instalar o Slackware nas seguintes partições:
hdb5 como /
hdb6 como /usr
hdb7 como /var
Então vejamos, passo-a-passo, como foi feita a "cirurgia" de instalação:
1) Montar o Slackware instalado no hdd, numa partição qualquer. Escolhi fazer isso dentro do diretório do root mesmo:
# mkdir slackware
# mount -t reiserfs /dev/hdd1 slackware/
OBS: Estou assumindo aqui que essas partições já haviam sido criadas com o fdisk ou o cfdisk, como preferirem. Também há que se notar que eu uso sempre reiserfs, mas quem preferir pode substituir mkreiserfs por mkfs.ext3 ou outro formatador de sua preferência, para gerar outro sistema de arquivos.
3) Criar os diretórios para as partições onde o Slackware seria instalado:
# mkdir instalacao
# mount -t reiserfs /dev/hdb5 instalacao/
# mkdir -p instalacao/{usr,var}
# mount -t reiserfs /dev/hdb6 instalacao/usr/
# mount -t reiserfs /dev/hdb7 instalacao/var/
4) Copiar o sistema instalado para as novas partições:
# cd slackware
# cp -Rfvp * /root/instalacao
Pronto!
Agora é só esperar a cópia terminar e fazer alguns pequenos ajustes.
Quem não tiver paciência para ver tantos arquivos sendo copiados, pode tirar o "v" do comando cp acima.
O "R" tem de ficar, para a cópia ser recursiva dentro dos diretórios.
O "f" também, para forçar a criação dos diretórios que não existirem (no caso, todos...).
O que não pode sair mesmo é o "p". Esse flag indica que as permissões e proprietários não devem ser alterados. Sem ele todo o processo seria inútil, pois há arquivos cujas permissões não podem ser mudadas de modo algum em uma instalação.
[2] Comentário enviado por fulllinux em 05/03/2008 - 16:35h
Sensacional!!!!
De uma esplendida copetencia... hauhauhau, parabens brother pela coragem... rss
Qaunto ao artigo, gostei do sentimentalismo... e do que podemos dizer de hilário...
Quanto ao Windows... Em 1999 lecionei aulas de informática, e tambem tinha a reponsabilidade de fazer manutenções nos computadores dessa escola... lembro-me ter feito uma copia de HD para HD do Win 98 pirata edition... posso te dizer que a copia em si foi perfeita, a unica coisa que tive que alterar foi drivers pois havia uma certa instabilidade...
[3] Comentário enviado por removido em 05/03/2008 - 16:54h
Só gostaria de fazer um pequeno comentário à respeito desta distribuição Dudux, quando pretende lançá-la? pode ser que isto seja uma excelente alternativa ao Edubuntu mas em Português nativo...
Por favor, não deixe de nos apresentar esta distribuição assim que possível, obrigado...
Ps.: É baseada em qual distribuição a Dudux? poderia nos dizer?
[6] Comentário enviado por john.fernando em 05/03/2008 - 18:58h
Huaehae... acredite, já fiz coisas piores, até já instalei um slackware funcional num pendrive (não live) pra testar compatibilidade de hardware em uma máquina que não podia formatar e nem tinha CD, disquete, nada, nem bootava pen live, maior doidera que já fiz.
Estranho você não conseguir bootar com o CD do slackware, bootei um notebook DELL C600 (deve ter uns 7 anos já) esses dias, instalei só o basicão, depois montei um compartilhamento com o DVD do 12 em outra máquina, copiei a instalação em uma partição no note e mandei o lilo bootar ela, como se fosse o próprio DVD.
Hmm.. se tem USB que suporta boot, vem imagem a partir do slackware 11 para tal, é só dar um dd if=algumacoisaquenaummelembroagora.img of=/dev/seupendrive e bootar por ele. Vale também o esquema dos disquetes, se bem que faz tempo que não vejo uma máquina com floppy.
valewz!
[8] Comentário enviado por Ruy_Go em 06/03/2008 - 00:56h
Amigo eu ja passei por algo parecido, porém com maior complicação e resolvi com um curto espaço de tempo..... Mas eu digo uma coisa, cada um tem sua forma de raciocinar e buscar as soluções para os seus problemas, o meu foi com um simples iPod eu coloquei a imagem do slack12 la dentro e mandei ver no resto via USB ;D
O principio foi o mesmo já que o iPod é um Hd portátil ;D
[9] Comentário enviado por slack felix em 06/03/2008 - 10:09h
Meus parabéns,
Pela sua destreza, competência e principalmente pela sua calma para encontrar uma solução para o seu problema. Embora encontrar um HD funcionando em meio a sucata é também um pouquinho de sorte.
Parabéns também por ter o Slackware como sua principal plataforma, como plataforma do "coração".
[10] Comentário enviado por john.fernando em 06/03/2008 - 10:43h
Hm... lembrei de uma coisa: se você tinha outra distro qualquer instalada na máquina, dava pra bootar por uma, copiar o conteúdo do CD/DVD de instalação do slackware em uma pasta qualquer de uma partição qualquer (menos na que ia instalar ele, lógico) e configurar o lilo/grub pra bootar o kernel, fica aê a dica (lilo):
Já usei este procedimento, aí na instalação é só dizer que vai instalar a partir da pasta em outra partição (tem que montar primeiro em algum lugar diferente de /mnt, pois o slackware usa /mnt) ao invés do CD/DVD.
[11] Comentário enviado por tiagodib em 06/03/2008 - 13:39h
Belo artigo amigo, esse problema já ocorreu comigo também, quando tentei instalar o slack12 em uma maquina ele não dava o boot pelo dvd de forma alguma. Então achei no google como criar um disquete de boot. Segui os passos que era basicamente copiar alguns arquivos do dvd para o disquete, feito isso, coloquei o disquete no drive pedi para dar boot por ele. Ele carregou um software e eu selecionei o dvd rom ai ele ja iniciou o processo de instalação pelo dvd.
Foi muito útil, como faz um tempo que fiz não tenho o link para postar como fazer, mas só procurar no google que tem, inclusive esse software pode ser usado acredito eu em qualquer distro...
[12] Comentário enviado por jalexandre em 06/03/2008 - 16:15h
Isso me lembrou quando eu instalei slacware em um notebook compaq sem nenhum drive de CD.
Só que, na época, eu utilizei 3 discos de boot + acesso ao FTP. =)
[13] Comentário enviado por Teixeira em 06/03/2008 - 19:05h
Parabéns pelo artigo, que demonstra claramente não apenas por si, mas igualmente pelos comentários que tem recebido, que conhecimento de causa, é coisa fundamental.
Veja quantas soluções viáveis para o mesmo problema!
Saúde e paz!
[14] Comentário enviado por marujo em 06/03/2008 - 20:19h
Cara!!! tu é um héroi!!!! muito bom, gostei do artigo.... Ta seguindo os passos do Piter Punk, Herhehrehr um negócio mesmo bem Slackware.... parabéns para os slackusers... Sempre se superando...
[15] Comentário enviado por ario em 07/03/2008 - 10:04h
?comentario=Quem sabe salvar os registros do windows funcione, eu tentaria isto. Quem gosta do windows entao que use. Eu adoro aquelas pessoas chatas vindo com o CD de instalaçao do windows pedindo para formatar... e ainda perguntam "Voce nao vai formatar, nao?" Inserir CD, resetar e clicar nos botoes.... Todavia prefiro o mundo linux por inumeras razoes. Em algum lugar nele tem nem que seja uma virgula minha . Quanto a versatilidade: neste momento minha estaçao esta no CDI para "Formatacao". Entao pego alguma maquina encostada rodo o "dsl to ram" e estou aqui, apesar de nao me preocupar com acentuaçao (me perdoem, nao eh dificil). Entao vai aqui o que eu faço em certos desesperos: uso o disco (live cd ou modo recuperaçao) do dsl, gento, *ubuntu, kurimin, etc e tudo rola com as copias de partiçoes e "chroot". Entao atualizo as instalaoes, recupero o grub... e tudo volta funcionar.
[16] Comentário enviado por tekmania em 08/03/2008 - 07:00h
?comentario= Aqui tbm o dvd nao rodava, entao eu reniciava o pc 5 vezes ai dava certo mais na maioria das vezes não, entao baixei o cd do slackware e na hora que pede cd ou dvd eu tirei o cd e colokei o dvd e continuei a instalação, sempre fisso assim e sempre deu certo. Cada com seu cada um.
[17] Comentário enviado por Teixeira em 08/03/2008 - 12:17h
Pôxa, ario!
Mexer com os registros do Windows?
Isso pode ser bem mais difícil que aprender a mexer com o Linux.
Acho que a própria Microsoft treme nos alicerces antes de fazer uma coisa dessas...
hehehehe
[19] Comentário enviado por EdDeAlmeida em 11/03/2008 - 18:00h
Sim, encontrar um HD operacional em meio à sucata foi mesmo sorte.
Quanto ao DUDUX, a minha distribuição voltada para a educação infantil, creio que ela estará disponível dentro de uns dois meses. Estou dando os retoques finais. Assim que estiver ok eu posto aqui informando.
[20] Comentário enviado por removido em 19/03/2008 - 19:27h
tive o mesmo problema com o ubuntu, mas eu tinha 2 cd's de boot dele entãofoi mais facil...
como sou iniciante tive certo receio de fazer algo similar ao que vc fez...
vi em um tutorial,, mas não fiz .