Depois de um tempo trabalhando com o Linux, percebi que a maioria dos técnicos em informática tem medo de migrar ou até mesmo experimentar o Linux por achar muito difícil ou que seus programas preferidos não funcionarão. Com base nisso inicio este tutorial.
APT é o nome do gerenciador de pacotes usado pelo Debian (outra distribuição Linux). Como o Ubuntu é uma distribuição derivada do Debian, ele também possuiu essa maravilhosa ferramenta. É usando o APT que vamos instalar todos os programas que você usará no seu Ubuntu, o APT usa a internet para baixar os pacotes que você solicitar.
2. Terminal
Terminal é a ferramenta que possibilita a execução de comandos no seu Linux. É nele que você usará o APT para instalar seus programas.
3. aMSN
Cliente para MSN.
4. Audacious
Player de músicas, tão bom quanto o Winamp e bem melhor que o Windows Media Player.
5. Firefox
Muito usado no Windows também, esse programa é um navegador de internet e já vem instado no seu Linux.
6. OpenOffice
Essa é uma suíte de aplicativos de escritório muito parecido com o Office da Microsoft e também já vem instalado no seu Linux.
7. GnomeBaker
Gravador de CDs e DVDs bastante completo para Linux.
8. VLC Media Player
Programa para execução de vídeos com codecs e muito bom diga-se de passagem (Mplayer e gxine são parecidos e ótimos também).
9. GIMP
Programa para manipulação de imagens, parecido com o Photoshop e já vem instalado no seu Linux
10. Evolution
Cliente de e-mails parecido com o Outlook Express, já vem instalado no Linux.
Agora que você conhece alguns programas, vamos instalá-los.
[2] Comentário enviado por nefa em 25/09/2009 - 09:03h
"Instalando Ubuntu 9.04 e deixando com todos os programas que você gosta"
Excelente para quem está pensando em começar no mundo linux
aí vai uma dica.
Existe uma versão customizada do Ubuntu 9.04,onde no cd de instalação já vem com alguns
programas já instalados "podendo ser rodado também como live cd"
[3] Comentário enviado por duph em 25/09/2009 - 10:47h
Muito bom o seu tutorial cara!!!!!
se eu estivesse encontrado um desses há alguns dias.
não teria quebrado tanto a minha cabeça e confesso: se
não estivesse realmente disposto a abandonar o Rwindows...
[5] Comentário enviado por junior.corazza em 25/09/2009 - 15:19h
obrigado gente, eu tambem sou um "iniciante" em linux.... mas o pouco que sei é bem legal poder passar pros outros.
Esse foi meu primeiro tutorial, estou elaborando outro... mas esse é de como fazer uma instalação rapida e pratica do compiz fusion.
Cada vez esta mais facil usar o linux, só nao usar kem nao ker mesmo.... quando eu comecei em 2004, minha primeira distribuição foi o slackware, confesso q desisti em uma semana, demorei 2 dias pra fazer o scrool do mouse funcionar...
[7] Comentário enviado por removido em 26/09/2009 - 22:28h
Bom, apesar do Ubuntu ser praticamente auto-instalável, é sempre útil ter algo assim para dar confiança aos que, por algum motivo qualquer, ainda têm medo de fazer a melhor mudança em termo de SO.
Gostaria de completar:
Eu usava o formato de arquivo Journaling ext3, mas depois de alguns testes migrei para o ReiserFS e putz, cara no meu PC a mudança foi significativa, não sei se é de máquina para máquina, mas aqui tá muito bom.
[9] Comentário enviado por pardalz em 29/09/2009 - 13:00h
Bela!
Ficou ótimo cara, principalmente por ter as imagens, ajuda bastante.
Uma dica é: Para quem usa windows e quer conhecer o linux e esta com medo de se arrepender, utilize esse tutorial: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-Linux-dentro-do-Windows/ para ver o quanto o Linux é util e eficaz.
mais uma vez parabens!
[13] Comentário enviado por resetmba123 em 15/10/2009 - 13:40h
vlw amigo me ajudou muito esse tutorial...assim como muitos eu tambem sou novato no LINUX, antes de instalar ele estava com um pouco de receio em relação a usar internet, placa de video, som,codecs(configuração)...confesso que ate hoje tenho um pouco de dificudade em algumas coisas(nada que agente possa contorna), tava muito acostumando a usar só MOUSE^^... mais agora a cada dia que eu uso o LINUX eu gosto mais desse SO pois e diferente do windows...que só deixa agente usar aquela area de trabalho monótono e nda mais..vlw dinovo
[14] Comentário enviado por WhiteHawk em 08/11/2009 - 10:32h
Muito bom este artigo. Parabéns! Só tenho uma dúvida: ao invés de eu instalar o GnomeBaker, com o comando $ sudo apt-get install gnomebaker , eu posso simplesmente digitar sudo, colocar minha senha de root e instalar com o comando #apt-get install gnomebaker?
[15] Comentário enviado por martinsgod em 15/06/2010 - 12:52h
Muito bom o tutorial. Só que no meu não precisei instalar quase nada. Já veio com player de músicas (rythmbox), player de cd/dvd (Totem), gravador (brasero), torrentador (transmission) além dos que vc citou. E foi instalação padrão, baixada da ubuntu.org
Instalei adicionalmente o inkscape, o cheese e o komposer.