Eita Canon! Até quando esse descaso com o Linux vai continuar?
Aqui na minha escola resolvemos instalar o
Ubuntu (em dualboot com o Windows) nas máquinas da sala multifuncional. A ideia é padronizar as máquinas para facilitar o trabalho das professoras, que já utilizam o Ubuntu em seus Classmates. Como já era de esperar, o processo de migração foi fácil e indolor, tudo funcionou perfeitamente no Ubuntu, todo o hardware dos computadores além da impressora.
Tudo menos o scanner CanoScan Lide 100!
Eis uma foto do nojentinho:
A Canon é uma das empresas das quais eu nunca comprarei nenhum produto, pois a mesma parece ter um enorme descaso com usuários
Linux, já que não se preocupa em oferecer drivers dos seus produtos para a plataforma livre, seus drivers são de código fechado, e não se vê nenhuma perspectiva de mudança na postura dessa empresa no horizonte.
O que me deixa ainda mais indignado é que os ministeriosos da educação querem que usemos software livre, mas de vez em quando nos enviam hardware que não tem nenhuma compatibilidade.
O que me deixou mais pasmo ainda é que em uma das minhas buscas pela Internet, li o caso de um cidadão que tinha comprado 500 unidades desse scanner para as escolas da sua região, e estava desesperado por não conseguir fazê-los funcionar no Linux. É nisso que dá colocar gente incompetente nos altos escalões.
Pois bem, passada a crítica (que é de total responsabilidade minha), vamos à solução, que encontrei na Internet para fazer esse bendito scanner funcionar no Linux. Eu dei uma mastigada nela, para facilitar as coisas para o leitor, então você deverá seguir os passos abaixo rigorosamente.
Instalando o CanoScan Lide 100
Comece abrindo um terminal (no Ubuntu: Aplicativos >> Acessórios >> Terminal), e siga os seguintes passos:
1º Atualizando os repositórios:
# sudo apt-get update
2º Caso ele peça a senha de superusuário, digite-a. Agora vamos instalar os pacotes essenciais para compilação, o pacote
git-core e o
xsane:
# sudo apt-get install xsane libusb-dev build-essential libsane-dev git-core
3º Agora use o git para fazer o download do instalador do driver para o scanner:
# git clone git://git.debian.org/sane/sane-backends.git
4º Quando o download terminar, execute os seguintes comandos um a um (os processos dos três últimos comandos devem demorar para concluir):
# cd sane-backends
# ./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --localstatedir=/var
# make
# sudo make install
5º Vamos copiar os arquivos dll.conf e genesys.conf para a pasta /etc/sane.d:
# cd backend
# sudo cp dll.conf /etc/sane.d
# sudo cp genesys.conf /etc/sane.d
6º Por último, vamos adicionar o CanoScan Lide 100 ao arquivo 40-libsane.rules. Abra esse arquivo com o seguinte comando:
# sudo gedit /lib/udev/rules.d/40-libsane.rules
Abrirá um arquivo de texto, role-o até o final. Você verá uma linha em branco antes das três ou quatro últimas linhas, é nessa linha em branco que você deverá colar o seguinte conteúdo:
# Canon CanoScan Lide 100
ATTRS{idVendor}=="04a9", ATTRS{idProduct}=="1904", ENV{libsane_matched}="yes"
Veja como ficou o final do arquivo da minha máquina:
ATTRS{idVendor}=="413c", ATTRS{idProduct}=="5105", ENV{libsane_matched}="yes",
# Dell Dell MFP Laser Printer 1815dn
ATTRS{idVendor}=="413c", ATTRS{idProduct}=="5124", ENV{libsane_matched}="yes"
# Dell 1600n
ATTRS{idVendor}=="413c", ATTRS{idProduct}=="5250", ENV{libsane_matched}="yes"
# Canon CanoScan Lide 100
ATTRS{idVendor}=="04a9", ATTRS{idProduct}=="1904", ENV{libsane_matched}="yes"
# The following rule will disable USB autosuspend for the device
ENV{libsane_matched}=="yes", RUN+="/bin/sh -c 'test -e /sys/$env{DEVPATH}/power/level && echo on > /sys/$env{DEVPATH}/power/level'"
LABEL="libsane_rules_end"
7º Salve, feche o arquivo e reinicie a máquina.
Usando o CanoScan Lide 100 no Ubuntu
Após reiniciar a máquina o scanner já deverá estar funcionando. Infelizmente não consegui fazer seus botões funcionar, mas pode-se fazer as cópias com o programa XSane, que se encontra em Aplicativos >> Gráficos >> XSane Image Center.
Esse programa é muito simples de usar. Quando você o abrir, você se deparará com várias janelas, mas a mais importante (e provavelmente a única que você usará) é a que aparece abaixo:
Por padrão, o
XSane deverá estar configurado para scanear em preto e branco. Você muda essa opção, para colorido clicando em Cinza e mudando para Cor. Também é recomendável modificar a extensão em que o Xsane salva as imagens; clique em Tipo: por extensão e mude para JPEG.
Pois bem, depois de configurar as opções do programa, é só clicar em Digitalizar.
Antes que eu me esqueça, eis a fonte de onde tirei essa dica:
Até a próxima.