Neste artigo descrevo uma maneira de instalar e atualizar de maneira fácil e rápida programas em computadores que rodam Fedora e não possuem conexão à internet disponível.
Para criar uma mídia com os pacotes necessários para a instalação de um novo sistema Fedora, você precisará do Yum e do plugin yum-downloadonly. Instale-o:
# yum install yum-downloadonly
Agora, crie os diretórios que serão usados para armazenar os arquivos. Tenha certeza de criar os diretórios em uma partição que possua espaço em disco suficiente para essa tarefa.
# mkdir -p RPMS temp
Agora, é necessário fazer um procedimento para contornar um erro do Yum referente a interpretação dos arquivos de configuração. Basicamente o que vamos fazer é criar um único arquivo de configuração onde incluiremos o conteúdo dos arquivos /etc/yum.conf e /etc/yum.repos.d/*.repo, substituindo todas as ocorrências de $releasever e $basearch pela versão do Fedora e a arquitetura (no meu caso, 8 e i386, respectivamente).
# cat /etc/yum.{conf,repos.d/*.repo} |
sed 's/$releasever/8/;s/$basearch/i386/' > yum.conf
Se você quiser acelerar ainda mais o processo, copie o cache do Yum para o diretório temporário:
# mkdir -p temp/var/cache
# cp -a /var/cache/yum tmp/var/cache
Agora você precisa usar o yum com as opções -c $PWD/yum.conf --installroot=$PWD/temp --downloadonly --downloaddir=$PWD/RPMS (substitua $PWD pelo valor exibido pelo comando pwd. Não use caminhos relativos pois não funcionará, você precisa especificar o caminho completo dos diretórios). Para não precisar digitar esses parâmetros toda vez que for executar o yum crie um apelido (alias) chamado yummedia:
# alias yummedia="yum -c yum.conf --installroot=$PWD/temp --downloadonly
--downloaddir=$PWD/RPMS"
Agora, basta você utilizar o novo comando yummedia para baixar os pacotes dos programas que você vai querer instalar em outro computador. Por exemplo, para baixar o K3b e todas as suas dependências:
# yummedia install k3b
As dependências serão resolvidas e os pacotes serão baixados e armazenados no diretório RPMS. Faça isso até que todos os pacotes de todos os programas que você deseja utilizar tenham sido baixados e, então, acesse o diretório RPMS e execute o comando createrepo:
# cd RPMS/
# createrepo .
Isso vai criar a estrutura necessária para gravar uma mídia que possa ser usada como repositório do Yum. Tudo o que você tem que fazer agora é gravar o conteúdo do diretório RPMS em um CD, DVD ou qualquer outra mídia com capacidade suficiente para armazenar todos os pacotes.
Nota: antes de executar o comando createrepo você pode colocar dentro do diretório RPMS quaisquer pacotes extras que desejar. Assim você poderá instalar programas como Skype, BrOffice.org e outros utilizando o Yum, através da mídia personalizada que você preparou.
[1] Comentário enviado por kalib em 02/01/2008 - 18:23h
Show de bola a sua dica amigo...
Pode ajudar muita gente a quebrar um galho...ainda não passei por esse tipo de situação..mas..é isso aí...Linux tem solução para tudo. ;]
abraço e obrigado pela contribuição feita para com a comunidade! ;]
[2] Comentário enviado por maran em 02/01/2008 - 18:53h
Show de bola meu velho, a um tempo atras dei uma olhada em seus artigos, e nem tem o que dizer ne... sempre com soluções rápidas e praticas... é isso ae...
[3] Comentário enviado por eldermarco em 04/01/2008 - 15:55h
Pois é... meu caso é desses! Eu tenho o Fedora 7 no meu PC e ando sem net. Queria instalar programas nele, mas a coisa complica quando tenho de resolver um zilhão de dependências "no braço". O PC que eu poderia baixar seria um com o Windows ou com o Linux (Debian) da minha faculdade. Existe alguma forma de fazer o Yum gerar um script que faça o serviço de baixar esses pacotes em outro PC?Por exemplo, seu eu usasse o comando
#yum install mplayer
ou coisa parecida, o Yum iria gerar um script .sh que, quando executado em outra máquina, permitiria baixar o mplayer e suas dependências..
Só que eu também preciso usar um
# yum update
Como eu faria para atualizar os repositórios?
Você conhece alguma solução do tipo? Vi aqui na comunidade que no Ubuntu isso é possível... agradeceria se pudesse ajudar
[4] Comentário enviado por Freeeman em 05/01/2008 - 11:37h
Esse artigo deu uma força.
O comunidade local do Fedora no Amazonas vai lançar um projeto que chama "Repositórios na palma da sua mão".
Ele consiste em fazer isso, o modo do qual eu estava fazendo era bastante alternativo.