Nesse artigo mostrarei como obter e instalar o OpenSuSE Linux 11, para usuários que estão conhecendo agora o Linux ou que estão querendo migrar para este SO. Mostrarei de forma clara e simples que até mesmo quem nunca formatou um PC poderá instalar o Linux sem problemas.
Você pode escolher o ambiente de trabalho nessa parte. O ambiente de trabalho seria mais ou menos o Explorer do Windows, mas no Linux você tem várias opções. Não abordarei cada interface, pois em uma pesquisa rápida aqui no VOL mesmo você pode achar várias coisas. O que posso dizer é que o Gnome é mais leve, o KDE é um pouco mais pesado, grosseiramente falando.
Optei pelo KDE 4 por ser "lançamento", digamos assim.
Chegamos ao particionamento do Disco. Achei super interessante que o openSUSE já mostra um exemplo de particionamento, com uma partição swap (semelhante a memória virtual do Windows), e a partição Home (as "coisas" do usuário) separada do sistema.
Como na minha máquina virtual coloquei apenas 256MB de RAM, ele automaticamente criou uma partição de 502MB de SWAP, sendo que o meu "HD Virtual" possui apenas 8 GB, ele separou 5GB para o sistema e 2,5GB para o Documentos de usuário. Caso você queira editar, criando mais partições, clique nas opções abaixo. Recomendo deixar a configuração padrão.
Crie o seu usuário. Não recomendo deixar marcada a opção de usar a mesma senha para o administrador do sistema (root), por questões de segurança.
Se você optou por utilizar uma senha diferente para o administrador, ele pedirá agora. Essa senha é muito importante, pois é a senha do root, o "super usuário" do Linux. É o root que tem acesso total ao sistema e diz o que pode ou não ser feito.
Agora ele mostra um resumo do que foi feito até agora. Caso queira mudar alguma coisa, clique em ALTERAR. Caso esteja tudo correto, clique em INSTALAR.
Primeiro ele formatará e depois instalará o sistema. Isso pode demorar um pouco. :)
Quando a instalação acabar, coloque seu usuário e senha para entrar no sistema.
[2] Comentário enviado por Zuckerman em 05/09/2008 - 15:58h
Muito interessante para o usuário iniciante, mas a meu ver faltou explicar como o usuário iniciante deve proceder para efetuar boot via CD/DVD, através das opções de Setup. Pois nem sempre isso é tão óbvio para todos.
Abs
[3] Comentário enviado por eduardo em 05/09/2008 - 16:05h
Pois é, também pensei em fazer isso, mas eu levei em conta o usuário iniciante mesmo, tipo aquele que compra pc popular (como os da positivo, nova, por exemplo) em lojas de departamento. Esses PCs vem com a BIOS bloqueada e configuradas por padrão o Boot no DVD. Eu sei disso porque já formatei um PC da positivo e um da Nova para amigos.
Quem sabe em um próximo artigo eu ensine a mecher na BIOS :)
[8] Comentário enviado por jorgealencar em 06/09/2008 - 16:36h
bom artigo, sou usuario iniciante no linux, to usando o ubuntu. Vou baixar .iso do opensuse parece ser bom. Vo baixar várias distribuições para ver qual eu mais gosto. To gostando muito do linux. Já baixei Fedora 9.
vlw
[12] Comentário enviado por cid vicius em 08/09/2008 - 12:00h
parabens pela materia,eu bx o open suse tbem pretendu instalar e procuro saber mais sobre ele,pretendu colocar em dual boot c/window xp - pq utilizo para trabalho + confesso tive uma certa dificuldade...mas tentatrei de novo..abs
[16] Comentário enviado por pabloguarani em 22/12/2008 - 00:16h
Eu quero diser que acho bem importante ajudar os iniciantes.
Mas como na maioria dos novos usuarios, vão tentar dual boot, de linux e windons.
então sugiro tutor dual boot para o opensuse!!!!
[17] Comentário enviado por j.c.o.s em 22/04/2009 - 20:45h
ola boa noite acabei de baixar o cd 32 bit do opensuse 11 kde 4
mas essa opção de instalar não tem.
sera que ele não é conpativel com as minhas configuraçoes?
notebook presario hp c750
memoria ram 1giga
hd de 120 giga
placa de video de 256 mega.
e assim susessivamente.