Nesse artigo irei explicar e dar dicas para os usuários iniciantes e aqueles que sempre fazem suas perguntas e muitas vezes não recebem um retorno. Saibam que existem motivos para acontecer isso. Um deles é a falta de informação no corpo da mensagem. Darei dicas para que você consiga resolver mais facilmente seus problemas.
Olá amigos do VOL. Nesse artigo irei explicar e dar dicas para os usuários iniciantes e aqueles que sempre fazem suas perguntas e muitas vezes não recebem um retorno. Saibam que existem motivos para acontecer isso. O principal de tudo, é claro, é sempre manter a educação e o bom senso.
Esse é o meu primeiro artigo, então críticas (construtivas) serão bem-vindas.
Bom, então vamos ao que interessa.
As dicas
Listarei algumas dicas para você conseguir resolver os seus problemas o mais rápido possível.
1. Pesquise: Quando você estiver com alguma dúvida, antes de tudo, pesquise. Existem muitos artigos e até tópicos aqui no VOL que poderão responder as suas dúvidas. E se você não achar no VOL, existe o Google, ou qualquer outro site de busca da sua escolha. Não seja "preguiçoso", os linuxers que irão lhe ajudar percebem se você "tentou" pesquisar ou não.
2. Analise os logs: Muitas vezes os problemas podem ser resolvidos apenas olhando os relatórios de erros. Se você não souber interpretá-los, coloque na sua pergunta que alguém saberá interpretar e poderá ajudá-lo.
3. Seja educado: Sempre que você for fazer a sua pergunta seja o mais educado possível. As pessoas se sentem bem em ajudar pessoas educadas e você não gostaria que o tratassem mal na sua resposta, não é? É como quando você vai a uma loja comprar algo, é melhor ser atendido por alguém educado ou alguém grosso?
4. Cuidado com os erros de português: A forma como você escreve demonstra o tipo de pessoa que você é em frente a um computador. E isso serve para procurar empregos também. O que você acha que faz o dia inteiro uma pessoa que escreve "smpre axim na frnte dum pc"? Escrever corretamente, além de ajudar a compreenderem a sua pergunta (sem ter que pedir auxílio a um dicionário "internetês"), demonstra que você está sendo sério e precisa mesmo da ajuda. Se você precisar utilizar termos técnicos ou em outra língua, coloque-os entre aspas ou em letras maiúsculas.
5. Desligue o "Caps Lock": Escrever com todas as letras em maiúsculo representa que você está gritando. Acho que não se pede ajuda gritando, afinal, você não está morrendo.
6. Seja direto: Ao perguntar seja direto e específico. Não fique tentando explicar "a eu acho que pode ser isso, pode ser aquilo". Mais adiante falarei como montar sua pergunta para que todos possam ser beneficiados.
7. Lembre-se, ninguém sabe de tudo: Se você perguntar e não responderem na hora, tenha paciência. Muitas vezes quem pode lhe ajudar não está "online" ou a sua pergunta ainda não foi computada. O site do VOL costuma demorar um "pouquinho" para fazer a sua pergunta aparecer na janela inicial, então se ela não estiver lá, não se preocupe, atualize algumas vezes a página que ela irá aparecer.
8. Dê um OK: Quando você conseguir resolver o seu problema, edite o título da sua pergunta colocando no início ou no final um "OK" ou um "Resolvido". Assim saberão que você já resolveu seu problema e outros usuários poderão utilizar seu post caso possuem um problema parecido.
9. Não grite HEELLLLPPPP: Não coloque no assunto da sua pergunta "HELP", "ME AJUDEMMM" ou coisa parecida. Simplesmente coloque no assunto o assunto da sua pergunta.
10. Seja humilde: Nunca tenha vergonha de dizer "não sei". É normal existir usuários iniciantes no mundo Linux, então todos compreendem se você sabe menos que os outros.
11. Demonstre interesse: Mostre que você quer aprender. Isso deixa as pessoas mais dispostas na hora de ajudar.
[2] Comentário enviado por removido em 24/03/2008 - 19:05h
Só lembrando,
a comunidade linux tem a fama de ser muito unida,
isso as vezes parece uma faca de dois gumes
pois o usuário simplesmente chega e pergunta:
Alguém pode me dizer o que é root ???
sendo que se o mesmo tivesse escrito no google,
O que é root ?
ele saberia de forma fácil o que é .
também tem usuários que começaram ontem no linux,
mais para parecerem com "super users" querem migrar
para Slackware , Arch Linux , Gentoo e etc .....
Acontece que a cada passo dado é formulada uma pergunta,
pois o mesmo não sabe nada.
acaba que outros usuários acabam configurando o micro para eles
usarem.
E se não conseguem escrevem um monte de besteiras:
Essa distro é uma porcaria, essa instalação é para gênios !!!!
dizem eles.
Mais nem pesquisam para saber que a tal distro era voltada para
usuários finais.
Eu estava sendo meio ignorante as vezes por causa disso,
usuários que querem usar mais não querem aprender, querem que os outros façam por eles, o que o eles tem que fazer .
Por isso resolvi ajudar só quem quer aprender,
ou seja, quem pesquisou antes de pedir ajuda !!!!!!!
eu levei quase 3 anos usando o Ubuntu para poder migrar para
uma distro mais cascuda .
Justamente para aprender e pedir ajuda, só no verdadeiro problema !
Mais creio que seu artigo ira ajudar muitos, nota 10 para você ,
um abraço e continue contribuindo com a comunidade !!!
[3] Comentário enviado por removido em 24/03/2008 - 20:53h
Sim realmente, mas isso é pelo fato também de as pessoas que usam as distribuições bases como Slackware, Debian, Mandriva, Fedora entre outras não recomendarem as pessoas que estão iniciando no Linux a começar com uma distro fácil como o Ubuntu, Kurumin, Big Linux entre outras...
Já sugeri aqui no Viva o Linux um pequeno espaço ou link que quando a pessoa clicasse para ver qual distribuição se encaixa no seu perfil geraria um relatório com as distros que se apresentariam com bases as suas respostas dadas, e indicando os prós e contras de cada distribuição, porque não existe distribuição Linux perfeita e isso aqui todos hão de concordar...
Parabéns pelo artigo e Raphael, excelente comentário a respeito...
[6] Comentário enviado por eduardo em 25/03/2008 - 07:55h
Obrigado pelo comentário eu!noel e e você também Soyuz.
A respeito desse site Soyuz, eu havia publicado uma dica para as pessoas do VOL poderem escolher uma distro, contendo esse site.
Muito interessante por sinal.
[7] Comentário enviado por y2h4ck em 25/03/2008 - 09:58h
Realmente, achei muito válido este artigo, afinal, aprender a perguntar faz parte do processo de aprendizagem. Muitas vezes quando estou navegando pelo VOL, me deparo com alguma pergunta que acabo respondendo porque a pessoa a fez acabou fazendo-a de forma a não me permitir sair sem responde-lá.
Acho que deveriamos criar um artigo sobre "Aprenda como responder perguntas no VOL" ajudaria muita gente que eu vejo por ai também. Sinceramente não foram poucas as vezes que eu vi pessoas respondendo coisas nada haver com a pergunta, não sei se para angariar pontos no Portal ou Whatever, assim como perguntas respondidas com carater sarcástico.
Se você se acha tão melhor que a pessoa que lhe fez a pergunta ou acha que seu nível intelectual técnico é tão elevado assim, é so passar batido e procurar alguém à sua altura para responder uma pergunta bem "hacker" e pronto, deixe que pessoas bem intencionadas e que querem realmente ajudar respondam :)
Parabéns ao Autor e parabénas à comunidade VOL que em minha opnião é uma das mais participativas.
[9] Comentário enviado por removido em 25/03/2008 - 10:35h
Uma dica velha mas pode ser útil para alguém: Quando o problema for software, você pode iniciar o mesmo via console e ver as saídas de erro. Estas podem ser usadas como informação para resolver o seu problema.
Abraços.
[10] Comentário enviado por albertguedes em 25/03/2008 - 12:01h
Rapaiz, quase chorei agora.
Finalmente alguém falou desses benditos pedidos de ajuda que muitas vezes a gente nem sabe como responder de tão ruim o modo que é feito as questões.
Mas você devia ter pego mais no pé no tocante ao português, porque vô te contar, a coisa tá 'braba' !
Esses bloguês e orkutes misturados a um estrangeirsimo irracional, gerando neologismos pessoais que só o cara enetende tá dificultando ainda mais a comunicação entre nós.
A linguagem a ser usada entre os participantes deve ser o português padrão, que é padrão exatamente para TODOS se comunicarem iguamente.
E depois reclamam das aulas de português na escola.
Eu não respondo perguntas com português mal escrito nem a pau, e se tiver mais de 5 gírias então - melhor ir catar sapinho na lagoa.
[11] Comentário enviado por nicolo em 25/03/2008 - 13:34h
Talvez seja exagero exigir do pessoal do bloguês um português castiço e escorreito com frases concatenadas pela tal de lógica... meu professor de latim costumava dizer que o sujeito escreve o que tem na cabeça....
[12] Comentário enviado por albertguedes em 25/03/2008 - 13:37h
Não senhor, tem que exigir sim porque portugues se usa em tudo, não somente aqui.
E moleque você sabe que pega vício, já teve até em vestibular fulano escrevendo em blogues na prova.
Então devemos exigir sempre o que for melhor pra eles.
[13] Comentário enviado por eduardo em 25/03/2008 - 19:23h
Sobre o português eu acho que deve ser exigido o correto, mas nem tanto pela comunidade, e sim, porque depois que você vai procurar um emprego, fica muito mais difícil para essas pessoas que escrevem errado. Se eu fosse um patrão, jamais contrataria um funcionário que não apresentasse um bom português, afinal, quero que ele trabalhe e passe uma boa imagem da empresa, e não que ele fique no msn e orkut o dia inteiro ;)
[14] Comentário enviado por iguito em 25/03/2008 - 20:45h
Achei muito bom o artigo. Parabéns!
Penso que todos os usuários que vão pedir ajuda deveriam ler esse artigo, caso ainda não leram. Uso o Linux a aproximadamente um ano (comecei com o Fedora, hoje estou usando Slackware), mas sou novo aqui no VOL. Até agora, pedi ajuda uma única vez. Nesse "help", procurei escrever o português próximo do correto (dentro dos meus escassos conhecimentos de gramática), mas principalmente ser bem claro. Antes de pedir ajuda, procurei bastante no google.com/linux, mas não encontrei nada que me ajudasse a resolver os problemas. Postada a dúvida, não demorou muito para que alguém colocasse uma solução e meu problema fosse resolvido.
Quanto ao português, acho que não precisa ser 100% correto. Escrevendo de maneira clara, limpa (deixando o "internetês" para o orkut e msn) e explicando bem o que se passa, está ótimo.
[15] Comentário enviado por GuilhermeAugusto em 26/03/2008 - 11:00h
Excelente o artigo, de fato um guia de conduta quanto a pedidos de ajuda. Concordo com o eu!noel: a comunidade Unix é mesmo muito unida, mas tem gente que abusa, e isso realmente acaba cansando os usuários aptos a ajudarem.
Outras formas de pedir ajuda: http://linuxquestions.org; site/documentação da distribuição em questão; "man pages"; IRC (eu entro muito no #archlinux e #archlinux-br da FreeNode); listas de discussão. Eu acho que isso pode resolver qualquer problema. ;D
Ah, e uma correção:
"...e você seguir o primeiro exemplo podemos ter um debate sadio que pode nos trazer muitas idéias e opiniões, diferente do primeiro exemplo." (o primeiro é diferente do primeiro? Corrija aí, por favor).
[16] Comentário enviado por eduardo em 26/03/2008 - 11:07h
Pois é, um pequeno erro que pode ter dimensões catastróficas hehehe
A frase correta é: "Se você seguir o SEGUNDO exemplo podemos ter um debate sadio que pode nos trazer muitas idéias e opiniões, diferente do PRIMEIRO exemplo."
Bem observado. Espero que os admins deêm um jeito.
[18] Comentário enviado por pedrorissato em 27/03/2008 - 16:30h
Parabens pelo artigo, regras de boa conduta ajudam e muito em foruns,.... pra quem oferece ajuda e pra quem pergunta tambem.
Cansamos de ver tópicos como "SOCOOOOOORROOOO", "HELPPPPPPPPPPPPPPP", "Qual a melhor distro?!" :P hehehehhe....
Parabens mesmo, pra quem ta meio perdido sobre como pedir ajuda, ou até as vezes de perguntar em lugar errado... já da uma boa ensinada xD
obs.: respondi o questionário da pagina que o Soyuz postou,... soh de sacanagem,... caiu no Gentoo/Slackware hauiahahuhahuahahha. Born to be Slack mesmo, num tem jeito :P