Neste artigo não estarei falando apenas do sistema
Linux, mas sobre os sistemas operacionais em geral, suas características e tipos. Isso é algo muito importante, pois um profissional da área de sistemas, servidores, segurança etc deve conhecer um sistema operacional muito bem. E nada melhor do que começar com começo.
Nada mais justo do que começar esclarecendo: o que é um sistema operacional?
O sistema operacional basicamente é um software bastante próximo ao hardware, com um conjunto de funções e instruções, e nos permite pelo menos 2 (dois) modos de operação, que são:
O sistema operacional oferece uma interface entre o computador e o usuário, permitindo assim uma maior interatividade.
Podemos dizer basicamente que sua estrutura é:
- Aplicações
- Compiladores & editores
- Interpretador de comandos
- Linguagem de máquina
- Micro programa
- Hardware
Agora, um pouco da história, segundo o Wikipédia:
Na primeira geração (aproximadamente 1945-1955), os computadores eram tão grandes que ocupavam salas imensas. Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves , fios e luzes de aviso. Nomes como Howard Aiken (Harvard), John von Neumann (Instituto de Estudos Avançados de Princeton), John Adam Presper Eckert Jr e William Mauchley (Universidade da Pennsylvania) e Konrad Zuse (Alemanha) formaram, com suas contribuições, a base humana para o sucesso na construção dos computadores primitivos.
Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistemas em lote (batch systems), que permitiram melhor uso dos recursos computacionais. A base do sistema operacional era um programa monitor, usado para enfileirar tarefas (jobs). O usuário foi afastado do computador; cada programa era escrito em cartões perfurados, que por sua vez eram carregados, juntamente com o respectivo compilador (normalmente Fortran ou Cobol), por um operador, que por sua vez usava uma linguagem de controle chamada JCL (job control language).
Fonte da história:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo
Os tipos de sistemas operacionais e suas características
Vamos agora falar sobre os tipos de sistemas operacionais e suas características respectivamente...
Podemos basicamente dizer que existem 3 (três) tipos de sistemas operacionais. São eles:
- Time-sharing
- Real-time
- Batch
Vamos agora falar um pouco sobre cada um deles.
Time-sharing - O sistema operacional interativo, time sharing, é totalmente ao contrário do sistema batch, onde os longos tempo de resposta são realmente um ponto negativo em desempenho, desenvolvimento e criatividade em tais sistemas. Já no Time-Sharing, é diferente, pois ele interage com o usuário, isso a custo de tempos de processamento mais longos.
PS: Só para esclarecer, Linux e Windows são sistemas time-sharing.
Caso se interessem pelo assunto, dêem uma olhada em:
Real-time - O sistema operacional de tempo real, real-time, tem suas aplicações tipicamente em controle de processos industriais, e precisam de um relógio de tempo real e uma capacidade para converter D/A e A/D, e suas exigências quanto ao tempo de resposta são o que nos podemos chamar de 'rígidas".
Os mecanismos de interrupções de tais sistemas são bastante eficientes, pois podemos dizer que uma rotina de tratamento de interrupção pode ser bloqueada para dar sua vez a outra mais importante.
Caso queiram saber mais:
Batch - Os sistemas operacionais em lote, batch, são super antigos, coisa dos anos 50, tempos dos pré-históricos cartões perfurados. Sua principal característica (boa ou não) é a falta de interação com o usuário (diferente do time-sharing, como eu havia dito), onde as tarefas são executadas em fila, depois são executadas uma a uma. Imaginem que beleza =), falando ironicamente, é claro.
Para quem quiser saber mais sobre essa belezinha:
Conclusão:
Meu objetivo neste artigo foi mostrar a vocês que há algo por traz de Linux, Unix, Windows etc. E é algo que um profissional deve saber, que é o sistema operacional, creio que em quase todas as áreas da informática seja necessário saber, nem que foi um pouco sobre sistemas operacionais.
Espero que tenha ficado claro, qualquer dúvida, poste nos comentários.
att André S. Rosa Junior
www.juniorlinux.com.br