IpCop - Um firewall personalizado

Neste post vamos descrever a instalação de um firewall chamado IpCop, podemos dizer que o mesmo funciona como uma distribuição Linux, porém com ferramentas voltadas para administrar uma rede, como por exemplo Iptables, Squid, SSH.

[ Hits: 92.926 ]

Por: Lucas de Souza Rodrigues em 22/11/2010


Configuração da rede



12) Na próxima etapa é feita a configuração da primeira área de acesso GREEN - VERDE, e configurado a primeira placa de rede, assim que o driver da placa for instalado corretamente. Para que isto aconteça, selecione a opção "TESTE" para que o IpCop configure a primeira placa de rede.

Existe a possibilidade de haver mais de 2 placas com área de acesso GREEN, no entanto é necessário a configuração das 2 placas, para tal modo selecione a opção "SELECIONE". Como em nosso exemplo vamos utilizar apenas 1 placa para área GREEN, selecionamos a opção "TESTE".
13) Assim que o IpCop detectar sua placa de rede, uma tela será exibida apresentando os dados da placa. Caso esteja tudo OK, confirme com a tecla [ENTER].
14) Logo após confirmar os dados, edite as configurações da placa de rede GREEN. Nesta etapa vale lembrar que a configuração desta placa de rede é local, ou seja, onde as máquinas e dispositivos desta área vão poder comunicar entre si. Procure adotar um range de IPs diferente do range de IP configurado em seu roteador/modem, com isso você consegue manipular as camadas/classes de IPs somente via firewall ou roteadores, evitando colisões de IPs, acesso entre áreas diferentes e controle mais eficaz.
15) Feita a configuração acima o IpCop reporta uma mensagem de sucesso pela instalação, portando nosso serviço não acaba por aqui, é necessário configurar a rede RED e fazer algumas alterações necessárias.

Definição de layout de teclado e fuso horário

16) A seguir faça o mapeamento do teclado, para teclados com layout em português/Brasil, escolha a opção BR-ABNT ou BR-ABNT2.
17) Ajuste agora a opção de fuso horário. Caso futuramente você queira fazer manipulação de acesso via horários pré-determinados, é interessante configurar o fuso horário corretamente para o região em que você se encontra do Brasil ou em seu país de origem. Neste exemplo vou configurar meu fuso horário como CET.

Definição de nome usuário e domínio

18) Próximo passo é descrever o nome do usuário que vai utilizar o sistema, por padrão deixe como segue, "IPCOP".
19) A seguir descreva o nome do domínio para acessos futuros, por padrão deixe como segue (LOCALDOMAIN), ou se preferir utilize um prefixo da empresa ou sigla de fácil acesso.
20) A etapa a seguir requer a configuração da RDIS (Rede Digital Integrada de Serviços) para conexões dedicadas com padrões (ISDN). Como neste exemplo não vamos utilizar esse padrão, selecione a opção "DESATIVAR RDIS".

Para maiores informações sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/RDIS
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Definição de cores - IpCop
   2. Instalação IpCop 1.4.20
   3. Configuração da rede
   4. Configuração da rede RED
   5. Finalizando a instalação
   6. Ajuste fino
   7. Configurando o DHCP básico
   8. Addons
Outros artigos deste autor

Cloud Computing, vantagens e dúvidas sobre esta tecnologia!

Openfire em Ação nos meios Corporativos

Máquinas virtuais - Qual a melhor ferramenta?

JASmine - Gerenciamento e controle de impressões

Addon URL Filter - Filtrando URLs no seu firewall

Leitura recomendada

Implementando prioridade nos serviços com TOS no Iptables

Análise da distribuição Mandrake Security

Slackware 11 + kernel-2.6.18 + Layer7 + iptables

Instalando um firewall mínimo em Debian

Roteamento de entrada/saída com iproute e iptables

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts