O Kdrive, ou tinyX como era chamado, é um ambiente gráfico X com tamanho reduzido, criado como prova de conceito, para ser usado em sistemas com pouca memória disponível, como handhelds e PDA's. Mas nada impede que o usemos em computadores.
O Kdrive, ou tinyX como era chamado, é um ambiente gráfico X
com tamanho reduzido, foi criado para ser usado em sistemas com pouca memória disponível, como handhelds, PDA's e computadores.
Existem alguns poréns, não possui um sistema de módulos, assim deve ser compilado de acordo com a placa de vídeo ou usar um driver genérico como o vesa ou o framebuffer do kernel, que torna a visualização de janelas um pouco mais lenta.
Também necessita de privilégios de root para rodar, o que é um risco de segurança, por isso não deve ser usado em sistemas expostos, como servidores.
[1] Comentário enviado por franklinbr em 17/04/2005 - 13:07h
Ta ae um tutorial realmente singular !!!
Acredito que a maioria como eu não saia da existência de um servidor "gráfico para testes". Como você relatou, foi o Kdrive que foram testados o composite, novos recursos visuais do Xorg.
Eu como todo bom curioso que sou, ja fui logo tentandoa compilar atraves do script, mas no Xdamage ele da um erro que numa avaliação rapida se deve a outras compilacoes das pastas anteriores que acredito nao foram bem sucedidas. Não tenho certeza, mas acho que tambem da pra ativar o xompmgr e o transset no kdrive. Mas enfim, vou tentar hoje (domingo) com mais calma e ver se consigo, no mais parabens pelo tutorial Marcel Maximo.
[2] Comentário enviado por jorg3 em 19/04/2005 - 01:00h
Ainda vou testar esse xserver, mais foi muito interessante esse artigo, abrindo a oportunidade de nós tb contribuirmos com o projeto xorg de forma mais fácil além de nos dar a chance de brincar com Xserver sem medo.
Parabéns por esse artigo.
[4] Comentário enviado por strungle em 21/04/2005 - 05:24h
Parabéns! Belo artigo!
Eu to afim de testar ele num laptop 486 que eu tenho em casa com slackware basicao.
Eu nao sabia que o TinyX tinha virado o Kdrive, valeu pela dica!
Abraços!