Versão mais recente do aptosid, 2011-02 codinome imera, liberada com kernel 2.6.39, porém facilmente atualizável para a novíssima versão 3.0-0, bastando para tal seguir as detalhadas indicações do Manual do aptosid.
Após aproximadamente dois meses de uso quando foi iniciada a preparação desta matéria, ainda não ocorreu nenhum sinal de instabilidade e não ocorreram travamentos ou congelamentos no aptosid com a novíssima versão 3.0 do kernel.
A performance também tem mostrado estar ótima, sem apresentar nenhuma degradação em relação às versões anteriores ou mesmo com o desempenho mostrado por outras distribuições instaladas neste mesmo equipamento.
Talvez entre todos os aspectos analisados, o mais importante e surpreendente pelo menos para o autor deste tópico, tem sido a superior capacidade de detecção e ativação de hardware graças à capacidade de suporte nativo desta versão de kernel, ainda mais ampla que as versões anteriores.
Sabemos que este historicamente tem sido um item critico, tanto durante o processo de instalação como manutenção e estabilidade em etapas posteriores, quando são recomendadas atualizações e melhoras (update e upgrade) da distribuição.
Com as atualizações recentes ficam demonstradas mais uma vez as características diferenciadas desta distro tipicamente "Rolling Release" e do excelente trabalho de adaptação, correção de bugs e estabilização realizado pela equipe de desenvolvimento do aptosid.
Isto não é algo apenas recente nem tampouco acidental, vindo como consequencia da longa experiencia adquirida pela equipe e seus principais mentores ao longo de vários anos, mesmo de antes do aptosid e sidux quando ainda atuavam nas equipes de desenvolvimento do Knoppix e Kanotics.
[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 22/09/2011 - 23:23h
Izaias,
Obrigado pelo comentário e incentivo. Já fazia mais de um ano e meio que havia publicado o artigo anterior. O objetivo sempre foi pelo menos tentar ser didático, principalmente porque o artigo é focado naqueles companheiros com pouco tempo de uso nesta distro. Nem sempre a gente consegue. Acho que desta vez, o Manual do aptosid, foi o grande responsável por isto e ajudou muito neste sentido e o melhor é que está disponível diretamente no forum do aptosid Brasil.
[3] Comentário enviado por pinduvoz em 25/09/2011 - 05:47h
Aptosid é mesmo muito bom. Sou fã dessa distro, mas atualmente ando acompanhando o Gnome de perto, tentando decidir se gosto das novidades (Unity e Gnome Shell).
E como gosto de viver perigosamente, uso o Ubuntu 10.10 no meu notebook como "distro de produção" desde o beta 1. Por conta disso, também uso o novo kernel 3.0 e dele não tenho do que reclamar.