Do livro impresso ao livro eletrônico: Modelos de suporte à escrita
Desde que o ser humano teve necessidade de registrar seus feitos e histórias, o mesmo passou a fazer uso de aparatos tecnológicos dos mais rudimentares aos mais sofisticados, para efetuar estas formalizações.
Na pré-história, estes registros eram feitos em desenhos, nas cavernas, povos cristãos utilizavam-se de tábuas de argila, madeira, pedra, etc [1]. Egípcios utilizavam-se do papiro, um material extraído da planta Cyperus Papyrus [2].
Um formato de suporte ao registro escrito utilizado amplamente na antiguidade ocidental, em especial na Idade Média, foi o Pergaminho [3], criado pelos Gregos e feito de pele de animais.
O pergaminho deu lugar, na atualidade, ao papel, inventado pelos Chineses [4] que, aliado ao invento do tipo móvel, Guttemberg, em um incremento ao processo de tipografia criado pelos Chineses [5], permitiu desenvolvimento à imprensa contemporânea.
Este modelo de suporte midiático ao registro escrito perdurou até o final do século XX, com o surgimento dos livros eletrônicos (ou digitais), também denominados e-book, na língua inglesa.
Os livros eletrônicos caracterizaram um novo suporte midiático ao modelo impresso, uma vez que permitiu-se agregar às características computacionais (virtualização, portabilidade, distribuição etc) ao conceito de livros [6].
No universo dos livres eletrônicos, diversos são os formatos disponíveis, que caracterizam-se por padrões que variam em função da instituição criadora, modelo de distribuição, acessibilidade, entre outros aspectos.
Destes formatos, o EPUB é um dos mais difundidos.
Padrão EPUB para livros eletrônicos
O padrão EPUB, criado pela International Digital Publishing Forum (CICOM), é a abreviação de Eletronic Publication (ou Publicação Eletrônica, em português).
Um dos motivos para sua difusão, é o fato de ser um padrão livre e aberto.
Os arquivos de livros eletrônicos, neste padrão, tem a extensão de arquivo .epub, e uma de suas grandes vantagens é a possibilidade de customização do texto ao dispositivo de leitura utilizado. [7]
[8] Comentário enviado por angeloo em 26/04/2015 - 11:35h
Tenho uma dica para todos vocês ai....essa publicação ai Lendo formatos EPUB no Kindle com o Calibre, excelente, mas eu prefiro fazer essa mesma coisa ai com o meu google drive, lá existe uma aplicação chamada de CloudConvert, funciona assim:
1 você envia o seu arquivo para o google drive.
2 com o arquivo no google drive você clica com o botão direito do mouse no arquivo.epub, e escolha a opção abrir com.
3 você vai ser redirecionado a uma pagina de conversão do google.
4 aí é só você escolher o formato PDF e aguardar que seu arquivo vai estar na mesma pasta convertido em PDF
MUITO FACIL