Este é um processo meio radical, mas é o que mais libera espaço. No
Ubuntu Linux, cada vez que você instala um programa, ele cria um cache para ser reinstalado depois. Com o tempo essa pasta (/var/cache/apt/archives/) fica gigante. Use o seguinte comando para apagar esse cache:
sudo apt-get clean
Mas lembre-se, depois disso você não poderá reinstalar os programas que você já baixou. Terá de baixar de novo.
Se quiser ser menos radical, use "autoclean" ao em vez de usar o "clean", isso só apagará os pacotes antigos.
Agora vem uma parte, digamos que meio boba, mas algumas pessoas não fazem.
Esvazie sua Lixeira. É. ISSO! Sim, é sério. Muitas pessoas se esquecem disso e nem limpam sua Lixeira. Digamos que eu nem preciso explicar. Dê um clique direito nela e clique em Esvaziar.
Outra coisa, também, é instalar o
localpurge...
Essa ferramenta, como seu nome diz, apaga os locales desnecessários, isto é, você não precisará ter um arquivo com o Wormux em Sueco. Nem o OpenOffice em chinês.
Ele removerá todas as línguas que você não precisa. Apenas:
sudo apt-get install localepurge
E então virão as configurações.
Mas agora. MUITO cuidado.
Você terá de marcar as linguagens que você PRECISA, por exemplo eu quero Português do Brasil, apenas marco: pt e pt_BR. E assim por diante. Também marque: en, en_US, porque se um programa não for em português vai sobrar em inglês.
Se você souber outras línguas, por exemplo, algumas pessoas preferem programas em espanhol do que em inglês. Se quiser também marque, por exemplo, espanhol é "es".
E então rode o comando:
sudo localepurge
Pronto. Você vai se livrar de todas as línguas desnecessárias. Certifique-se que o português está marcado, se não todos seus programas vão ficar em inglês ou outra língua.
Conclusão
Este artigo abordou vários métodos diferentes, como remoção de pacotes, limpeza no disco e várias outras coisas.
Talvez para algumas pessoas não tenha liberado muito espaço, mas para outras, como eu, o artigo foi de grande ajuda. Talvez possa ter liberado até uns 500mb.
Algumas técnicas nesse artigo precisarão de um determinado "cuidado" ou você pode simplesmente poderá estragar o seu sistema, perder seus locales e outras funções que algumas pessoas podem querer, como o APTonCD por exemplo.