Por padrão o NetBeans vem com o JRuby (que ainda vejo uma explicação palpável para este port existir, é como o Ruby.NERD da MAIKROÇOFIT), Ruby já é multiplataforma, então não vamos dar uma inventor de roda, ela é redonda e sempre será redonda... Logo... teremos que falar para nossa IDE: "Olha, larga a mão e pega meu Ruby nativo por favor!".
Clique em:
Tools -> Options -> Miscellaneous -> Ruby
No campo Ruby Interpreter aponte:
/usr/bin/ruby
Dê um OK. E reinicie a IDE (Eu sei que é chato, mas calma, é uma versão em desenvolvimento ainda...).
Muito bom! Agora temos nossa IDE Java com suporte a Ruby on Rails. Vamos brincar um pouquinho?
[3] Comentário enviado por removido em 22/08/2007 - 11:40h
Não aprendemos apenas como instalar ruby, java, e toda a "parafernalha" de programador... rsrsrs...
Aprendemos à como escrever um artigo de VERGONHA!!!
Acabou com a frase do programador vb... "Em casa funcionou"... este artigo funciona em qualquer lugar, eu qualquer distro...
Franklin Ronald é um dos que entenderam meu artigo "Linux for Human Beings?"
Parabéns Franklin, mais uma demonstração de sua genialidade imparcial...
Abraços...
[5] Comentário enviado por Ed_slacker em 23/08/2007 - 00:56h
O que mais gostei deste artigo foram duas coisas:
1) a didática dele está simplesmente perfeita;
2) não se prende aos "apt-get" da vida (que inclusive seu uso não é mais recomendado pela equipe do Debian), deixando os passos para aqueles que não usam Debian's based. Eu, por exemplo, uso Slackware (e quebrando a cabeça com o FreeBSD).
[6] Comentário enviado por removido em 23/08/2007 - 10:01h
Muito obrigado à todos!
fabio, muito obrigado pelo comentário e espaço cedido. Graças à atitudes suas e de mais várias pessoas que possuem mente aberta, estamos conseguindo aos poucos convencer que contribuir é muito mais importante que competir. Valeu mesmo!
alyssonmartins, Muito obrigado cara! Esse é o 2° artigo que escrevo... acho que se eu continuar nesse ritmo, as experiências serão cada vez melhores rsrsrs.
rodrigo.capelini, esse é meu truta de guerra. Cara, começamos essa "peleja" juntos, e cada vez mais o mundo da informática nos ensina a ser profissionais competentes fissurados por máquinas e humanos com sentimento de colaboração aguçado.
m1ss0, deixou outra dica bem legal, o Aptana com Rad Rails é uma ótima pedida também! Aí vai de gosto rsrsrs. Testei esta combinação e está muito ótima, na verdade mais estável que o NetBeans que como citei no artigo é Preview (nem Beta). A versão final e estável desse PARRUDO e IMPRESSIONANTE novo NetBeans sairá no dia 28 de Novembro deste ano, se não houver atrasos. O Roadmap se encontra em: www.netbeans.org/community/releases/roadmap.html
edi_oliver, muito obrigado pelos elogios. Uma coisa que devemos ter em mente é que: "Compatibilidade é importante". Já ví muitos profissionais que QUEREM compatibilidade e ficam raivozos quando algo não funciona... mas nunca fornece algo compatível! Interessante este conceito de pensar como o "cliente", olhar com a visão de quem "precisa". O motivo de eu usar Ubuntu não quer dizer que todas as pessoas usem. Bem... enquanto todos não elegem um binário de instalação padrão como o ".package", acho de vital importância o comprometimento de informação compatível e flexível.
Bem, abraço à todos e mais uma vez, muito obrigado!
[7] Comentário enviado por IcePeak em 27/08/2007 - 21:02h
1º coisa: Para o instalador funcionar, tive q desabilitar o Beryl (uso o Debian Etch r1) :)
2º coisa: Virei teu fâ! Artigo impecável, meus parabéns! Até hoje tava caçando como instalar o RoR no Debian e só penava, e eis aqui a solução! Sem palavras para descrever! Imparcialidade total, como já disse o amigo acima! continue assim!
3º coisa: Para os interessados de plantão, uma boa IDE é o RadRails, procurem! Baseado no Eclipse! Show de bola!