Esta é a primeira de uma série de artigos para iniciantes, abordando temas seqüenciais, ou seja, supondo um entendimento cada vez mais profundo sobre Linux. Este artigo contém explicações introdutórias sobre o kernel do Linux, o que é e como identificar suas diversas versões, além da "definição" do termo 'distribuição' e suas várias faces.
Você já deve ter encontrado diversas vezes a palavra kernel quando lê sobre Linux. O que vem a ser isso? O kernel é o núcleo do sistema operacional e dá aos softwares a capacidade de acessar o hardware.
Por isso o kernel do Linux é atualizado constantemente, acrescentando suporte a novas tecnologias. Usa módulos para adicionar suporte ou para melhorar no suporte a itens já existentes.
Os módulos são muito úteis, pois desobrigam o administrador da mudança do kernel inteiro, sendo necessário apenas a instalação do novo módulo. Mas às vezes você pode sentir a necessidade de recompilar o kernel inteiro, talvez para ganhar mais estabilidade, performance ou aumentar o suporte ao seu hardware como um todo. Por usar um sistema de numeração simples, os usuários do Linux podem identificar sua versão em uso.
Versões do kernel - Sistema de numeração
O sistema de numeração é bastante simples e você terá facilidade de aprendê-lo. Veja abaixo o significado de cada item:
Número principal: é o 'primeiro' número, o número mais à esquerda, indica as mudanças realmente principais no kernel.
Número secundário: é o número 'do meio', indica a estabilidade de um kernel particular. Números pares indicam uma versão estável e números ímpares indicam uma versão em desenvolvimento.
Número 'de revisão': é o 'último' número, indica a versão.
Por exemplo, o kernel 2.6.2 é a segunda versão do kernel 2.6.0.
A numeração da versão do kernel é bastante usada, porém você não precisa lembrar de cada detalhe exposto. Mas certamente é útil entender o número de revisão e a necessidade de possíveis atualizações.
[1] Comentário enviado por pablover em 13/06/2007 - 08:19h
Desculpe a pergunta, mas depois que o desenvolvimento do Kernel passou a utilizar o GIT como controlador de versões, esta nomenclatura de numeração não foi abandonada?
[6] Comentário enviado por juliaojunior em 13/06/2007 - 15:15h
Primeiro: eu busquei as informações em manuais e livros impressos. Portanto, quanto às correções, peço que indiquem onde encontrar a informação correta. Por exemplo, se a numeração não é mais assim, onde encontrar a informação correta?
Segundo: coloquei as principais distribuições, das quais a maioria das outras derivam. Portanto, não discriminei ninguém. Claro que existem distros brasileiras ótimas, como Kurumin. Mas o Kurumin é derivado do Debian, e o Debian tá lá na minha lista.
Por tudo, valeu pelas observações.
VIVA O LINUX !!
[8] Comentário enviado por myke28 em 14/06/2009 - 14:09h
Boa tarde a todos os membros deste site, bem, como todo usuário iniciante deste sistema operacional, já vi e ouvi diversas informacões a respeito do sistema operacional em debate, porém, sou adepto a inovacões e gostaria de entender e continuar a usufruir deste sistema, não sou nenhum expert em máquinas e computadores, primeiramente gostaria de saber como vejo minha configuracão e pedir a todos que estão presentes neste site com propósito de ajudar, que me orientem a como saber primeiramente sobre minha máquina, para depois entender o Linux.
Acabei de adquirir um computador AMD Phenon X4 com sistema operacional Linux, gostaria de saber qual é o Linux que minha máquina usa, (na área de trabalho existe um nome tipo KeeP, não sei se ajuda), quais os softwares que posso utilizar e se posso utilizar programas tipo, AVG, Clone DVD, E-MULE, etc. de ante mão, sei que nenhum outro programa do sistema ruindows, eu posso utilizar em minha máquina, gostaria que me ajudassem a entender minha máquina e a comecar a engatinhar nosse mundo interessante pelo qual os srs. fazem parte, grato pela ajuda de todos, Myke Souza e viva o LINUX!
[9] Comentário enviado por eltonene2008 em 26/09/2009 - 13:19h
ola amigos gostaria d saber mais sobre linux momentuns 5.0, adqri um pc e é linux mas to apanhando muito ainda o vivao tem me ajudo mas ta dificil.obrigo nene.....
[17] Comentário enviado por ensabr em 10/12/2018 - 02:25h
Olá, Cicero Juliao da Silva Junior, estou iniciando a minha leitura e estou gostando! Infelizmente não consegui localizar vocẽ no facebook pelo seu nome completo para lhe agradecer e homenagear! E fiquei curioso com um detalhe:
Se a pessoa estiver usando um computador antigo, este não irá aceitar e trabalhar melhor com um programa antigo? É claro que este irá perder algumas funções, mas o básico poderá usar! É como se a pessoa não atualizasse o computador. Vocẽ concorda? Desde já sou grato!
[19] Comentário enviado por ensabr em 10/12/2018 - 02:32h
Olá, Cicero Juliao da Silva Junior, sobre as distribuições estou usando o Linux Mate, tanto o Ubuntu como o Debian e notei que um funciona melhor que o outro em certos equipamentos antigos. na verdade o Debian ao meu ver reconhece quase todos e o Ubuntu entretanto é o que tem um melhor desempenho. Será que é por que este tem mais pessoas envolvidas corrigindo os problemas?
[20] Comentário enviado por ensabr em 10/12/2018 - 02:38h
Olá, Cicero Juliao da Silva Junior, refente aos pacotes ... entendi o que são mas não entendi como obter e depois como abrir. Lamento. Será que são aqueles que podemos obetr pela tal tela do TERMINAL em ferramentas do sistema ou pelo programa Gerenciador de pacotes synaptic, do ítem Administração da coluna Sistema? Desde já sou lhe grato!