A idéia é boa, sobretudo porque Softwares Educacionais ainda são um nicho de mercado pouco explorado. Mas desenvolvimento, seja para licenças comerciais ou Livres, gera custos e cria uma contradição à idéia central do seu artigo: software livre também não é barato.
Naturalmente o custo a que me refiro é o daquele material desenvolvido para fins específicos ou para determinadas instituições, bem como a personalização de algum software pré-existente.
E tenho como base os serviços prestados por profissionais da área, principalmente os cursos oferecidos no mercado: tudo é muito caro. O pouco que aprendi sobre Linux foi nos fóruns e na Web. Exceção foram dois livros. Se tivesse que pagar cursos como fiz pra aprender Windows, não daria conta.
Outra coisa que lamento no seu artigo, é a pouca profundidade da sua pesquisa. O único software mencionado foi o Gcompris. Mas como poderá ver abaixo, existem outros . Estava preparando uma "dica" sobre isso, mas acho que o momento é mais oportuno.
Assim, peço que aceite essa minha contribuição ao assunto.
[]s!
Wesley Caiapó
__________________________________________________
First Math
(http://www.linuxforkids.com/edu_math.html) > O First Math é um jogo bem simples, o mais simples de todos. Sua interface é pobre, sem nenhuma imagem, apenas botões. Assim como no Math Literature, o objetivo também é resolver operações matemáticas. Só que aqui, o programa lhe oferece três opções de resposta, e você deve escolher entre uma delas.
First Math O First Math não tem nenhum objetivo. Objetivo no sentido de zerar o jogo, pois não possui níveis nem pontuação. O objetivo real é ensinar Matemática às crianças e iniciá-las com operações matemáticas.
Com uma interface sem recursos gráficos, o First Math é indicado para as crianças por ser o mais fácil, já que não é muito atraente, e por ser de respostas de múltipla escolha, ajudando a garotada na hora de decidir!
Math Literature (http://home.nyc.rr.com/teachertools/mathliterature.html) > De todos os jogos, o Math Literature é o que possui a interface mais bem trabalhada e atraente, apesar de não ser feito nas cores que uma criança gostaria. O objetivo do jogo é resolver as operações matemáticas apresentadas. Para cada operaçao resolvida você recebe um ponto, e com um certo número de pontos passa de nível.
São, ao todo, 7 níveis:
1. adição
2. subtração
3. multiplicação
4. divisão
5. subtração II
6. divisão II
7. randômico
Obivamente, a dificuldade vai aumentando a medida em que você vai passando de nível.
No geral, o Math Literature é um jogo simples e, como dito antes, atraente. Ideal para as crianças;
TuxType (http://www.geekcomix.com/dm/tuxtype/) > O Tuxtype é um jogo que ensina as letras do alfabeto e palavras em iglês de forma muito divertida. Sua interface é extremamente colorida e chamativa e a criança joga com um pinguim bonitinho, o que já aumenta a diversão.
O objetivo do jogo é ir comendo os peixes, que representam letras, antes que eles caiam no chão. Para comer um peixe, basta pressionar a letra que ele representa. A medida que você vai comendo peixes, você vai acumulando pontos e consequentemente passando de fase, com a dificuldade aumentando;
Tuxtype é o mais atraente jogo educativo. Seu visual é impressionante, o que chamará logo de cara a criança. Além disso, possui som e algumas animações legais, como quando o peixe está muito longe e o Tux precisa correr para pegá-lo;
Gtrans (http://gtans.sourceforge.net/) > O gTans é baseado no jogo chinês Tangram, onde o objetivo é unir 7 formas geométricas de forma que elas montem uma outra forma pré-estabelecida por linhas. Todas as peças precisam ser usadas. Você pode trocar as posições, girá-las, do jeito que for preciso. As peças sempre são: 5 triângulos, um quadrado e um paralelogramo.
As crianças podem achar esse jogo um pouco difícil, e ele realmente é. Pra ser sincero me diverti jogando ele! Porém, ele é ótimo para estimular a capacidade de raciocínio, e, com a ajuda das linhas (outlines), ele nem é tão difícil assim.
A interface pode ser toda personalizada: é possível alterar a cor de fundo, cor das peças etc. A medida que você vai completando uma figura você recebe uma outra, e a dificuldade vai aumentando. Instale agora mesmo este jogo, para seu filho, ou para você! A diversão é garantida.
Fonte:
http://olinux.uol.com.br/artigos/334/1.html