Olá a todos!
Sem pretender escrever alguma coisa muito aprofundada sobre o
Linux, resolvi escrever algumas pequenas linhas sobre ele, que é um sistema operacional concorrente dos Windows, totalmente gratuito e que realiza (quase!!!) todas as funções possíveis no seu concorrente billgâtico (relativo ao Bill Gates, rsrs).
Eu tomei contato com o Linux por volta de 1996, e ele já tinha um certo desenvolvimento, mas ainda não era como hoje, com muita coisa - mesmo - igual ao Windows.
Sempre fui meio nerd e isso me ajudou a gostar do Linux, já que o Windows tinha praticamente abolido os comandos na telinha preta com o cursor piscante. E o Linux trouxe isso de volta pra mim...
No entanto, quando eu cansava de "nerdizar", eu desencanava e voltava ao Windows como um verdadeiro filho pródigo. Enfim, não pretendo, hoje, neste texto, ensinar o pessoal que vier ler e que entende muito de "computadores" o que é o Linux e como ele funciona etc, mas, hoje, ele está muito melhor.
São várias as versões disponíveis do mesmo sistema operacional, chamadas distribuições, e, na minha humilde opinião, a distribuição chamada Ubuntu, que se encontra na versão 10.10, é a mais automática, mais prática, mais "Windows like" que existe. Neste completo Sistema Operacional temos de tudo: editores de texto, imagens, "PhotoShop", msn, skype, firefox etc, neste quesito – de "uso comum" de um computador - eu posso dizer, daí digo com todas as letras, o Linux tem TUDO igual (ou que é extremamente parelho).
No quesito "jogos" dá um certo trabalho, mas hoje, muuuuuito menos do que no passado, é possível jogar muitos (eu não arriscaria dizer todos) dos jogos "da moda"!
Terrivelmente triste é a realidade que me faz lamentar a impossibilidade de rodar o Microsoft Flight Simulator (qualquer das melhores e últimas versões) no Linux, o que me impede de abandonar a Windows family num futuro tão próximo (a não ser que descubram como rodar o FS no Linux e divulguem amplamente).
Só por comentar, se tiver alguém aqui que saiba que existe o FlightGear, que não me venha com comparações, por gentileza... ;-/
Parênteses fechado, há algumas dores de cabeça chatinhas no Linux, que dizem respeito à compatibilidade de alguns (diversos, muitos, váaarios) elementos de hardwares (placas de som, de vídeo, de captura de TV, scanners, impressoras, e que por isso, eu considero que irritam até as pedras, e que, por conseguinte, justificam o título do meu texto.
Afinal, admiro o Linux, profundamente, mas não a ponto de defendê-lo cegamente, como muitos fazem, e, principalmente, porque não vejo como abandonar o Windows, justamente por essas razões acima expostas.
É certo que a cada nova versão do Windows - estamos agora neste tal Windows 7, muita coisa fica sem suporte, tal como no Linux, mas é incomparavelmente mais rápido o surgimento de algum "fix" nele do que no Linux. Bem, não esqueçamos que eles praticamente aboliram a Gameport... que Deus a tenha!
Outro ponto a se anotar é a dificuldade para alguém configurar uma impressora/scanner no Linux. E isso, se for HP (a única que cria menos problemas)... dá uma dor de cabeça e eu nunca fui louco de garantir que em 100 vezes, 100 impressões seriam obtidas... Só faço uma ressalva porque eu nunca quis me matar para entender como se processa, de verdade, a impressão e o escaneamento do Linux. De repente, a coisa evoluiu... hehe... Na verdade estou brincando, nessa parte, pois dá, sim, para usar scanners e impressoras, desde que, não tão pré-históricos, bem como, nem tão moderníssimos...
Enfim, cheguei a conclusão de que, para um usuário comum, o Linux é absolutamente igual e tão funcional quanto o Windows para quem não quer ousar com aplicativos e hardware, e só precise de um computador que execute o básico (Office, internet e multimídia "simples").
Para os que, tal qual a minha pessoa, gostam de perder tempo (gostam e podem) compilando drivers, módulos, e o próprio kernel (coração de qualquer sistema operacional), o Linux é um oceano de possibilidades.
Em compensação, para quem não gosta, não tem tempo, ou simplesmente não quer ter esse tipo de dor de cabeça, Linux é sinônimo de Tsnami mental!
Por enquanto, é só... pessoal!
Não quero, com o texto acima, que ninguém se ofenda, hein? É só uma opinião que, mais ou menos nos termos acima, eu já havia coloca no meu
blog pessoal, e que usei para estrear aqui!
Um abraço a todos os que, como eu, seguem o @linux, dentro e fora do @Twitter, dentro e fora da Matrix, rsrs ;-)
Fernando Tietê da Silveira Fragoso.